Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o cenário e os desafios da educação do campo no Brasil e na Amazônia, situando os conceitos de campo e educação do campo, os principais autores, sujeitos, desafios e perspectivas dessa modalidade educativa. Nossas reflexões enfocam as duas importantes bandeiras de luta do Movimento por uma Educação do Campo: 1) a inclusão das demandas do campo na agenda política do país; 2) a construção do conceito de educação do campo. Posteriormente situamos o desenho das políticas públicas educacionais que têm sido ofertadas historicamente para o campo e refletimos acerca dos desafios da educação do/no campo na Amazônia. As análises realizadas destacam a existência de grandes desafios a serem vencidos para a oferta de uma educação de qualidade no/do campo, uma educação que contemple a heterogeneidade e a diversidade dos sujeitos, que valorize o homem do campo e seus direitos. O artigo destaca que apesar de haver avanços significativos no âmbito da legislação brasileira, estes não têm sido suficientes para a afirmação da educação no/do campo. As análises apontam as contradições que ainda se materializam na qualidade da educação ofertada e finalizam apontando importantes elementos para o debate teórico acerca da educação para os povos do campo do Brasil e da Amazônia. |
id |
UEPG-31_2321935ed577b54fee2f5d71446722ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/3634 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na AmazôniaEducação do Campo. Políticas Públicas Educacionais. Movimentos Sociais. Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o cenário e os desafios da educação do campo no Brasil e na Amazônia, situando os conceitos de campo e educação do campo, os principais autores, sujeitos, desafios e perspectivas dessa modalidade educativa. Nossas reflexões enfocam as duas importantes bandeiras de luta do Movimento por uma Educação do Campo: 1) a inclusão das demandas do campo na agenda política do país; 2) a construção do conceito de educação do campo. Posteriormente situamos o desenho das políticas públicas educacionais que têm sido ofertadas historicamente para o campo e refletimos acerca dos desafios da educação do/no campo na Amazônia. As análises realizadas destacam a existência de grandes desafios a serem vencidos para a oferta de uma educação de qualidade no/do campo, uma educação que contemple a heterogeneidade e a diversidade dos sujeitos, que valorize o homem do campo e seus direitos. O artigo destaca que apesar de haver avanços significativos no âmbito da legislação brasileira, estes não têm sido suficientes para a afirmação da educação no/do campo. As análises apontam as contradições que ainda se materializam na qualidade da educação ofertada e finalizam apontando importantes elementos para o debate teórico acerca da educação para os povos do campo do Brasil e da Amazônia. Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/363410.5212/OlharProfr.v.15i2.0012Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 383-395Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 383-395Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 383-395Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 383-395Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 383-3951984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634/3257Prazeres, Maria SueliCarmo, Eraldo Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T16:52:49Zoai:uepg.br:article/3634Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T16:52:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia |
title |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia |
spellingShingle |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia Prazeres, Maria Sueli Educação do Campo. Políticas Públicas Educacionais. Movimentos Sociais. |
title_short |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia |
title_full |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia |
title_fullStr |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia |
title_full_unstemmed |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia |
title_sort |
Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia |
author |
Prazeres, Maria Sueli |
author_facet |
Prazeres, Maria Sueli Carmo, Eraldo Souza |
author_role |
author |
author2 |
Carmo, Eraldo Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prazeres, Maria Sueli Carmo, Eraldo Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo. Políticas Públicas Educacionais. Movimentos Sociais. |
topic |
Educação do Campo. Políticas Públicas Educacionais. Movimentos Sociais. |
description |
Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o cenário e os desafios da educação do campo no Brasil e na Amazônia, situando os conceitos de campo e educação do campo, os principais autores, sujeitos, desafios e perspectivas dessa modalidade educativa. Nossas reflexões enfocam as duas importantes bandeiras de luta do Movimento por uma Educação do Campo: 1) a inclusão das demandas do campo na agenda política do país; 2) a construção do conceito de educação do campo. Posteriormente situamos o desenho das políticas públicas educacionais que têm sido ofertadas historicamente para o campo e refletimos acerca dos desafios da educação do/no campo na Amazônia. As análises realizadas destacam a existência de grandes desafios a serem vencidos para a oferta de uma educação de qualidade no/do campo, uma educação que contemple a heterogeneidade e a diversidade dos sujeitos, que valorize o homem do campo e seus direitos. O artigo destaca que apesar de haver avanços significativos no âmbito da legislação brasileira, estes não têm sido suficientes para a afirmação da educação no/do campo. As análises apontam as contradições que ainda se materializam na qualidade da educação ofertada e finalizam apontando importantes elementos para o debate teórico acerca da educação para os povos do campo do Brasil e da Amazônia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0012 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634/3257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 383-395 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 383-395 Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 383-395 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 383-395 Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 383-395 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495882285056 |