Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luanna Barbara Apolinario
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4535
Resumo: O presente trabalho de pesquisa de Mestrado teve como principal objetivo investigar o conhecimento de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões e sequencias com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa, de caráter qualitativo e de cunho exploratório, 22 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica explanamos acerca do Pensamento Computacional (PC), dando ênfase a uma de suas bases, o reconhecimento de padrões, e sua relação com o conteúdo de sequências, além de discutirmos sobre o conhecimento inicial docente relativo ao trabalho com esses temas. Para geração e coleta de dados fizemos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC. Os critérios de análise relativos aos conhecimentos de futuros professores de Matemática foram sustentados nas ideias de Ball, Thames e Phelps (2008), levando em consideração as bases do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados obtidos indicaram que apenas alguns participantes possuem os conhecimentos necessários para o trabalho com o conteúdo de análise de padrões e sequência com estudantes do Ensino Fundamental. Nosso estudo apontou a necessidade de se tomar os conteúdos citados como objetos próprios de estudo ao longo da Licenciatura em Matemática, considerando sua importância para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e do pensamento algébrico de seus futuros estudantes. Além disso, pretendemos que nosso estudo contribua com o campo de pesquisas envolvendo a relação do Pensamento Computacional com a Matemática, em particular com foco no conteúdo de sequências, suscitando novas ideias de pesquisas nessa linha.
id UEPB_796ec72dc1c7059f48edefc366c8ff44
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4535
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequênciasPensamento ComputacionalBNCCFormação docenteCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho de pesquisa de Mestrado teve como principal objetivo investigar o conhecimento de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões e sequencias com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa, de caráter qualitativo e de cunho exploratório, 22 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica explanamos acerca do Pensamento Computacional (PC), dando ênfase a uma de suas bases, o reconhecimento de padrões, e sua relação com o conteúdo de sequências, além de discutirmos sobre o conhecimento inicial docente relativo ao trabalho com esses temas. Para geração e coleta de dados fizemos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC. Os critérios de análise relativos aos conhecimentos de futuros professores de Matemática foram sustentados nas ideias de Ball, Thames e Phelps (2008), levando em consideração as bases do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados obtidos indicaram que apenas alguns participantes possuem os conhecimentos necessários para o trabalho com o conteúdo de análise de padrões e sequência com estudantes do Ensino Fundamental. Nosso estudo apontou a necessidade de se tomar os conteúdos citados como objetos próprios de estudo ao longo da Licenciatura em Matemática, considerando sua importância para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e do pensamento algébrico de seus futuros estudantes. Além disso, pretendemos que nosso estudo contribua com o campo de pesquisas envolvendo a relação do Pensamento Computacional com a Matemática, em particular com foco no conteúdo de sequências, suscitando novas ideias de pesquisas nessa linha.The present Master's research work had as its main objective to investigate the knowledge of Mathematics undergraduates for working with pattern analysis and sequences with students in the final years of elementary school. Participated in this research, of qualitative and exploratory nature, 22 undergraduates in Mathematics of a Public Institution of the State of Paraíba. In our theoretical section we explain about Computational Thinking (CP), emphasizing one of its bases, pattern recognition, and its relationship with the content of sequences, besides discussing the initial teacher knowledge related to working with these issues. For data generation and collection we made use of a questionnaire divided into two parts involving sequences and PC. The analysis criteria regarding the knowledge of future mathematics teachers were supported in the ideas of Ball, Thames and Phelps (2008), taking into account the foundations of the PC and the skills related to the analysis of patterns in the BNCC (BRASIL, 2018). The results obtained indicated that only a few participants have the necessary knowledge to work with the content of pattern analysis and sequence with elementary school students. Our study pointed out the need to take the contents mentioned above as proper objects of study throughout the Undergraduate Mathematics course, considering their importance for the development of Computational Thinking and Algebraic Thinking of its future students. Furthermore, we intend our study to contribute to the field of research involving the relationship of Computational Thinking with Mathematics, in particular with a focus on the content of sequences, raising new research ideas in this line.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMRêgo, Rogéria Gaudencio doRibeiro, Luanna Barbara Apolinario2023-04-12T22:17:06Z2999-12-312022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Luanna Barbara Apolinario. Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências. 2023. 120 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4535porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-04-12T22:17:27Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-04-12T22:17:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
title Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
spellingShingle Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
Ribeiro, Luanna Barbara Apolinario
Pensamento Computacional
BNCC
Formação docente
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
title_full Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
title_fullStr Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
title_full_unstemmed Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
title_sort Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
author Ribeiro, Luanna Barbara Apolinario
author_facet Ribeiro, Luanna Barbara Apolinario
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Rogéria Gaudencio do
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luanna Barbara Apolinario
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Computacional
BNCC
Formação docente
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Pensamento Computacional
BNCC
Formação docente
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho de pesquisa de Mestrado teve como principal objetivo investigar o conhecimento de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões e sequencias com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa, de caráter qualitativo e de cunho exploratório, 22 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica explanamos acerca do Pensamento Computacional (PC), dando ênfase a uma de suas bases, o reconhecimento de padrões, e sua relação com o conteúdo de sequências, além de discutirmos sobre o conhecimento inicial docente relativo ao trabalho com esses temas. Para geração e coleta de dados fizemos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC. Os critérios de análise relativos aos conhecimentos de futuros professores de Matemática foram sustentados nas ideias de Ball, Thames e Phelps (2008), levando em consideração as bases do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados obtidos indicaram que apenas alguns participantes possuem os conhecimentos necessários para o trabalho com o conteúdo de análise de padrões e sequência com estudantes do Ensino Fundamental. Nosso estudo apontou a necessidade de se tomar os conteúdos citados como objetos próprios de estudo ao longo da Licenciatura em Matemática, considerando sua importância para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e do pensamento algébrico de seus futuros estudantes. Além disso, pretendemos que nosso estudo contribua com o campo de pesquisas envolvendo a relação do Pensamento Computacional com a Matemática, em particular com foco no conteúdo de sequências, suscitando novas ideias de pesquisas nessa linha.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2023-04-12T22:17:06Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Luanna Barbara Apolinario. Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências. 2023. 120 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4535
identifier_str_mv RIBEIRO, Luanna Barbara Apolinario. Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências. 2023. 120 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458433366163456