A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490 |
Resumo: | O presente artigo foi elaborado com base em estudo desenvolvido a partir de uma experiência efetivada por meio de uma prática de auto-avaliação realizada com alunos da disciplina Fundamentos da Educação, no Curso de Especialização em Docência Superior, da FAESPI (Faculdade de Ensino Superior do Piauí), instituição localizada em Teresina - PI. O estudo constou da análise do discurso de uma amostra de textos auto- avaliados produzidos por alunos do curso, selecionados e organizados em três blocos, de acordo com a participação dos alunos nas aulas e nas discussões, em um processo que teve início no primeiro dia aula, preparando-se os alunos e expondo de forma clara o objetivo que se pretendia alcançar. Fundamentado teoricamente por autores que têm uma vasta produção no campo da avaliação educacional (BLOOM, 1983; HOFFMANN, 1998; SANT’ANNA, 1995) e apresentando um sucinto passeio pela teoria da Análise do Discurso (LUKE, 2003; ORLANDI, 2005), o estudo remete ao entendimento de que uma prática de auto-avaliação, desde que orientada de forma clara em seus objetivos e finalidades, pode contribuir significativamente na aprendizagem e no crescimento pessoal dos alunos. |
id |
UEPG-31_9dbbf12e9c4bf82cbceb03f7b7713770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1490 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSUAuto-avaliaçãoAvaliação participativaAnálise do discurso O presente artigo foi elaborado com base em estudo desenvolvido a partir de uma experiência efetivada por meio de uma prática de auto-avaliação realizada com alunos da disciplina Fundamentos da Educação, no Curso de Especialização em Docência Superior, da FAESPI (Faculdade de Ensino Superior do Piauí), instituição localizada em Teresina - PI. O estudo constou da análise do discurso de uma amostra de textos auto- avaliados produzidos por alunos do curso, selecionados e organizados em três blocos, de acordo com a participação dos alunos nas aulas e nas discussões, em um processo que teve início no primeiro dia aula, preparando-se os alunos e expondo de forma clara o objetivo que se pretendia alcançar. Fundamentado teoricamente por autores que têm uma vasta produção no campo da avaliação educacional (BLOOM, 1983; HOFFMANN, 1998; SANT’ANNA, 1995) e apresentando um sucinto passeio pela teoria da Análise do Discurso (LUKE, 2003; ORLANDI, 2005), o estudo remete ao entendimento de que uma prática de auto-avaliação, desde que orientada de forma clara em seus objetivos e finalidades, pode contribuir significativamente na aprendizagem e no crescimento pessoal dos alunos.Editora UEPG2009-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490/1135da Silva, Robson Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:56:06Zoai:uepg.br:article/1490Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:56:06Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU |
title |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU |
spellingShingle |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU da Silva, Robson Carlos Auto-avaliação Avaliação participativa Análise do discurso |
title_short |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU |
title_full |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU |
title_fullStr |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU |
title_full_unstemmed |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU |
title_sort |
A AUTO-AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU |
author |
da Silva, Robson Carlos |
author_facet |
da Silva, Robson Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Robson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-avaliação Avaliação participativa Análise do discurso |
topic |
Auto-avaliação Avaliação participativa Análise do discurso |
description |
O presente artigo foi elaborado com base em estudo desenvolvido a partir de uma experiência efetivada por meio de uma prática de auto-avaliação realizada com alunos da disciplina Fundamentos da Educação, no Curso de Especialização em Docência Superior, da FAESPI (Faculdade de Ensino Superior do Piauí), instituição localizada em Teresina - PI. O estudo constou da análise do discurso de uma amostra de textos auto- avaliados produzidos por alunos do curso, selecionados e organizados em três blocos, de acordo com a participação dos alunos nas aulas e nas discussões, em um processo que teve início no primeiro dia aula, preparando-se os alunos e expondo de forma clara o objetivo que se pretendia alcançar. Fundamentado teoricamente por autores que têm uma vasta produção no campo da avaliação educacional (BLOOM, 1983; HOFFMANN, 1998; SANT’ANNA, 1995) e apresentando um sucinto passeio pela teoria da Análise do Discurso (LUKE, 2003; ORLANDI, 2005), o estudo remete ao entendimento de que uma prática de auto-avaliação, desde que orientada de forma clara em seus objetivos e finalidades, pode contribuir significativamente na aprendizagem e no crescimento pessoal dos alunos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1490/1135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007) Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495367434240 |