CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões sobre a relação do homem com o saber nas perspectivas de Émile Durkheim (1978, 2006, 2011) e Bernard Charlot (2000, 2001, 2005). O objetivo é refletir e discutir a respeito das teorias epistemológicas destes autores sobre a construção do saber e sua relação nos diversos contextos: educacional, familiar e social. Esta discussão tem caráter multidisciplinar e tem a intenção de provocar reflexões em estudiosos que se interessem pela construção do conhecimento em diferentes contextos. A abordagem metodológica, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, parte-se de um enfoque argumentativo de caráter bibliográfico. Nossos resultados apontam que as teorias aqui apresentadas, configuram-se, como obras inspiradoras, de leituras muito relevantes para o pensar contemporâneo da educação, bem como para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre as principais contribuições da teoria durkheimiana, destacamos, ainda que dentro de uma perspectiva funcionalista, o enaltecimento da educação no âmbito humano e social. As contribuições de Charlot destacam-se com mais força, por tratar-se de um teórico contemporâneo que analisa o campo da educação sob múltiplos enfoques. Os aspectos mais relevantes de sua teoria residem em uma sociologia do sujeito ao pensar os alunos como seres sociais, humanos e singulares, que aprendem além dos muros da escola. |
id |
UEPG-31_3ce62ac638d6b6c472ddb36689d77464 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/13666 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABERRelação do homem com o saberConhecimentoEpistemologiaEste artigo apresenta reflexões sobre a relação do homem com o saber nas perspectivas de Émile Durkheim (1978, 2006, 2011) e Bernard Charlot (2000, 2001, 2005). O objetivo é refletir e discutir a respeito das teorias epistemológicas destes autores sobre a construção do saber e sua relação nos diversos contextos: educacional, familiar e social. Esta discussão tem caráter multidisciplinar e tem a intenção de provocar reflexões em estudiosos que se interessem pela construção do conhecimento em diferentes contextos. A abordagem metodológica, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, parte-se de um enfoque argumentativo de caráter bibliográfico. Nossos resultados apontam que as teorias aqui apresentadas, configuram-se, como obras inspiradoras, de leituras muito relevantes para o pensar contemporâneo da educação, bem como para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre as principais contribuições da teoria durkheimiana, destacamos, ainda que dentro de uma perspectiva funcionalista, o enaltecimento da educação no âmbito humano e social. As contribuições de Charlot destacam-se com mais força, por tratar-se de um teórico contemporâneo que analisa o campo da educação sob múltiplos enfoques. Os aspectos mais relevantes de sua teoria residem em uma sociologia do sujeito ao pensar os alunos como seres sociais, humanos e singulares, que aprendem além dos muros da escola. Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1366610.5212/OlharProfr.v.21i1.0012Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 161-169Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 161-169Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 161-169Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 161-169Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 161-1691984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666/209209210945https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666/209209216073https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666/209209216074https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666/209209216179Copyright (c) 2019 Francine Baranoski Pereira, Ana Lúcia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaranoski Pereira, FrancinePereira, Ana Lúcia2022-01-18T11:29:40Zoai:uepg.br:article/13666Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T11:29:40Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER |
title |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER |
spellingShingle |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER Baranoski Pereira, Francine Relação do homem com o saber Conhecimento Epistemologia |
title_short |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER |
title_full |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER |
title_fullStr |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER |
title_full_unstemmed |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER |
title_sort |
CHARLOT E DURKHEIM: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SABER |
author |
Baranoski Pereira, Francine |
author_facet |
Baranoski Pereira, Francine Pereira, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baranoski Pereira, Francine Pereira, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação do homem com o saber Conhecimento Epistemologia |
topic |
Relação do homem com o saber Conhecimento Epistemologia |
description |
Este artigo apresenta reflexões sobre a relação do homem com o saber nas perspectivas de Émile Durkheim (1978, 2006, 2011) e Bernard Charlot (2000, 2001, 2005). O objetivo é refletir e discutir a respeito das teorias epistemológicas destes autores sobre a construção do saber e sua relação nos diversos contextos: educacional, familiar e social. Esta discussão tem caráter multidisciplinar e tem a intenção de provocar reflexões em estudiosos que se interessem pela construção do conhecimento em diferentes contextos. A abordagem metodológica, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, parte-se de um enfoque argumentativo de caráter bibliográfico. Nossos resultados apontam que as teorias aqui apresentadas, configuram-se, como obras inspiradoras, de leituras muito relevantes para o pensar contemporâneo da educação, bem como para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre as principais contribuições da teoria durkheimiana, destacamos, ainda que dentro de uma perspectiva funcionalista, o enaltecimento da educação no âmbito humano e social. As contribuições de Charlot destacam-se com mais força, por tratar-se de um teórico contemporâneo que analisa o campo da educação sob múltiplos enfoques. Os aspectos mais relevantes de sua teoria residem em uma sociologia do sujeito ao pensar os alunos como seres sociais, humanos e singulares, que aprendem além dos muros da escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0012 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666/209209210945 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666/209209216073 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666/209209216074 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13666/209209216179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Francine Baranoski Pereira, Ana Lúcia Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Francine Baranoski Pereira, Ana Lúcia Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 161-169 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 161-169 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 161-169 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 161-169 Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 161-169 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496758894592 |