Da lousa à tela: o uso de objetos digitais de aprendizagem no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jacinta Antonia Duarte Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3748
Resumo: As tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e, consequentemente, também perpassam o cotidiano escolar, resultando na necessidade de repensar as metodologias alternativas de ensino e o uso dos recursos digitais como aliados do processo de aprendizagem em sala de aula. É neste sentido que esses recursos digitais, mais especificamente os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) no ensino de Ciências, são tomados como objeto de estudo desta pesquisa, partindo-se da seguinte questão-problema: De que forma os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) podem ser usados para contribuir na preparação de aulas, exposição de conteúdos, aprendizagem dos alunos e organização do tempo docente? A pesquisa desenvolvida possui natureza exploratória e abordagem qualitativa, tendo como objetivo principal propor possibilidades de uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) que auxiliem os professores de Ciências em sua prática pedagógica. Para a sua realização, foram aplicados questionários aos professores de Ciências, a fim de obter dados para a elaboração de uma proposta metodológica direcionada a uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Alagoa Grande-PB. Ressalta-se que, devido à pandemia do “novo coronavírus 2019” ou “SARS-CoV-2”, a aplicação da proposta didática inicial tornou-se inviável, em razão das medidas adotadas para minimizar o contágio e a disseminação do vírus, como o isolamento social e o consequente fechamento de estabelecimentos, incluindo-se as escolas. Assim, em virtude da não obrigatoriedade de aplicação da proposta didática, e em comum acordo com o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), optou-se pela elaboração de um e-book (produto educacional) intitulado “Trilha Digital: uma jornada de aprendizado!”, composto por um plano de atividades interativas com uso de ODA que visa auxiliar os professores em sua rotina pedagógica e no uso de alguns aplicativos, como o Plicker, Google Forms, Sway, WhatsApp, Ciência RA, Wordwall para smartphones e algumas plataformas digitais como o Youtube, apresentando contribuições relevantes para a prática dos professores de Ciências e, também, de outros profissionais da educação básica e estudiosos da área, quanto à inserção de tecnologias no ambiente escolar. Como aparato teórico, esta pesquisa pautou-se nos estudos de Castells (2003), Citelli (2017), Kenski (2013) e Maia (2017), que nos trazem reflexões acerca da evolução tecnológica e das novas configurações de tempo/espaço; Lemos (2009), Sousa (2005), Moura (2010) e Abreu (2018), que trazem contribuições sobre a inovação das mídias móveis; Coscarelli (2005), Ribeiro (2016; 2020) e Aranha (2018), em se tratando da formação continuada e uso de tecnologias digitais no contexto escolar; assim como Lévy (1993; 1999), Braga et al. (2012), Braga (2015) e Willey (2000) , que apresentam os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) no contexto escolar. A pesquisa justifica-se por compreender que recursos tecnológicos digitais oferecem várias possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem, sendo este um dos maiores desafios para o educador do século XXI, que deve atender não somente à legislação educacional vigente, mas também ressignificar a sua rotina nos tempos atuais.
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A pesquisa desenvolvida possui natureza exploratória e abordagem qualitativa, tendo como objetivo principal propor possibilidades de uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) que auxiliem os professores de Ciências em sua prática pedagógica. Para a sua realização, foram aplicados questionários aos professores de Ciências, a fim de obter dados para a elaboração de uma proposta metodológica direcionada a uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Alagoa Grande-PB. Ressalta-se que, devido à pandemia do “novo coronavírus 2019” ou “SARS-CoV-2”, a aplicação da proposta didática inicial tornou-se inviável, em razão das medidas adotadas para minimizar o contágio e a disseminação do vírus, como o isolamento social e o consequente fechamento de estabelecimentos, incluindo-se as escolas. Assim, em virtude da não obrigatoriedade de aplicação da proposta didática, e em comum acordo com o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), optou-se pela elaboração de um e-book (produto educacional) intitulado “Trilha Digital: uma jornada de aprendizado!”, composto por um plano de atividades interativas com uso de ODA que visa auxiliar os professores em sua rotina pedagógica e no uso de alguns aplicativos, como o Plicker, Google Forms, Sway, WhatsApp, Ciência RA, Wordwall para smartphones e algumas plataformas digitais como o Youtube, apresentando contribuições relevantes para a prática dos professores de Ciências e, também, de outros profissionais da educação básica e estudiosos da área, quanto à inserção de tecnologias no ambiente escolar. Como aparato teórico, esta pesquisa pautou-se nos estudos de Castells (2003), Citelli (2017), Kenski (2013) e Maia (2017), que nos trazem reflexões acerca da evolução tecnológica e das novas configurações de tempo/espaço; Lemos (2009), Sousa (2005), Moura (2010) e Abreu (2018), que trazem contribuições sobre a inovação das mídias móveis; Coscarelli (2005), Ribeiro (2016; 2020) e Aranha (2018), em se tratando da formação continuada e uso de tecnologias digitais no contexto escolar; assim como Lévy (1993; 1999), Braga et al. (2012), Braga (2015) e Willey (2000) , que apresentam os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) no contexto escolar. A pesquisa justifica-se por compreender que recursos tecnológicos digitais oferecem várias possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem, sendo este um dos maiores desafios para o educador do século XXI, que deve atender não somente à legislação educacional vigente, mas também ressignificar a sua rotina nos tempos atuais.Technologies are increasingly present in people’s lives and, consequently, also permeate the school routine, resulting in the need to rethink alternative teaching methods and the use of digital resources to support the learning process in class. In this sense, these digital resources, more specifically the Digital Learning Objects (ODA) in science teaching, are the object of study of this research, starting from the following problem-question: How can Digital Learning Objects (ODA) be used to contribute to class preparation, content exposure, student learning, and organization of teaching time? This qualitative exploratory research aimed to propose possibilities for the use of ODA, which may help Science teachers in their pedagogical practice. To this end, questionnaires were applied to science teachers to obtain data for the development of a methodological proposal for a 6th grade class of Elementary School of a municipal public school, in the municipality of Alagoa Grande (Paraíba, Brazil). It is noteworthy that, because of the “new coronavirus pandemic (SARS-CoV-2), the application of the initial didactic proposal became unfeasible, due to the measures adopted to reduce infection by COVID-19 and the spread of the virus, such as social isolation and the consequent closure of establishments, including schools. Thus, due to the non-mandatory application of the didactic proposal, and in agreement with the Postgraduate Program in Teacher Training (PPGFP) of the State University of Paraíba (UEPB), we developed an e-book (educational product) entitled “Digital Path: a learning journey!”, composed of a plan of interactive activities based on ODA. This product aims to help teachers in their pedagogical practice and in the use of some applications, such as Plicker, Google Forms, Sway, WhatsApp, RA Science, Wordwall for smartphones, as well as some digital platforms such as Youtube, presenting relevant contributions to the practice of science teachers and also of other basic education professionals and scholars in this field, regarding the insertion of technologies in the school environment. As a theoretical tool, this research was based on the studies by Castells (2003), Citelli (2017), Kenski (2013), and Maia (2017), who make us reflect on the technological evolution and the new configurations of time/space; Lemos (2009), Sousa (2005), Moura (2010), and Abreu (2018), who address the contributions of mobile media innovation; Coscarelli (2005), Ribeiro (2016; 2020), and Aranha (2018), discussing continuing education and the use of digital technologies in the school context; as well as Lévy (1993; 1999), Braga et al. (2012), Braga (2015), Willey (2000) who present Digital Learning Objects (ODA) in the school context. This research is justified by understanding that digital technology resources provide several possibilities for the teaching-learning process, which is one of the greatest challenges for teachers in the 21st century, who must meet not only the current educational legislation but also re-signify their routine in current times.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPAranha, Simone Dália de GusmãoRodrigues, Jacinta Antonia Duarte Ribeiro2021-06-04T12:12:14Z2021-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, J. A. D. R. Da lousa à tela: o uso de objetos digitais de aprendizagem no ensino de Ciências. 2021. 145f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-06-04T12:12:14Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-06-04T12:12:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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