MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310 |
Resumo: | Partindo de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de administração, principalmente no que se refere ao emprego de recursos pedagógicos que aproximem os alunos da realidade a ser enfrentada nas organizações, este estudo investiga o Método do Estudo de Caso como disciplina na grade curricular em uma das principais instituições de ensino superior em administração de empresas do Brasil. Para obtenção dos resultados da pesquisa, o estudo foi estruturado em três etapas: entrevista qualitativa com docente das disciplinas Resolução de Casos I e II na instituição objeto de estudo, um estudo observacional nas aulas das disciplinas e um questionário quantitativo com alunos da graduação para analisar a percepção dos estudantes quanto ao emprego desse método em uma disciplina regular do curso de administração. Os resultados indicam que o método de caso promove maior integração entre a teoria e a prática, na medida em que os alunos são colocados no papel de gestores e têm que tomar decisões de negócio considerando o complexo mundo empresarial, aproximando-os da vivência no ambiente organizacional. |
id |
UEPG-31_0d28af50b0df96178fc27b3e9ea7e735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/9310 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIALensino da administraçãométodo de casometodologias de ensino-aprendizagem.Partindo de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de administração, principalmente no que se refere ao emprego de recursos pedagógicos que aproximem os alunos da realidade a ser enfrentada nas organizações, este estudo investiga o Método do Estudo de Caso como disciplina na grade curricular em uma das principais instituições de ensino superior em administração de empresas do Brasil. Para obtenção dos resultados da pesquisa, o estudo foi estruturado em três etapas: entrevista qualitativa com docente das disciplinas Resolução de Casos I e II na instituição objeto de estudo, um estudo observacional nas aulas das disciplinas e um questionário quantitativo com alunos da graduação para analisar a percepção dos estudantes quanto ao emprego desse método em uma disciplina regular do curso de administração. Os resultados indicam que o método de caso promove maior integração entre a teoria e a prática, na medida em que os alunos são colocados no papel de gestores e têm que tomar decisões de negócio considerando o complexo mundo empresarial, aproximando-os da vivência no ambiente organizacional. Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/931010.5212/OlharProfr.v.20i2.0005Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 228-251Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 228-251Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 228-251Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 228-251Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 228-2511984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209210897https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216088https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216089https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216111Copyright (c) 2019 Elizângela Silva Almeida, Flávia Angeli Ghisi Nielsen, Ivete Rodrigues, Leandro José Morilhas, Rodolfo Leandro de Faria Olivo, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos Spadotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Elizângela SilvaNielsen, Flávia Angeli GhisiRodrigues, IveteMorilhas, Leandro JoséOlivo, Rodolfo Leandro de FariaSpadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos2021-12-30T22:05:21Zoai:uepg.br:article/9310Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T22:05:21Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL |
title |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL |
spellingShingle |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL Almeida, Elizângela Silva ensino da administração método de caso metodologias de ensino-aprendizagem. |
title_short |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL |
title_full |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL |
title_fullStr |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL |
title_full_unstemmed |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL |
title_sort |
MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL |
author |
Almeida, Elizângela Silva |
author_facet |
Almeida, Elizângela Silva Nielsen, Flávia Angeli Ghisi Rodrigues, Ivete Morilhas, Leandro José Olivo, Rodolfo Leandro de Faria Spadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Nielsen, Flávia Angeli Ghisi Rodrigues, Ivete Morilhas, Leandro José Olivo, Rodolfo Leandro de Faria Spadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Elizângela Silva Nielsen, Flávia Angeli Ghisi Rodrigues, Ivete Morilhas, Leandro José Olivo, Rodolfo Leandro de Faria Spadoto, Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da administração método de caso metodologias de ensino-aprendizagem. |
topic |
ensino da administração método de caso metodologias de ensino-aprendizagem. |
description |
Partindo de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de administração, principalmente no que se refere ao emprego de recursos pedagógicos que aproximem os alunos da realidade a ser enfrentada nas organizações, este estudo investiga o Método do Estudo de Caso como disciplina na grade curricular em uma das principais instituições de ensino superior em administração de empresas do Brasil. Para obtenção dos resultados da pesquisa, o estudo foi estruturado em três etapas: entrevista qualitativa com docente das disciplinas Resolução de Casos I e II na instituição objeto de estudo, um estudo observacional nas aulas das disciplinas e um questionário quantitativo com alunos da graduação para analisar a percepção dos estudantes quanto ao emprego desse método em uma disciplina regular do curso de administração. Os resultados indicam que o método de caso promove maior integração entre a teoria e a prática, na medida em que os alunos são colocados no papel de gestores e têm que tomar decisões de negócio considerando o complexo mundo empresarial, aproximando-os da vivência no ambiente organizacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0005 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209210897 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216088 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216089 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310/209209216111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 228-251 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 228-251 Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 228-251 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 228-251 Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 228-251 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496309055488 |