Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abidin, Crystal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pauta Geral (Ponta Grossa)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881
Resumo: Com a sua rápida aceitação entre os jovens de todo o mundo, não é surpresa que o TikTok esteja alterando culturas e práticas de celebridades da Internet. A plataforma está se tornando cada vez mais comercial e profissional com o aumento dos influenciadores, agências dedicadas a monetização de conteúdo e a veiculação de publicidades, cujos principais influenciadores arrecadam milhões anualmente. No entanto, pouco se sabe sobre a constituição de uma celebridade da Internet no TikTok, e os modelos já existentes de celebridade da Internet em aplicativos anteriores como Instagram e YouTube, não se aplicam perfeitamente à infraestrutura distinta do TikTok. Este artigo é um estudo exploratório sobre as práticas de celebridades da Internet no TikTok, com ênfase em como a economia da atenção e as práticas dos trabalhos de visibilidade têm surgido como resultado dos recursos do aplicativo. Com dados empíricos extraídos de um período prolongado de etnografia digital aprofundada, análises e insights informados e apoiados por etnografia tradicional de observação antropológica dos participantes e entrevistas pessoais com influenciadores do TikTok e agências, este estudo oferece uma base de como celebridades, a atenção e a visibilidade são constituídas de acordo com as normas e recursos da plataforma TikTok.
id UEPG-27_222a02ab9b82ef87e2641370ebc85575
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/19881
network_acronym_str UEPG-27
network_name_str Pauta Geral (Ponta Grossa)
repository_id_str
spelling Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de VisibilidadeCom a sua rápida aceitação entre os jovens de todo o mundo, não é surpresa que o TikTok esteja alterando culturas e práticas de celebridades da Internet. A plataforma está se tornando cada vez mais comercial e profissional com o aumento dos influenciadores, agências dedicadas a monetização de conteúdo e a veiculação de publicidades, cujos principais influenciadores arrecadam milhões anualmente. No entanto, pouco se sabe sobre a constituição de uma celebridade da Internet no TikTok, e os modelos já existentes de celebridade da Internet em aplicativos anteriores como Instagram e YouTube, não se aplicam perfeitamente à infraestrutura distinta do TikTok. Este artigo é um estudo exploratório sobre as práticas de celebridades da Internet no TikTok, com ênfase em como a economia da atenção e as práticas dos trabalhos de visibilidade têm surgido como resultado dos recursos do aplicativo. Com dados empíricos extraídos de um período prolongado de etnografia digital aprofundada, análises e insights informados e apoiados por etnografia tradicional de observação antropológica dos participantes e entrevistas pessoais com influenciadores do TikTok e agências, este estudo oferece uma base de como celebridades, a atenção e a visibilidade são constituídas de acordo com as normas e recursos da plataforma TikTok.Universidade Estadual de Ponta Grossa2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/1988110.5212/19881Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 8 No. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação; 1-50Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 8 n. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação; 1-502318-857Xreponame:Pauta Geral (Ponta Grossa)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881/209209215590Copyright (c) 2021 Crystal Abidin; Rafaela Tabasnikinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbidin, Crystal2022-05-17T17:34:26Zoai:uepg.br:article/19881Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/PUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/oaipmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br2318-857X2318-857Xopendoar:2024-05-17T13:17:31.295115Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
title Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
spellingShingle Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
Abidin, Crystal
title_short Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
title_full Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
title_fullStr Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
title_full_unstemmed Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
title_sort Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
author Abidin, Crystal
author_facet Abidin, Crystal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abidin, Crystal
description Com a sua rápida aceitação entre os jovens de todo o mundo, não é surpresa que o TikTok esteja alterando culturas e práticas de celebridades da Internet. A plataforma está se tornando cada vez mais comercial e profissional com o aumento dos influenciadores, agências dedicadas a monetização de conteúdo e a veiculação de publicidades, cujos principais influenciadores arrecadam milhões anualmente. No entanto, pouco se sabe sobre a constituição de uma celebridade da Internet no TikTok, e os modelos já existentes de celebridade da Internet em aplicativos anteriores como Instagram e YouTube, não se aplicam perfeitamente à infraestrutura distinta do TikTok. Este artigo é um estudo exploratório sobre as práticas de celebridades da Internet no TikTok, com ênfase em como a economia da atenção e as práticas dos trabalhos de visibilidade têm surgido como resultado dos recursos do aplicativo. Com dados empíricos extraídos de um período prolongado de etnografia digital aprofundada, análises e insights informados e apoiados por etnografia tradicional de observação antropológica dos participantes e entrevistas pessoais com influenciadores do TikTok e agências, este estudo oferece uma base de como celebridades, a atenção e a visibilidade são constituídas de acordo com as normas e recursos da plataforma TikTok.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881
10.5212/19881
url https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881
identifier_str_mv 10.5212/19881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881/209209215590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Crystal Abidin; Rafaela Tabasnik
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Crystal Abidin; Rafaela Tabasnik
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 8 No. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação; 1-50
Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 8 n. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação; 1-50
2318-857X
reponame:Pauta Geral (Ponta Grossa)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Pauta Geral (Ponta Grossa)
collection Pauta Geral (Ponta Grossa)
repository.name.fl_str_mv Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv pmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br
_version_ 1799317946802110464