Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equações. Daí, após apresentarmos a categorização das concepções de equação, propostas por Ribeiro (2013), realizamos uma pesquisa no Exame Nacional do Ensino Médio. Como passos metodológicos, restringimos nossa pesquisa aos últimos 10 anos do exame e sondamos, dentro das questões da área de Matemática e suas tecnologias, apenas as que tratavam do nosso objeto de estudo. Assim, objetivando compreender como o exame contempla as equações do segundo grau a partir de suas diferentes concepções, procedemos uma análise minuciosa e cada questão selecionada, classificando-as quanto a pertinência a essas concepções. Por fim, verificamos, em nossos resultados, uma abordagem frequente da concepção geométrica, um trabalho razoável com questões que articulam elementos característicos das concepções pragmática, processual e aplicacional e um baixo enfoque para a concepção estrutural. |
id |
UEPB_40ac3787576309f2bc1c268b0e0329c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4333 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEMConcepçõesEnsinoEquaçãoEducação matemáticaExame Nacional do Ensino MédioConceptionsNational High School ExamMath educationEquationTeachingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equações. Daí, após apresentarmos a categorização das concepções de equação, propostas por Ribeiro (2013), realizamos uma pesquisa no Exame Nacional do Ensino Médio. Como passos metodológicos, restringimos nossa pesquisa aos últimos 10 anos do exame e sondamos, dentro das questões da área de Matemática e suas tecnologias, apenas as que tratavam do nosso objeto de estudo. Assim, objetivando compreender como o exame contempla as equações do segundo grau a partir de suas diferentes concepções, procedemos uma análise minuciosa e cada questão selecionada, classificando-as quanto a pertinência a essas concepções. Por fim, verificamos, em nossos resultados, uma abordagem frequente da concepção geométrica, um trabalho razoável com questões que articulam elementos característicos das concepções pragmática, processual e aplicacional e um baixo enfoque para a concepção estrutural.This work was developed with the objective of investigating how the notion of high school equation is conceived in Basic Education from its different conceptions. To do so, we started with the development of a historical study and, later, we analyzed how this concept is appro ached in mathematics books. So, we establish a dialogue of such studies with the perspectives of Mathematics Education, in order to appreciate the knowledge necessary for pedagogical practice in teaching equations. Hence, after presenting the categorization of equation conceptions, proposed by Ribeiro (2013), we carried out a survey in the National High School Exam. As methodological steps, we restricted our research to the last 10 years of the exam and probed, within the issues of the area of Mathematics and its technologies, only those that dealt with our object of study. Thus, aiming to understand how the exam contemplates the equations of the second degree from their different conceptions, we proceeded to a detai led analysis of each selected question, classifying them according to their relevance to these conceptions. Finally, we verified, in our results, a frequent approach to the geometric design, a reasonable work with questions that articulate characteristic elements of the pragmatic, procedural and applicational conceptions and a low focus on the structural design.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATLourêdo, Aldo Trajanohttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398Lourêdo, Aldo Trajanohttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398Freitas, Luciana Roze deSilva, Severino Horácio daSilva, José Edmilson Melo da2022-04-26T17:03:45Z2999-12-312022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, José Edmilson Melo da. Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-04-26T17:04:13Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-04-26T17:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM |
title |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM |
spellingShingle |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM Silva, José Edmilson Melo da Concepções Ensino Equação Educação matemática Exame Nacional do Ensino Médio Conceptions National High School Exam Math education Equation Teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM |
title_full |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM |
title_fullStr |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM |
title_full_unstemmed |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM |
title_sort |
Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM |
author |
Silva, José Edmilson Melo da |
author_facet |
Silva, José Edmilson Melo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lourêdo, Aldo Trajano http://lattes.cnpq.br/7824999669236398 Lourêdo, Aldo Trajano http://lattes.cnpq.br/7824999669236398 Freitas, Luciana Roze de Silva, Severino Horácio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Edmilson Melo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções Ensino Equação Educação matemática Exame Nacional do Ensino Médio Conceptions National High School Exam Math education Equation Teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Concepções Ensino Equação Educação matemática Exame Nacional do Ensino Médio Conceptions National High School Exam Math education Equation Teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equações. Daí, após apresentarmos a categorização das concepções de equação, propostas por Ribeiro (2013), realizamos uma pesquisa no Exame Nacional do Ensino Médio. Como passos metodológicos, restringimos nossa pesquisa aos últimos 10 anos do exame e sondamos, dentro das questões da área de Matemática e suas tecnologias, apenas as que tratavam do nosso objeto de estudo. Assim, objetivando compreender como o exame contempla as equações do segundo grau a partir de suas diferentes concepções, procedemos uma análise minuciosa e cada questão selecionada, classificando-as quanto a pertinência a essas concepções. Por fim, verificamos, em nossos resultados, uma abordagem frequente da concepção geométrica, um trabalho razoável com questões que articulam elementos característicos das concepções pragmática, processual e aplicacional e um baixo enfoque para a concepção estrutural. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26T17:03:45Z 2022-03-18 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, José Edmilson Melo da. Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333 |
identifier_str_mv |
SILVA, José Edmilson Melo da. Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709228238438400 |