Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar as práticas de letramentos acadêmicos em atividades de compreensão e de produção de resenhas acadêmicas, escritas por alunos/as iniciantes dos cursos de licenciatura plena em língua portuguesa e língua inglesa, química e física, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam, campus da Universidade Estadual do Ceará. Elegeu-se, para esta pesquisa, uma metodologia de pesquisa-ação, delineada pelo método quali-quantitativo a fim de avaliar as respostas a um questionário sobre o gênero resenha, respondido por esses graduandos. Baseamo-nos em pesquisas de Motta-Roth (1995; 1998; 2001; 2002), Araújo (1996) e Bezerra (2001), a respeito da organização da estrutura sociorretórica de resenhas e também nos postulados de Rey (1972), Medeiros (2000), Severino (1979; 2000), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), autores de Manuais de Metodologia Científica. Conseguiu-se, a partir das respostas dos/as referidos/as alunos/as da Fafidam, estabelecer: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas retóricas dessas modalidades de resenhas - crítica e descritiva, bem como enumerou-se nesta pesquisa as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, planejamento e organização desses gêneros acadêmicos em relação às orientações dos Manuais de Metodologia Científica. Conclui-se, portanto, que o corpus obtido é consistente, pois nos possibilitou a percepção das técnicas, métodos e procedimentos linguístico-textuais empregados/as pelos/as alunos/as para se produzir às modalidades de resenhas de maneira mais proficiente e recomendável pelos pares acadêmicos e as orientações de redação acadêmica. |
id |
UENP-2_770d3b440bc0106171408b39aaff2270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/159 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professoresGêneros AcadêmicosResenhaClassificaçõesEstrutura SociorretóricaAnálise de GênerosEste artigo objetiva analisar as práticas de letramentos acadêmicos em atividades de compreensão e de produção de resenhas acadêmicas, escritas por alunos/as iniciantes dos cursos de licenciatura plena em língua portuguesa e língua inglesa, química e física, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam, campus da Universidade Estadual do Ceará. Elegeu-se, para esta pesquisa, uma metodologia de pesquisa-ação, delineada pelo método quali-quantitativo a fim de avaliar as respostas a um questionário sobre o gênero resenha, respondido por esses graduandos. Baseamo-nos em pesquisas de Motta-Roth (1995; 1998; 2001; 2002), Araújo (1996) e Bezerra (2001), a respeito da organização da estrutura sociorretórica de resenhas e também nos postulados de Rey (1972), Medeiros (2000), Severino (1979; 2000), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), autores de Manuais de Metodologia Científica. Conseguiu-se, a partir das respostas dos/as referidos/as alunos/as da Fafidam, estabelecer: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas retóricas dessas modalidades de resenhas - crítica e descritiva, bem como enumerou-se nesta pesquisa as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, planejamento e organização desses gêneros acadêmicos em relação às orientações dos Manuais de Metodologia Científica. Conclui-se, portanto, que o corpus obtido é consistente, pois nos possibilitou a percepção das técnicas, métodos e procedimentos linguístico-textuais empregados/as pelos/as alunos/as para se produzir às modalidades de resenhas de maneira mais proficiente e recomendável pelos pares acadêmicos e as orientações de redação acadêmica.Claraboia2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 207-2232357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Paiva, Francisco JeimesMoraes Duarte, Antônio Lailton2022-08-12T17:36:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/159Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:07Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores |
title |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores |
spellingShingle |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes Gêneros Acadêmicos Resenha Classificações Estrutura Sociorretórica Análise de Gêneros |
title_short |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores |
title_full |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores |
title_fullStr |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores |
title_sort |
Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores |
author |
de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes |
author_facet |
de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes Moraes Duarte, Antônio Lailton |
author_role |
author |
author2 |
Moraes Duarte, Antônio Lailton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes Moraes Duarte, Antônio Lailton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros Acadêmicos Resenha Classificações Estrutura Sociorretórica Análise de Gêneros |
topic |
Gêneros Acadêmicos Resenha Classificações Estrutura Sociorretórica Análise de Gêneros |
description |
Este artigo objetiva analisar as práticas de letramentos acadêmicos em atividades de compreensão e de produção de resenhas acadêmicas, escritas por alunos/as iniciantes dos cursos de licenciatura plena em língua portuguesa e língua inglesa, química e física, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam, campus da Universidade Estadual do Ceará. Elegeu-se, para esta pesquisa, uma metodologia de pesquisa-ação, delineada pelo método quali-quantitativo a fim de avaliar as respostas a um questionário sobre o gênero resenha, respondido por esses graduandos. Baseamo-nos em pesquisas de Motta-Roth (1995; 1998; 2001; 2002), Araújo (1996) e Bezerra (2001), a respeito da organização da estrutura sociorretórica de resenhas e também nos postulados de Rey (1972), Medeiros (2000), Severino (1979; 2000), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), autores de Manuais de Metodologia Científica. Conseguiu-se, a partir das respostas dos/as referidos/as alunos/as da Fafidam, estabelecer: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas retóricas dessas modalidades de resenhas - crítica e descritiva, bem como enumerou-se nesta pesquisa as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, planejamento e organização desses gêneros acadêmicos em relação às orientações dos Manuais de Metodologia Científica. Conclui-se, portanto, que o corpus obtido é consistente, pois nos possibilitou a percepção das técnicas, métodos e procedimentos linguístico-textuais empregados/as pelos/as alunos/as para se produzir às modalidades de resenhas de maneira mais proficiente e recomendável pelos pares acadêmicos e as orientações de redação acadêmica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 207-223 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422350532608 |