In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostetto, Luciana Esmeralda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maia, Marta Nidia Varella Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935
Resumo: Entre os desafios implicados no ofício de fazer formação docente para a Educação Infantil, este artigo fala de olhares e de possibilidades. Toma como pressuposto que construir um olhar sensível, comprometido com as crianças, é um imenso e necessário aprendizado para o profissional da Educação Infantil. Além disso, considera que observar, interpelar o real, registrar, para gerar reflexões e análises que rompam com o enquadramento determinista da realidade, são ações que contribuem para o estagiário-professor em formação apreender (lições sobre) o ofício da docência. Mirando possibilidades, este texto pretende compartilhar questões e proposições articuladas no processo de acompanhar e orientar estudantes no estágio curricular em Educação Infantil do curso de Pedagogia. Na narrativa constituída, as vozes de estudantes-estagiários são também visibilizadas, de forma a contribuir para amplificar sentidos e reafirmar caminhos nos quais a centralidade do olhar sensível, e seu aprendizado, projeta-se como essencialidade.
id UEPG-31_c1ff85b46c3dd1134f93085498cf6b81
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13935
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling In the paths of the teaching internship: (re-)learning to lookEn los caminos de las prácticas docentes: (re)aprender a mirar Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olharEducação infantil. Estágio docente. Observação e registro.Early Childhood Education. Teaching internship. Observation and record.Educación infantil. Práctica docente. Observación y registro.Entre os desafios implicados no ofício de fazer formação docente para a Educação Infantil, este artigo fala de olhares e de possibilidades. Toma como pressuposto que construir um olhar sensível, comprometido com as crianças, é um imenso e necessário aprendizado para o profissional da Educação Infantil. Além disso, considera que observar, interpelar o real, registrar, para gerar reflexões e análises que rompam com o enquadramento determinista da realidade, são ações que contribuem para o estagiário-professor em formação apreender (lições sobre) o ofício da docência. Mirando possibilidades, este texto pretende compartilhar questões e proposições articuladas no processo de acompanhar e orientar estudantes no estágio curricular em Educação Infantil do curso de Pedagogia. Na narrativa constituída, as vozes de estudantes-estagiários são também visibilizadas, de forma a contribuir para amplificar sentidos e reafirmar caminhos nos quais a centralidade do olhar sensível, e seu aprendizado, projeta-se como essencialidade.Editora UEPG2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1393510.5212/OlharProfr.v.22.0005Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-141984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209212718https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209215942https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209215943https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209216119Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOstetto, Luciana EsmeraldaMaia, Marta Nidia Varella Gomes2022-05-17T17:15:30Zoai:uepg.br:article/13935Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:15:30Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
En los caminos de las prácticas docentes: (re)aprender a mirar
Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar
title In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
spellingShingle In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
Ostetto, Luciana Esmeralda
Educação infantil. Estágio docente. Observação e registro.
Early Childhood Education. Teaching internship. Observation and record.
Educación infantil. Práctica docente. Observación y registro.
title_short In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
title_full In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
title_fullStr In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
title_full_unstemmed In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
title_sort In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
author Ostetto, Luciana Esmeralda
author_facet Ostetto, Luciana Esmeralda
Maia, Marta Nidia Varella Gomes
author_role author
author2 Maia, Marta Nidia Varella Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
Maia, Marta Nidia Varella Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Estágio docente. Observação e registro.
Early Childhood Education. Teaching internship. Observation and record.
Educación infantil. Práctica docente. Observación y registro.
topic Educação infantil. Estágio docente. Observação e registro.
Early Childhood Education. Teaching internship. Observation and record.
Educación infantil. Práctica docente. Observación y registro.
description Entre os desafios implicados no ofício de fazer formação docente para a Educação Infantil, este artigo fala de olhares e de possibilidades. Toma como pressuposto que construir um olhar sensível, comprometido com as crianças, é um imenso e necessário aprendizado para o profissional da Educação Infantil. Além disso, considera que observar, interpelar o real, registrar, para gerar reflexões e análises que rompam com o enquadramento determinista da realidade, são ações que contribuem para o estagiário-professor em formação apreender (lições sobre) o ofício da docência. Mirando possibilidades, este texto pretende compartilhar questões e proposições articuladas no processo de acompanhar e orientar estudantes no estágio curricular em Educação Infantil do curso de Pedagogia. Na narrativa constituída, as vozes de estudantes-estagiários são também visibilizadas, de forma a contribuir para amplificar sentidos e reafirmar caminhos nos quais a centralidade do olhar sensível, e seu aprendizado, projeta-se como essencialidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
PDF Text
Texto PDF
Texto PDF
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935
10.5212/OlharProfr.v.22.0005
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.22.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209212718
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209215942
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209215943
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209216119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496837537792