Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moraes Duarte, Antônio Lailton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159
Resumo: Este artigo objetiva analisar as práticas de letramentos acadêmicos em atividades de compreensão e de produção de resenhas acadêmicas, escritas por alunos/as iniciantes dos cursos de licenciatura plena em língua portuguesa e língua inglesa, química e física, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam, campus da Universidade Estadual do Ceará. Elegeu-se, para esta pesquisa, uma metodologia de pesquisa-ação, delineada pelo método quali-quantitativo a fim de avaliar as respostas a um questionário sobre o gênero resenha, respondido por esses graduandos. Baseamo-nos em pesquisas de Motta-Roth (1995; 1998; 2001; 2002), Araújo (1996) e Bezerra (2001), a respeito da organização da estrutura sociorretórica de resenhas e também nos postulados de Rey (1972), Medeiros (2000), Severino (1979; 2000), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), autores de Manuais de Metodologia Científica. Conseguiu-se, a partir das respostas dos/as referidos/as alunos/as da Fafidam, estabelecer: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas retóricas dessas modalidades de resenhas - crítica e descritiva, bem como enumerou-se nesta pesquisa as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, planejamento e organização desses gêneros acadêmicos em relação às orientações dos Manuais de Metodologia Científica. Conclui-se, portanto, que o corpus obtido é consistente, pois nos possibilitou a percepção das técnicas, métodos e procedimentos linguístico-textuais empregados/as pelos/as alunos/as para se produzir às modalidades de resenhas de maneira mais proficiente e recomendável pelos pares acadêmicos e as orientações de redação acadêmica.
id UENP-2_770d3b440bc0106171408b39aaff2270
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/159
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professoresGêneros AcadêmicosResenhaClassificaçõesEstrutura SociorretóricaAnálise de GênerosEste artigo objetiva analisar as práticas de letramentos acadêmicos em atividades de compreensão e de produção de resenhas acadêmicas, escritas por alunos/as iniciantes dos cursos de licenciatura plena em língua portuguesa e língua inglesa, química e física, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam, campus da Universidade Estadual do Ceará. Elegeu-se, para esta pesquisa, uma metodologia de pesquisa-ação, delineada pelo método quali-quantitativo a fim de avaliar as respostas a um questionário sobre o gênero resenha, respondido por esses graduandos. Baseamo-nos em pesquisas de Motta-Roth (1995; 1998; 2001; 2002), Araújo (1996) e Bezerra (2001), a respeito da organização da estrutura sociorretórica de resenhas e também nos postulados de Rey (1972), Medeiros (2000), Severino (1979; 2000), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), autores de Manuais de Metodologia Científica. Conseguiu-se, a partir das respostas dos/as referidos/as alunos/as da Fafidam, estabelecer: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas retóricas dessas modalidades de resenhas - crítica e descritiva, bem como enumerou-se nesta pesquisa as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, planejamento e organização desses gêneros acadêmicos em relação às orientações dos Manuais de Metodologia Científica. Conclui-se, portanto, que o corpus obtido é consistente, pois nos possibilitou a percepção das técnicas, métodos e procedimentos linguístico-textuais empregados/as pelos/as alunos/as para se produzir às modalidades de resenhas de maneira mais proficiente e recomendável pelos pares acadêmicos e as orientações de redação acadêmica.Claraboia2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 207-2232357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Paiva, Francisco JeimesMoraes Duarte, Antônio Lailton2022-08-12T17:36:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/159Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:07Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
title Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
spellingShingle Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
Gêneros Acadêmicos
Resenha
Classificações
Estrutura Sociorretórica
Análise de Gêneros
title_short Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
title_full Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
title_fullStr Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
title_full_unstemmed Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
title_sort Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores
author de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
author_facet de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
Moraes Duarte, Antônio Lailton
author_role author
author2 Moraes Duarte, Antônio Lailton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
Moraes Duarte, Antônio Lailton
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros Acadêmicos
Resenha
Classificações
Estrutura Sociorretórica
Análise de Gêneros
topic Gêneros Acadêmicos
Resenha
Classificações
Estrutura Sociorretórica
Análise de Gêneros
description Este artigo objetiva analisar as práticas de letramentos acadêmicos em atividades de compreensão e de produção de resenhas acadêmicas, escritas por alunos/as iniciantes dos cursos de licenciatura plena em língua portuguesa e língua inglesa, química e física, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam, campus da Universidade Estadual do Ceará. Elegeu-se, para esta pesquisa, uma metodologia de pesquisa-ação, delineada pelo método quali-quantitativo a fim de avaliar as respostas a um questionário sobre o gênero resenha, respondido por esses graduandos. Baseamo-nos em pesquisas de Motta-Roth (1995; 1998; 2001; 2002), Araújo (1996) e Bezerra (2001), a respeito da organização da estrutura sociorretórica de resenhas e também nos postulados de Rey (1972), Medeiros (2000), Severino (1979; 2000), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), autores de Manuais de Metodologia Científica. Conseguiu-se, a partir das respostas dos/as referidos/as alunos/as da Fafidam, estabelecer: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas retóricas dessas modalidades de resenhas - crítica e descritiva, bem como enumerou-se nesta pesquisa as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, planejamento e organização desses gêneros acadêmicos em relação às orientações dos Manuais de Metodologia Científica. Conclui-se, portanto, que o corpus obtido é consistente, pois nos possibilitou a percepção das técnicas, métodos e procedimentos linguístico-textuais empregados/as pelos/as alunos/as para se produzir às modalidades de resenhas de maneira mais proficiente e recomendável pelos pares acadêmicos e as orientações de redação acadêmica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/159/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 207-223
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422350532608