Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3935 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar o discurso pedagógico e metodológico do professor de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e adota um formato multipaper, constituída de dois artigos empíricos. Participaram da pesquisa nove professores de matemática de escolas públicas. Os dados foram produzidos em dois momentos distintos, no primeiro por meio de vídeo-gravação de dezesseis aulas de dois professores, no segundo, entrevista com sete professores que foram gravadas via áudios de WhatsApp. Ancoramos toda observação e apreciação dos dados utilizando a análise de discurso na vertente francesa (AD) sustentada pelos teóricos Michel Pêcheux (1995), e difundida aqui no Brasil por Eni Orlandi (2009). Constatamos nos episódios de aulas analisados a predominância do discurso pedagógico autoritário, mas também, existe espaço para apontar a possibilidade de existência dos discursos polêmico e lúdico. Foi possível perceber que há um agrupamento de relações de sentidos que direcionam para alguns métodos de ensino defendidos por alguns teóricos, mas, não fica evidente se as práticas são realizadas de acordo com as metodologias de ensino defendidas atualmente. |
id |
UEPB_29d3146f9ea148a24e1ef50a3ddf67be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3935 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma investigação sobre o discurso do professor de MatemáticaAn investigation on the speech of Maths teacherDiscurso pedagógicoProfessoresEnsino de MatemáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO objetivo deste estudo é analisar o discurso pedagógico e metodológico do professor de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e adota um formato multipaper, constituída de dois artigos empíricos. Participaram da pesquisa nove professores de matemática de escolas públicas. Os dados foram produzidos em dois momentos distintos, no primeiro por meio de vídeo-gravação de dezesseis aulas de dois professores, no segundo, entrevista com sete professores que foram gravadas via áudios de WhatsApp. Ancoramos toda observação e apreciação dos dados utilizando a análise de discurso na vertente francesa (AD) sustentada pelos teóricos Michel Pêcheux (1995), e difundida aqui no Brasil por Eni Orlandi (2009). Constatamos nos episódios de aulas analisados a predominância do discurso pedagógico autoritário, mas também, existe espaço para apontar a possibilidade de existência dos discursos polêmico e lúdico. Foi possível perceber que há um agrupamento de relações de sentidos que direcionam para alguns métodos de ensino defendidos por alguns teóricos, mas, não fica evidente se as práticas são realizadas de acordo com as metodologias de ensino defendidas atualmente.The aim of this study is to analyze the pedagogical and methodological discourse of the mathematics teacher. The research is qualitative in nature and adopts a multipaper format, consisting of two empirical articles. Nine public school mathematics teachers participated in the research. The data were produced in two different moments, in the first through video recording of sixteen classes of two teachers, in the second through interviews with seven teachers that were recorded via WhatsApp audios. We anchor all observation and analysis of the data using discourse analysis in the French (AD) approach supported by theorists Michel Pêcheux (1995), and disseminated here in Brazil by Eni Orlandi (2009). We found in the episodes of analyzed classes the predominance of authoritarian pedagogical discourse, but there is also space to point out the possibility of the existence of controversial and ludic discourses. It was possible to notice that there is a grouping of relationships of meanings that lead to some teaching methods advocated by some theorists, but it is not clear whether the practices are carried out in accordance with the teaching methodologies currently defended.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lucio13196596400http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Fernandes, José de Arimateia56925875487http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de02455240452http://lattes.cnpq.br/6267763090014832Silva, Genilson Viana da2021-12-14T13:36:59Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Genilson Viana da. Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática. 2021. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-12-14T13:36:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-12-14T13:36:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática An investigation on the speech of Maths teacher |
title |
Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática |
spellingShingle |
Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática Silva, Genilson Viana da Discurso pedagógico Professores Ensino de Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática |
title_full |
Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática |
title_fullStr |
Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática |
title_sort |
Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática |
author |
Silva, Genilson Viana da |
author_facet |
Silva, Genilson Viana da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barboza, Pedro Lucio 13196596400 http://lattes.cnpq.br/1399033210518957 Fernandes, José de Arimateia 56925875487 http://lattes.cnpq.br/9776386122552122 Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de 02455240452 http://lattes.cnpq.br/6267763090014832 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Genilson Viana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso pedagógico Professores Ensino de Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Discurso pedagógico Professores Ensino de Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O objetivo deste estudo é analisar o discurso pedagógico e metodológico do professor de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e adota um formato multipaper, constituída de dois artigos empíricos. Participaram da pesquisa nove professores de matemática de escolas públicas. Os dados foram produzidos em dois momentos distintos, no primeiro por meio de vídeo-gravação de dezesseis aulas de dois professores, no segundo, entrevista com sete professores que foram gravadas via áudios de WhatsApp. Ancoramos toda observação e apreciação dos dados utilizando a análise de discurso na vertente francesa (AD) sustentada pelos teóricos Michel Pêcheux (1995), e difundida aqui no Brasil por Eni Orlandi (2009). Constatamos nos episódios de aulas analisados a predominância do discurso pedagógico autoritário, mas também, existe espaço para apontar a possibilidade de existência dos discursos polêmico e lúdico. Foi possível perceber que há um agrupamento de relações de sentidos que direcionam para alguns métodos de ensino defendidos por alguns teóricos, mas, não fica evidente se as práticas são realizadas de acordo com as metodologias de ensino defendidas atualmente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T13:36:59Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Genilson Viana da. Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática. 2021. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3935 |
identifier_str_mv |
Silva, Genilson Viana da. Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática. 2021. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709226004971520 |