A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Robson Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490
Resumo: O presente artigo foi elaborado com base em estudo desenvolvido a partir de uma experiência efetivada por meio de uma prática de auto-avaliação realizada com alunos da disciplina Fundamentos da Educação, no Curso de Especialização em Docência Superior, da FAESPI (Faculdade de Ensino Superior do Piauí), instituição localizada em Teresina - PI. O estudo constou da análise do discurso de uma amostra de textos auto- avaliados produzidos por alunos do curso, selecionados e organizados em três blocos, de acordo com a participação dos alunos nas aulas e nas discussões, em um processo que teve início no primeiro dia aula, preparando-se os alunos e expondo de forma clara o objetivo que se pretendia alcançar. Fundamentado teoricamente por autores que têm uma vasta produção no campo da avaliação educacional (BLOOM, 1983; HOFFMANN, 1998; SANT’ANNA, 1995) e apresentando um sucinto passeio pela teoria da Análise do Discurso (LUKE, 2003; ORLANDI, 2005), o estudo remete ao entendimento de que uma prática de auto-avaliação, desde que orientada de forma clara em seus objetivos e finalidades, pode contribuir significativamente na aprendizagem e no crescimento pessoal dos alunos.
id UEPG-31_9dbbf12e9c4bf82cbceb03f7b7713770
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1490
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSUAuto-avaliaçãoAvaliação participativaAnálise do discurso O presente artigo foi elaborado com base em estudo desenvolvido a partir de uma experiência efetivada por meio de uma prática de auto-avaliação realizada com alunos da disciplina Fundamentos da Educação, no Curso de Especialização em Docência Superior, da FAESPI (Faculdade de Ensino Superior do Piauí), instituição localizada em Teresina - PI. O estudo constou da análise do discurso de uma amostra de textos auto- avaliados produzidos por alunos do curso, selecionados e organizados em três blocos, de acordo com a participação dos alunos nas aulas e nas discussões, em um processo que teve início no primeiro dia aula, preparando-se os alunos e expondo de forma clara o objetivo que se pretendia alcançar. Fundamentado teoricamente por autores que têm uma vasta produção no campo da avaliação educacional (BLOOM, 1983; HOFFMANN, 1998; SANT’ANNA, 1995) e apresentando um sucinto passeio pela teoria da Análise do Discurso (LUKE, 2003; ORLANDI, 2005), o estudo remete ao entendimento de que uma prática de auto-avaliação, desde que orientada de forma clara em seus objetivos e finalidades, pode contribuir significativamente na aprendizagem e no crescimento pessoal dos alunos.Editora UEPG2009-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490/1135da Silva, Robson Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:56:06Zoai:uepg.br:article/1490Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:56:06Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
title A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
spellingShingle A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
da Silva, Robson Carlos
Auto-avaliação
Avaliação participativa
Análise do discurso
title_short A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
title_full A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
title_fullStr A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
title_full_unstemmed A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
title_sort A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
author da Silva, Robson Carlos
author_facet da Silva, Robson Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Robson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-avaliação
Avaliação participativa
Análise do discurso
topic Auto-avaliação
Avaliação participativa
Análise do discurso
description O presente artigo foi elaborado com base em estudo desenvolvido a partir de uma experiência efetivada por meio de uma prática de auto-avaliação realizada com alunos da disciplina Fundamentos da Educação, no Curso de Especialização em Docência Superior, da FAESPI (Faculdade de Ensino Superior do Piauí), instituição localizada em Teresina - PI. O estudo constou da análise do discurso de uma amostra de textos auto- avaliados produzidos por alunos do curso, selecionados e organizados em três blocos, de acordo com a participação dos alunos nas aulas e nas discussões, em um processo que teve início no primeiro dia aula, preparando-se os alunos e expondo de forma clara o objetivo que se pretendia alcançar. Fundamentado teoricamente por autores que têm uma vasta produção no campo da avaliação educacional (BLOOM, 1983; HOFFMANN, 1998; SANT’ANNA, 1995) e apresentando um sucinto passeio pela teoria da Análise do Discurso (LUKE, 2003; ORLANDI, 2005), o estudo remete ao entendimento de que uma prática de auto-avaliação, desde que orientada de forma clara em seus objetivos e finalidades, pode contribuir significativamente na aprendizagem e no crescimento pessoal dos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490/1135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495367434240