Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pauta Geral (Ponta Grossa) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881 |
Resumo: | Com a sua rápida aceitação entre os jovens de todo o mundo, não é surpresa que o TikTok esteja alterando culturas e práticas de celebridades da Internet. A plataforma está se tornando cada vez mais comercial e profissional com o aumento dos influenciadores, agências dedicadas a monetização de conteúdo e a veiculação de publicidades, cujos principais influenciadores arrecadam milhões anualmente. No entanto, pouco se sabe sobre a constituição de uma celebridade da Internet no TikTok, e os modelos já existentes de celebridade da Internet em aplicativos anteriores como Instagram e YouTube, não se aplicam perfeitamente à infraestrutura distinta do TikTok. Este artigo é um estudo exploratório sobre as práticas de celebridades da Internet no TikTok, com ênfase em como a economia da atenção e as práticas dos trabalhos de visibilidade têm surgido como resultado dos recursos do aplicativo. Com dados empíricos extraídos de um período prolongado de etnografia digital aprofundada, análises e insights informados e apoiados por etnografia tradicional de observação antropológica dos participantes e entrevistas pessoais com influenciadores do TikTok e agências, este estudo oferece uma base de como celebridades, a atenção e a visibilidade são constituídas de acordo com as normas e recursos da plataforma TikTok. |
id |
UEPG-27_222a02ab9b82ef87e2641370ebc85575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/19881 |
network_acronym_str |
UEPG-27 |
network_name_str |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de VisibilidadeCom a sua rápida aceitação entre os jovens de todo o mundo, não é surpresa que o TikTok esteja alterando culturas e práticas de celebridades da Internet. A plataforma está se tornando cada vez mais comercial e profissional com o aumento dos influenciadores, agências dedicadas a monetização de conteúdo e a veiculação de publicidades, cujos principais influenciadores arrecadam milhões anualmente. No entanto, pouco se sabe sobre a constituição de uma celebridade da Internet no TikTok, e os modelos já existentes de celebridade da Internet em aplicativos anteriores como Instagram e YouTube, não se aplicam perfeitamente à infraestrutura distinta do TikTok. Este artigo é um estudo exploratório sobre as práticas de celebridades da Internet no TikTok, com ênfase em como a economia da atenção e as práticas dos trabalhos de visibilidade têm surgido como resultado dos recursos do aplicativo. Com dados empíricos extraídos de um período prolongado de etnografia digital aprofundada, análises e insights informados e apoiados por etnografia tradicional de observação antropológica dos participantes e entrevistas pessoais com influenciadores do TikTok e agências, este estudo oferece uma base de como celebridades, a atenção e a visibilidade são constituídas de acordo com as normas e recursos da plataforma TikTok.Universidade Estadual de Ponta Grossa2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/1988110.5212/19881Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 8 No. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação; 1-50Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 8 n. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação; 1-502318-857Xreponame:Pauta Geral (Ponta Grossa)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881/209209215590Copyright (c) 2021 Crystal Abidin; Rafaela Tabasnikinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbidin, Crystal2022-05-17T17:34:26Zoai:uepg.br:article/19881Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/PUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/oaipmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br2318-857X2318-857Xopendoar:2024-05-17T13:17:31.295115Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade |
title |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade |
spellingShingle |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade Abidin, Crystal |
title_short |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade |
title_full |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade |
title_fullStr |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade |
title_full_unstemmed |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade |
title_sort |
Mapeando celebridades da Internet no TikTok: Explorando Economias da Atenção e Trabalhos de Visibilidade |
author |
Abidin, Crystal |
author_facet |
Abidin, Crystal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abidin, Crystal |
description |
Com a sua rápida aceitação entre os jovens de todo o mundo, não é surpresa que o TikTok esteja alterando culturas e práticas de celebridades da Internet. A plataforma está se tornando cada vez mais comercial e profissional com o aumento dos influenciadores, agências dedicadas a monetização de conteúdo e a veiculação de publicidades, cujos principais influenciadores arrecadam milhões anualmente. No entanto, pouco se sabe sobre a constituição de uma celebridade da Internet no TikTok, e os modelos já existentes de celebridade da Internet em aplicativos anteriores como Instagram e YouTube, não se aplicam perfeitamente à infraestrutura distinta do TikTok. Este artigo é um estudo exploratório sobre as práticas de celebridades da Internet no TikTok, com ênfase em como a economia da atenção e as práticas dos trabalhos de visibilidade têm surgido como resultado dos recursos do aplicativo. Com dados empíricos extraídos de um período prolongado de etnografia digital aprofundada, análises e insights informados e apoiados por etnografia tradicional de observação antropológica dos participantes e entrevistas pessoais com influenciadores do TikTok e agências, este estudo oferece uma base de como celebridades, a atenção e a visibilidade são constituídas de acordo com as normas e recursos da plataforma TikTok. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881 10.5212/19881 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881 |
identifier_str_mv |
10.5212/19881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/19881/209209215590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Crystal Abidin; Rafaela Tabasnik info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Crystal Abidin; Rafaela Tabasnik |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 8 No. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação; 1-50 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 8 n. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação; 1-50 2318-857X reponame:Pauta Geral (Ponta Grossa) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
collection |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
repository.name.fl_str_mv |
Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br |
_version_ |
1799317946802110464 |