Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nelly Narcizo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886
Resumo: O presente artigo objetiva refletir acerca das relações possíveis e pertinentes entre o estágio curricular supervisionado na educação infantil e o paradigma da educação inclusiva. Deste modo, retoma aspectos da trajetória da educação infantil na realidade brasileira, discute elementos próprios à concepção de educação inclusiva, apresenta elementos que compõem a prática de estágio supervisionado a partir do entendimento de que é uma disciplina de concreta relevância para uma formação inicial de qualidade; e, por fim, associa tais eixos de discussão, propondo que a prática de estágio curricular supervisionado na educação infantil conjugue em seu desenvolver elementos da educação inclusiva, destacando possibilidades e desafios desta perspectiva, entendendo-a como parte do cotidiano da realidade docente.
id UEPG-31_7d7b9ab114ae34f048a618f0aa689b46
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13886
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes Estágio curricular supervisionado. Educação infantil. Educação inclusiva.Supervised internship. Children’s education. Inclusive Education.Prácticas curriculares supervisadas. Educación Infantil. Educación inclusiva.O presente artigo objetiva refletir acerca das relações possíveis e pertinentes entre o estágio curricular supervisionado na educação infantil e o paradigma da educação inclusiva. Deste modo, retoma aspectos da trajetória da educação infantil na realidade brasileira, discute elementos próprios à concepção de educação inclusiva, apresenta elementos que compõem a prática de estágio supervisionado a partir do entendimento de que é uma disciplina de concreta relevância para uma formação inicial de qualidade; e, por fim, associa tais eixos de discussão, propondo que a prática de estágio curricular supervisionado na educação infantil conjugue em seu desenvolver elementos da educação inclusiva, destacando possibilidades e desafios desta perspectiva, entendendo-a como parte do cotidiano da realidade docente.Editora UEPG2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388610.5212/OlharProfr.v.22.0004Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-15Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-151984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209212719https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209215946https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209215947https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209216121Copyright (c) 2019 Nelly Narcizo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nelly Narcizo de2022-05-17T17:15:49Zoai:uepg.br:article/13886Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:15:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
title Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
spellingShingle Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
Souza, Nelly Narcizo de
Estágio curricular supervisionado. Educação infantil. Educação inclusiva.
Supervised internship. Children’s education. Inclusive Education.
Prácticas curriculares supervisadas. Educación Infantil. Educación inclusiva.
title_short Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
title_full Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
title_fullStr Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
title_full_unstemmed Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
title_sort Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
author Souza, Nelly Narcizo de
author_facet Souza, Nelly Narcizo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nelly Narcizo de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado. Educação infantil. Educação inclusiva.
Supervised internship. Children’s education. Inclusive Education.
Prácticas curriculares supervisadas. Educación Infantil. Educación inclusiva.
topic Estágio curricular supervisionado. Educação infantil. Educação inclusiva.
Supervised internship. Children’s education. Inclusive Education.
Prácticas curriculares supervisadas. Educación Infantil. Educación inclusiva.
description O presente artigo objetiva refletir acerca das relações possíveis e pertinentes entre o estágio curricular supervisionado na educação infantil e o paradigma da educação inclusiva. Deste modo, retoma aspectos da trajetória da educação infantil na realidade brasileira, discute elementos próprios à concepção de educação inclusiva, apresenta elementos que compõem a prática de estágio supervisionado a partir do entendimento de que é uma disciplina de concreta relevância para uma formação inicial de qualidade; e, por fim, associa tais eixos de discussão, propondo que a prática de estágio curricular supervisionado na educação infantil conjugue em seu desenvolver elementos da educação inclusiva, destacando possibilidades e desafios desta perspectiva, entendendo-a como parte do cotidiano da realidade docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
PDF Text
Texto PDF
Texto PDF
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886
10.5212/OlharProfr.v.22.0004
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.22.0004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209212719
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209215946
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209215947
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209216121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Nelly Narcizo de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Nelly Narcizo de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-15
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15
Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496785108992