Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os impactos causados à concepção de ensino de literatura de licenciandos em letras pelos modelos de ensino de literatura que compuseram seus percursos formativos na educação básica e no ensino superior. Para isso, foi desenvolvida sob o método de estudo de caso e com uso de entrevista como método de construção de dados. Foi possível constatar pela análise de dados que os entrevistados tiveram aulas de literatura na educação básica e na graduação pautadas pelo modelo historiográfico. Os dados demonstraram ainda que, apesar de criticar esse modelo, o curso de licenciatura em letras não só o adota, como também não proporciona momentos de reflexão crítica que propiciem ao licenciando embasamento para a adoção de outros modelos. Por fim, foi possível concluir que os entrevistados gostariam de adotar outro modelo de ensino em sua prática profissional. |
id |
UENP-2_9238418f990793b9d636e97d53aeec31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/251 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguasModelo de ensino de literatura. Abordagens de ensino. Formação de professores.Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os impactos causados à concepção de ensino de literatura de licenciandos em letras pelos modelos de ensino de literatura que compuseram seus percursos formativos na educação básica e no ensino superior. Para isso, foi desenvolvida sob o método de estudo de caso e com uso de entrevista como método de construção de dados. Foi possível constatar pela análise de dados que os entrevistados tiveram aulas de literatura na educação básica e na graduação pautadas pelo modelo historiográfico. Os dados demonstraram ainda que, apesar de criticar esse modelo, o curso de licenciatura em letras não só o adota, como também não proporciona momentos de reflexão crítica que propiciem ao licenciando embasamento para a adoção de outros modelos. Por fim, foi possível concluir que os entrevistados gostariam de adotar outro modelo de ensino em sua prática profissional.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoy, Andressa JoveGalizia, Fernando Stanzione2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/251Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas |
title |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas |
spellingShingle |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas Godoy, Andressa Jove Modelo de ensino de literatura. Abordagens de ensino. Formação de professores. |
title_short |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas |
title_full |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas |
title_fullStr |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas |
title_full_unstemmed |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas |
title_sort |
Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas |
author |
Godoy, Andressa Jove |
author_facet |
Godoy, Andressa Jove Galizia, Fernando Stanzione |
author_role |
author |
author2 |
Galizia, Fernando Stanzione |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Andressa Jove Galizia, Fernando Stanzione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de ensino de literatura. Abordagens de ensino. Formação de professores. |
topic |
Modelo de ensino de literatura. Abordagens de ensino. Formação de professores. |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os impactos causados à concepção de ensino de literatura de licenciandos em letras pelos modelos de ensino de literatura que compuseram seus percursos formativos na educação básica e no ensino superior. Para isso, foi desenvolvida sob o método de estudo de caso e com uso de entrevista como método de construção de dados. Foi possível constatar pela análise de dados que os entrevistados tiveram aulas de literatura na educação básica e na graduação pautadas pelo modelo historiográfico. Os dados demonstraram ainda que, apesar de criticar esse modelo, o curso de licenciatura em letras não só o adota, como também não proporciona momentos de reflexão crítica que propiciem ao licenciando embasamento para a adoção de outros modelos. Por fim, foi possível concluir que os entrevistados gostariam de adotar outro modelo de ensino em sua prática profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422713339904 |