Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Andressa Jove
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galizia, Fernando Stanzione
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os impactos causados à concepção de ensino de literatura de licenciandos em letras pelos modelos de ensino de literatura que compuseram seus percursos formativos na educação básica e no ensino superior. Para isso, foi desenvolvida sob o método de estudo de caso e com uso de entrevista como método de construção de dados. Foi possível constatar pela análise de dados que os entrevistados tiveram aulas de literatura na educação básica e na graduação pautadas pelo modelo historiográfico. Os dados demonstraram ainda que, apesar de criticar esse modelo, o curso de licenciatura em letras não só o adota, como também não proporciona momentos de reflexão crítica que propiciem ao licenciando embasamento para a adoção de outros modelos. Por fim, foi possível concluir que os entrevistados gostariam de adotar outro modelo de ensino em sua prática profissional.
id UENP-2_9238418f990793b9d636e97d53aeec31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/251
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguasModelo de ensino de literatura. Abordagens de ensino. Formação de professores.Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os impactos causados à concepção de ensino de literatura de licenciandos em letras pelos modelos de ensino de literatura que compuseram seus percursos formativos na educação básica e no ensino superior. Para isso, foi desenvolvida sob o método de estudo de caso e com uso de entrevista como método de construção de dados. Foi possível constatar pela análise de dados que os entrevistados tiveram aulas de literatura na educação básica e na graduação pautadas pelo modelo historiográfico. Os dados demonstraram ainda que, apesar de criticar esse modelo, o curso de licenciatura em letras não só o adota, como também não proporciona momentos de reflexão crítica que propiciem ao licenciando embasamento para a adoção de outros modelos. Por fim, foi possível concluir que os entrevistados gostariam de adotar outro modelo de ensino em sua prática profissional.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoy, Andressa JoveGalizia, Fernando Stanzione2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/251Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
title Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
spellingShingle Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
Godoy, Andressa Jove
Modelo de ensino de literatura. Abordagens de ensino. Formação de professores.
title_short Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
title_full Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
title_fullStr Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
title_full_unstemmed Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
title_sort Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de futuros professores de línguas
author Godoy, Andressa Jove
author_facet Godoy, Andressa Jove
Galizia, Fernando Stanzione
author_role author
author2 Galizia, Fernando Stanzione
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Andressa Jove
Galizia, Fernando Stanzione
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de ensino de literatura. Abordagens de ensino. Formação de professores.
topic Modelo de ensino de literatura. Abordagens de ensino. Formação de professores.
description Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os impactos causados à concepção de ensino de literatura de licenciandos em letras pelos modelos de ensino de literatura que compuseram seus percursos formativos na educação básica e no ensino superior. Para isso, foi desenvolvida sob o método de estudo de caso e com uso de entrevista como método de construção de dados. Foi possível constatar pela análise de dados que os entrevistados tiveram aulas de literatura na educação básica e na graduação pautadas pelo modelo historiográfico. Os dados demonstraram ainda que, apesar de criticar esse modelo, o curso de licenciatura em letras não só o adota, como também não proporciona momentos de reflexão crítica que propiciem ao licenciando embasamento para a adoção de outros modelos. Por fim, foi possível concluir que os entrevistados gostariam de adotar outro modelo de ensino em sua prática profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/251/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422713339904