ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1853
Resumo: Essa pesquisa objetivou estudar o marketing mix interno e externo, nas empresas de confecções de Campina Grande, no sentido de coloca-las diante de novas técnicas de gestão de marketing, preparando-as, dessa forma, para os desafios do próximo milênio. Feita uma revisão bibliográfica que deu suporte ao tema em desenvolvimento, seguido da pesquisa empírica, que contemplou ou campos norteadores da investigação, foram elaborados os capítulos pertinentes à consecução dos objetivos propostos neste estudo. Tomando por base os resultados alcançados com a pesquisa, pode-se elencar algumas conclusões relevantes para o estudo em pauta. As empresas pesquisadas apresentam atitudes favoráveis ao uso das técnicas do marketing, embora ainda acreditem que as empresas de pequeno porte não possam colocá-las em prática. Primam pela qualidade do produto; acreditam terem um clima favorável de trabalho; investem em treinamento, mesmo que esporadicamente e reconhecem que as atividades de comunicação externa são promovedoras do aumento de vendas.
id UEPB_f663612c97a793f1868b79ce5ca9af38
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1853
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PBMarketingMarketing-Estratégia-ClienteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEssa pesquisa objetivou estudar o marketing mix interno e externo, nas empresas de confecções de Campina Grande, no sentido de coloca-las diante de novas técnicas de gestão de marketing, preparando-as, dessa forma, para os desafios do próximo milênio. Feita uma revisão bibliográfica que deu suporte ao tema em desenvolvimento, seguido da pesquisa empírica, que contemplou ou campos norteadores da investigação, foram elaborados os capítulos pertinentes à consecução dos objetivos propostos neste estudo. Tomando por base os resultados alcançados com a pesquisa, pode-se elencar algumas conclusões relevantes para o estudo em pauta. As empresas pesquisadas apresentam atitudes favoráveis ao uso das técnicas do marketing, embora ainda acreditem que as empresas de pequeno porte não possam colocá-las em prática. Primam pela qualidade do produto; acreditam terem um clima favorável de trabalho; investem em treinamento, mesmo que esporadicamente e reconhecem que as atividades de comunicação externa são promovedoras do aumento de vendas.This research had the objective of studying the internal and external marketing mix in the clothing manufacturer companies of Campina Grande, in order to place them before the new techniques related to marketing ad ministration, therefore preparing them to the next millennium´s challenge. After doing a bibliographical review that gave support to the subject that was being developed, followed by the empirical reserch about the directional fields of the investigations, the chapters about the continuation of the objectives proposed on this study were prepared. Based on the results reached with the research, we can list some considerable conclusions related to this study. The researched companies produced favourable attitudes related to the use of the marketing techniques, although they still believe the small companies can´t practice them. They prefered the quality of the products, believed they had a favarable atmosphere at work, occasionally invest in training and recognize that the external communication activities are responsible for the increase in selling products.Universidade Estadual da ParaíbaEducação, Linguagem e Cultura; Políticas SociaisBRUEPBMestrado Interdisciplinar em Ciências da SociedadeRodrigues, Cléa Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/2282552858220629Temoche, César Augusto Ruizhttp://lattes.cnpq.br/7580274741168408Temoche, Dora Maria Ruizhttp://lattes.cnpq.br/9599877511481282Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega2015-09-25T12:20:40Z2009-08-191999-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB. 1999. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 1999.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1853porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T14:04:27Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T14:04:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB
title ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB
spellingShingle ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB
Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
Marketing
Marketing-Estratégia-Cliente
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB
title_full ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB
title_fullStr ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB
title_full_unstemmed ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB
title_sort ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB
author Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
author_facet Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Cléa Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/2282552858220629
Temoche, César Augusto Ruiz
http://lattes.cnpq.br/7580274741168408
Temoche, Dora Maria Ruiz
http://lattes.cnpq.br/9599877511481282
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing-Estratégia-Cliente
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Marketing
Marketing-Estratégia-Cliente
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Essa pesquisa objetivou estudar o marketing mix interno e externo, nas empresas de confecções de Campina Grande, no sentido de coloca-las diante de novas técnicas de gestão de marketing, preparando-as, dessa forma, para os desafios do próximo milênio. Feita uma revisão bibliográfica que deu suporte ao tema em desenvolvimento, seguido da pesquisa empírica, que contemplou ou campos norteadores da investigação, foram elaborados os capítulos pertinentes à consecução dos objetivos propostos neste estudo. Tomando por base os resultados alcançados com a pesquisa, pode-se elencar algumas conclusões relevantes para o estudo em pauta. As empresas pesquisadas apresentam atitudes favoráveis ao uso das técnicas do marketing, embora ainda acreditem que as empresas de pequeno porte não possam colocá-las em prática. Primam pela qualidade do produto; acreditam terem um clima favorável de trabalho; investem em treinamento, mesmo que esporadicamente e reconhecem que as atividades de comunicação externa são promovedoras do aumento de vendas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-21
2009-08-19
2015-09-25T12:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB. 1999. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 1999.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1853
identifier_str_mv BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. ESTUDO DO MARKETING MIX, INTERNO E EXTERNO NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES: CAMPINA GRANDE - PB. 1999. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 1999.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709209960710144