M-learning: desafios aos docentes no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ó, Ana Paula de Souza do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2695
Resumo: As tecnologias móveis avançam a passos largos, provocando mudanças nas interações sociais e, consequentemente, nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolar. Dentre as consequências dos avanços das tecnologias móveis, está a inserção destes equipamentos como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem, entendida como M-learning – aprendizagem com mobilidade. O Mlearning permite o acesso a um número maior de informações com rapidez, seja através de redes ou recursos visuais, o que levaria a uma interação maior entre o aluno e a informação, e também entre professores e alunos, que passariam a pertencer ao mesmo ambiente virtual. Apesar de parecer consenso entre os adeptos das tecnologias da informação e comunicação que o M-learning é o caminho mais promissor para o ensino ultimamente, ainda são poucos os trabalhos que o exploram de maneira efetiva. Uma revisão da literatura sobre o tema mostra que são os trabalhos empíricos que confirmam sua efetividade na melhoria da aprendizagem e como facilitadora no processo de ensino. Entre os obstáculos que se encontram para a sua efetiva utilização, com resultados positivos para a aprendizagem, estão: a infraestrutura escolar, condições socioeconômicas e a resistência dos professores por falta de conhecimento. Além disso, como qualquer recurso tecnológico, os dispositivos móveis empregados no M-learning estão em constante aperfeiçoamento e modificações, levando a uma necessária renovação dos conhecimentos em conjunto com a “troca de aparelhos”. De certa forma, esta efemeridade intrínseca dos dispositivos móveis termina por assustar os professores, que precisam se atualizar sobre o funcionamento dos equipamentos quase na mesma velocidade de sua modificação. Assim, o objetivo desta pesquisa foi encontrar quais as principais dificuldades para a implementação do M-learning por parte dos professores. A revisão bibliográfica sobre M-learning, a análise dos trabalhos já desenvolvidos sobre o tema e uma pesquisa realizada entre alunos e professores de uma escola pública permitiram identificar as dúvidas e obstáculos que os professores possuem. Com base nos resultados encontrados, foi elaborado um Guia que pretende facilitar a utilização de dispositivos móveis em sala de aula. Espera-se que o trabalho elaborado atenda ao público-alvo – professores – e permita a efetivação do M-learning como parte do processo de ensino e aprendizagem em ambiente escolar.
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Apesar de parecer consenso entre os adeptos das tecnologias da informação e comunicação que o M-learning é o caminho mais promissor para o ensino ultimamente, ainda são poucos os trabalhos que o exploram de maneira efetiva. Uma revisão da literatura sobre o tema mostra que são os trabalhos empíricos que confirmam sua efetividade na melhoria da aprendizagem e como facilitadora no processo de ensino. Entre os obstáculos que se encontram para a sua efetiva utilização, com resultados positivos para a aprendizagem, estão: a infraestrutura escolar, condições socioeconômicas e a resistência dos professores por falta de conhecimento. Além disso, como qualquer recurso tecnológico, os dispositivos móveis empregados no M-learning estão em constante aperfeiçoamento e modificações, levando a uma necessária renovação dos conhecimentos em conjunto com a “troca de aparelhos”. De certa forma, esta efemeridade intrínseca dos dispositivos móveis termina por assustar os professores, que precisam se atualizar sobre o funcionamento dos equipamentos quase na mesma velocidade de sua modificação. Assim, o objetivo desta pesquisa foi encontrar quais as principais dificuldades para a implementação do M-learning por parte dos professores. A revisão bibliográfica sobre M-learning, a análise dos trabalhos já desenvolvidos sobre o tema e uma pesquisa realizada entre alunos e professores de uma escola pública permitiram identificar as dúvidas e obstáculos que os professores possuem. Com base nos resultados encontrados, foi elaborado um Guia que pretende facilitar a utilização de dispositivos móveis em sala de aula. Espera-se que o trabalho elaborado atenda ao público-alvo – professores – e permita a efetivação do M-learning como parte do processo de ensino e aprendizagem em ambiente escolar.Mobile technologies advance by leaps and bounds. They make changes in social interactions. Consequently, teaching-learning processes that occur in school environment change as well. Such devices’ inclusion as teaching tools are among the consequences of advances in mobile technologies, which are understood as M-learning – or learning mobility. M-learning allows quick access to a greater number of information, either through networking or visual supplies, which would lead to further interaction between student and knowledge (information) and between teachers and students as well, who belong to the same virtual environment from now on. Despite information supporters and communication technologies’ consensus that M-learning is the most promising way to school nowadays, there are few papers that exploit it effectively. Literature review on the subject shows that empirical studies confirm its effectiveness in improving learning. Besides, it also makes teaching process easier. The most common obstacles to M-learning effective use with positive results for learning are: school infrastructure, socioeconomic conditions and teachers’ resistance by lack of expertise. Moreover, mobile devices used in M-learning are constantly improving and changing. This fact leads to a necessary knowledge renewal in conjunction with “devices exchange”. Intrinsic mobile devices transience scares teachers somehow, who need to update on how to handle the equipment as fast as it evolves. Thus, this research aims to find out what are the main difficulties for M-learning implementation for lack of teachers. Literature review on M-learning, analysis of the work already done on the subject and a survey with students and teachers from a Brazilian public school have identified teachers’ doubts and obstacles. Based on such results, Guide which aims to facilitate mobile devices’ school use was prepared. It is expected that this research meets its target audience - teachers - and that it allows to imbed M-learning as part of teaching-learning process at school environment.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPSilva, Ana Paula Bispo daÓ, Ana Paula de Souza do2016-12-22T14:19:22Z2016-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfÓ, Ana Paula de Souza do. M-learning: desafios aos docentes no contexto escolar. 2016. 95f. 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