Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886 |
Resumo: | O presente artigo objetiva refletir acerca das relações possíveis e pertinentes entre o estágio curricular supervisionado na educação infantil e o paradigma da educação inclusiva. Deste modo, retoma aspectos da trajetória da educação infantil na realidade brasileira, discute elementos próprios à concepção de educação inclusiva, apresenta elementos que compõem a prática de estágio supervisionado a partir do entendimento de que é uma disciplina de concreta relevância para uma formação inicial de qualidade; e, por fim, associa tais eixos de discussão, propondo que a prática de estágio curricular supervisionado na educação infantil conjugue em seu desenvolver elementos da educação inclusiva, destacando possibilidades e desafios desta perspectiva, entendendo-a como parte do cotidiano da realidade docente. |
id |
UEPG-31_7d7b9ab114ae34f048a618f0aa689b46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/13886 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes Estágio curricular supervisionado. Educação infantil. Educação inclusiva.Supervised internship. Children’s education. Inclusive Education.Prácticas curriculares supervisadas. Educación Infantil. Educación inclusiva.O presente artigo objetiva refletir acerca das relações possíveis e pertinentes entre o estágio curricular supervisionado na educação infantil e o paradigma da educação inclusiva. Deste modo, retoma aspectos da trajetória da educação infantil na realidade brasileira, discute elementos próprios à concepção de educação inclusiva, apresenta elementos que compõem a prática de estágio supervisionado a partir do entendimento de que é uma disciplina de concreta relevância para uma formação inicial de qualidade; e, por fim, associa tais eixos de discussão, propondo que a prática de estágio curricular supervisionado na educação infantil conjugue em seu desenvolver elementos da educação inclusiva, destacando possibilidades e desafios desta perspectiva, entendendo-a como parte do cotidiano da realidade docente.Editora UEPG2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388610.5212/OlharProfr.v.22.0004Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-15Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-151984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209212719https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209215946https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209215947https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209216121Copyright (c) 2019 Nelly Narcizo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nelly Narcizo de2022-05-17T17:15:49Zoai:uepg.br:article/13886Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:15:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes |
title |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes |
spellingShingle |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes Souza, Nelly Narcizo de Estágio curricular supervisionado. Educação infantil. Educação inclusiva. Supervised internship. Children’s education. Inclusive Education. Prácticas curriculares supervisadas. Educación Infantil. Educación inclusiva. |
title_short |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes |
title_full |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes |
title_fullStr |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes |
title_full_unstemmed |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes |
title_sort |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil e o paradigma da educação inclusiva: relações e reflexões pertinentes |
author |
Souza, Nelly Narcizo de |
author_facet |
Souza, Nelly Narcizo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Nelly Narcizo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado. Educação infantil. Educação inclusiva. Supervised internship. Children’s education. Inclusive Education. Prácticas curriculares supervisadas. Educación Infantil. Educación inclusiva. |
topic |
Estágio curricular supervisionado. Educação infantil. Educação inclusiva. Supervised internship. Children’s education. Inclusive Education. Prácticas curriculares supervisadas. Educación Infantil. Educación inclusiva. |
description |
O presente artigo objetiva refletir acerca das relações possíveis e pertinentes entre o estágio curricular supervisionado na educação infantil e o paradigma da educação inclusiva. Deste modo, retoma aspectos da trajetória da educação infantil na realidade brasileira, discute elementos próprios à concepção de educação inclusiva, apresenta elementos que compõem a prática de estágio supervisionado a partir do entendimento de que é uma disciplina de concreta relevância para uma formação inicial de qualidade; e, por fim, associa tais eixos de discussão, propondo que a prática de estágio curricular supervisionado na educação infantil conjugue em seu desenvolver elementos da educação inclusiva, destacando possibilidades e desafios desta perspectiva, entendendo-a como parte do cotidiano da realidade docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion PDF Text Texto PDF Texto PDF |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886 10.5212/OlharProfr.v.22.0004 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.22.0004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209212719 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209215946 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209215947 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13886/209209216121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Nelly Narcizo de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Nelly Narcizo de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-15 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15 Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-15 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496785108992 |