O gênero discursivo "artigo de opinião" no livro didático: articulando o estudo gramatical à produção de texto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3370 |
Resumo: | Envolvido em polêmicas, o ensino de gramática, principalmente nas escolas públicas, encontra-se dividido entre a postura tradicional de ensino e tendências reflexivas, contextualizadas, aplicadas aos textos, entre outras mais. Em meio a essa crise metodológica, parece haver um consenso: o ensino de nomenclaturas deve voltar-se para a leitura e produção de textos, conforme orientações dos PCN (BRASIL, 1998), documento de base interacionista. E nas escolas, os livros didáticos tentam seguir essas recomendações oficiais – o ensino de gramática, voltada para a leitura e produção de texto nem sempre com sucesso. Neste prisma, objetivou-se analisar as propostas de ensino de gramática normativa voltada para a produção do gênero discursivo artigo de opinião, apresentado pelo livro didático Singular e Plural, 9° ano do Fundamental II e propor atividades didáticas que nesse sentido, ampliassem e/ou complementassem tais propostas. Como base teórica a perspectiva sociointeracionista da linguagem, adotada pelos PCN (1998) em que os gêneros discursivos, respectivamente de Bronckart (1999) e Bakhtin, (1986) passam a funcionar como objeto de ensino da Língua Portuguesa. Além das contribuições de Antunes (2014), Bezerra e Reinaldo (2013), Bortoni-Ricardo (2005), Neves (2012), Vieira e Brandão (2016), Bagno (2013) dentre outros pesquisadores. Com relação à metodologia empregada adotou-se a pesquisa quanti-qualitativa apoiada pelas abordagens bibliográfica, pesquisa-ação, documental e interpretativo/descritivista. Os resultados apontaram alguns avanços, no que diz respeito ao ensino da terminologia gramatical voltada para a construção dos gêneros textuais. Mas ainda é perceptível o uso tradicional de tal terminologia, no livro didático analisado, no que diz respeito à produção dos gêneros em sala de aula. Evidenciando assim, certo distanciamento entre os conteúdos gramaticais e a produção textual e, entre as orientações dos PCN e a BNCC, e o ensino-aprendizagem efetivado na aula de Língua Portuguesa. Assim, buscou-se um ensino de LP mais voltado para o contexto discursivo, para dessa forma, ampliar as possibilidades linguísticas do LD e da aula de língua materna. |
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O gênero discursivo "artigo de opinião" no livro didático: articulando o estudo gramatical à produção de textoArtigo de opiniãoEnsino de gramáticaLivro didáticoLíngua portuguesaOpinion articleGrammar teachingTextbookPortuguese languageLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEnvolvido em polêmicas, o ensino de gramática, principalmente nas escolas públicas, encontra-se dividido entre a postura tradicional de ensino e tendências reflexivas, contextualizadas, aplicadas aos textos, entre outras mais. Em meio a essa crise metodológica, parece haver um consenso: o ensino de nomenclaturas deve voltar-se para a leitura e produção de textos, conforme orientações dos PCN (BRASIL, 1998), documento de base interacionista. E nas escolas, os livros didáticos tentam seguir essas recomendações oficiais – o ensino de gramática, voltada para a leitura e produção de texto nem sempre com sucesso. Neste prisma, objetivou-se analisar as propostas de ensino de gramática normativa voltada para a produção do gênero discursivo artigo de opinião, apresentado pelo livro didático Singular e Plural, 9° ano do Fundamental II e propor atividades didáticas que nesse sentido, ampliassem e/ou complementassem tais propostas. Como base teórica a perspectiva sociointeracionista da linguagem, adotada pelos PCN (1998) em que os gêneros discursivos, respectivamente de Bronckart (1999) e Bakhtin, (1986) passam a funcionar como objeto de ensino da Língua Portuguesa. Além das contribuições de Antunes (2014), Bezerra e Reinaldo (2013), Bortoni-Ricardo (2005), Neves (2012), Vieira e Brandão (2016), Bagno (2013) dentre outros pesquisadores. Com relação à metodologia empregada adotou-se a pesquisa quanti-qualitativa apoiada pelas abordagens bibliográfica, pesquisa-ação, documental e interpretativo/descritivista. Os resultados apontaram alguns avanços, no que diz respeito ao ensino da terminologia gramatical voltada para a construção dos gêneros textuais. Mas ainda é perceptível o uso tradicional de tal terminologia, no livro didático analisado, no que diz respeito à produção dos gêneros em sala de aula. Evidenciando assim, certo distanciamento entre os conteúdos gramaticais e a produção textual e, entre as orientações dos PCN e a BNCC, e o ensino-aprendizagem efetivado na aula de Língua Portuguesa. Assim, buscou-se um ensino de LP mais voltado para o contexto discursivo, para dessa forma, ampliar as possibilidades linguísticas do LD e da aula de língua materna.Involved in controversies, the teaching of grammar, especially in public schools, is divided between the traditional posture of teaching and reflective tendencies, contextualized, applied to texts, among others. In the midst of this methodological crisis, there seems to be a consensus: the teaching of nomenclatures must turn to the reading and production of texts, according to the guidelines of the NCP (BRAZIL, 1998), a document of interacionist background. And in schools, textbooks try to follow these official recommendations - grammar teaching, aimed at reading and producing text not always successfully. In this prism, the objective was to analyze the normative grammar teaching proposals aimed at the production of the discursive genre (opinion article) presented by the Singular and Plural textbook, 9th year of Fundamental II and propose didactic activities that in this sense, increased and/ or complemented such proposals. As a theoretical basis, the socio-interactionist perspective of language adopted by the NCP (1998), in which, the discursive genres respectively of Bronckart (1999) and Bakhtin (1986), , become to operates like an object of Portuguese language teaching. In addition to the contributions of Antunes (2014), Bezerra and Reinaldo (2013), Bortoni-Ricardo (2005), Neves (2012), Vieira and Brandão (2016), Bagno (2013) among other researchers. Regarding the methodology employed, quantitative-qualitative research supported by bibliographicals, research-action, documentary and interpretative / descriptive approaches. The results pointed out many advances, with respect to the teaching of grammatical terminology focused on the construction of textual genres. But it is still noticeable the traditional use of such terminology, in the textbook analyzed, with respect to the production of the genres in the classroom. evidencing thus, a certain distancing between the grammatical contents and the textual production, and between the orientations of the NCP and the teaching-learning made effective in the Portuguese Language class. thus, it was sought for an PL teaching more focused on the discursive context, in order to broaden the linguistic possibilities of the LD and the mother tongue class.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASLins, Juarez Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722Lins, Juarez Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722Sales, Laurenia Soutohttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302Aquino, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330Firmino, Eduardo de Souza2019-06-03T12:41:36Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFirmino, Eduardo de Souza. 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