Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Edmilson Melo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equações. Daí, após apresentarmos a categorização das concepções de equação, propostas por Ribeiro (2013), realizamos uma pesquisa no Exame Nacional do Ensino Médio. Como passos metodológicos, restringimos nossa pesquisa aos últimos 10 anos do exame e sondamos, dentro das questões da área de Matemática e suas tecnologias, apenas as que tratavam do nosso objeto de estudo. Assim, objetivando compreender como o exame contempla as equações do segundo grau a partir de suas diferentes concepções, procedemos uma análise minuciosa e cada questão selecionada, classificando-as quanto a pertinência a essas concepções. Por fim, verificamos, em nossos resultados, uma abordagem frequente da concepção geométrica, um trabalho razoável com questões que articulam elementos característicos das concepções pragmática, processual e aplicacional e um baixo enfoque para a concepção estrutural.
id UEPB_40ac3787576309f2bc1c268b0e0329c6
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4333
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEMConcepçõesEnsinoEquaçãoEducação matemáticaExame Nacional do Ensino MédioConceptionsNational High School ExamMath educationEquationTeachingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equações. Daí, após apresentarmos a categorização das concepções de equação, propostas por Ribeiro (2013), realizamos uma pesquisa no Exame Nacional do Ensino Médio. Como passos metodológicos, restringimos nossa pesquisa aos últimos 10 anos do exame e sondamos, dentro das questões da área de Matemática e suas tecnologias, apenas as que tratavam do nosso objeto de estudo. Assim, objetivando compreender como o exame contempla as equações do segundo grau a partir de suas diferentes concepções, procedemos uma análise minuciosa e cada questão selecionada, classificando-as quanto a pertinência a essas concepções. Por fim, verificamos, em nossos resultados, uma abordagem frequente da concepção geométrica, um trabalho razoável com questões que articulam elementos característicos das concepções pragmática, processual e aplicacional e um baixo enfoque para a concepção estrutural.This work was developed with the objective of investigating how the notion of high school equation is conceived in Basic Education from its different conceptions. To do so, we started with the development of a historical study and, later, we analyzed how this concept is appro ached in mathematics books. So, we establish a dialogue of such studies with the perspectives of Mathematics Education, in order to appreciate the knowledge necessary for pedagogical practice in teaching equations. Hence, after presenting the categorization of equation conceptions, proposed by Ribeiro (2013), we carried out a survey in the National High School Exam. As methodological steps, we restricted our research to the last 10 years of the exam and probed, within the issues of the area of Mathematics and its technologies, only those that dealt with our object of study. Thus, aiming to understand how the exam contemplates the equations of the second degree from their different conceptions, we proceeded to a detai led analysis of each selected question, classifying them according to their relevance to these conceptions. Finally, we verified, in our results, a frequent approach to the geometric design, a reasonable work with questions that articulate characteristic elements of the pragmatic, procedural and applicational conceptions and a low focus on the structural design.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATLourêdo, Aldo Trajanohttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398Lourêdo, Aldo Trajanohttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398Freitas, Luciana Roze deSilva, Severino Horácio daSilva, José Edmilson Melo da2022-04-26T17:03:45Z2999-12-312022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, José Edmilson Melo da. Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-04-26T17:04:13Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-04-26T17:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
title Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
spellingShingle Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
Silva, José Edmilson Melo da
Concepções
Ensino
Equação
Educação matemática
Exame Nacional do Ensino Médio
Conceptions
National High School Exam
Math education
Equation
Teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
title_full Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
title_fullStr Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
title_full_unstemmed Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
title_sort Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM
author Silva, José Edmilson Melo da
author_facet Silva, José Edmilson Melo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourêdo, Aldo Trajano
http://lattes.cnpq.br/7824999669236398
Lourêdo, Aldo Trajano
http://lattes.cnpq.br/7824999669236398
Freitas, Luciana Roze de
Silva, Severino Horácio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Edmilson Melo da
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Ensino
Equação
Educação matemática
Exame Nacional do Ensino Médio
Conceptions
National High School Exam
Math education
Equation
Teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Concepções
Ensino
Equação
Educação matemática
Exame Nacional do Ensino Médio
Conceptions
National High School Exam
Math education
Equation
Teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau é concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito é abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equações. Daí, após apresentarmos a categorização das concepções de equação, propostas por Ribeiro (2013), realizamos uma pesquisa no Exame Nacional do Ensino Médio. Como passos metodológicos, restringimos nossa pesquisa aos últimos 10 anos do exame e sondamos, dentro das questões da área de Matemática e suas tecnologias, apenas as que tratavam do nosso objeto de estudo. Assim, objetivando compreender como o exame contempla as equações do segundo grau a partir de suas diferentes concepções, procedemos uma análise minuciosa e cada questão selecionada, classificando-as quanto a pertinência a essas concepções. Por fim, verificamos, em nossos resultados, uma abordagem frequente da concepção geométrica, um trabalho razoável com questões que articulam elementos característicos das concepções pragmática, processual e aplicacional e um baixo enfoque para a concepção estrutural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26T17:03:45Z
2022-03-18
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, José Edmilson Melo da. Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333
identifier_str_mv SILVA, José Edmilson Melo da. Perspectivas sobre a equação do segundo grau e suas concepções no ENEM. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458430755209216