In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935 |
Resumo: | Entre os desafios implicados no ofício de fazer formação docente para a Educação Infantil, este artigo fala de olhares e de possibilidades. Toma como pressuposto que construir um olhar sensível, comprometido com as crianças, é um imenso e necessário aprendizado para o profissional da Educação Infantil. Além disso, considera que observar, interpelar o real, registrar, para gerar reflexões e análises que rompam com o enquadramento determinista da realidade, são ações que contribuem para o estagiário-professor em formação apreender (lições sobre) o ofício da docência. Mirando possibilidades, este texto pretende compartilhar questões e proposições articuladas no processo de acompanhar e orientar estudantes no estágio curricular em Educação Infantil do curso de Pedagogia. Na narrativa constituída, as vozes de estudantes-estagiários são também visibilizadas, de forma a contribuir para amplificar sentidos e reafirmar caminhos nos quais a centralidade do olhar sensível, e seu aprendizado, projeta-se como essencialidade. |
id |
UEPG-31_c1ff85b46c3dd1134f93085498cf6b81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/13935 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to lookEn los caminos de las prácticas docentes: (re)aprender a mirar Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olharEducação infantil. Estágio docente. Observação e registro.Early Childhood Education. Teaching internship. Observation and record.Educación infantil. Práctica docente. Observación y registro.Entre os desafios implicados no ofício de fazer formação docente para a Educação Infantil, este artigo fala de olhares e de possibilidades. Toma como pressuposto que construir um olhar sensível, comprometido com as crianças, é um imenso e necessário aprendizado para o profissional da Educação Infantil. Além disso, considera que observar, interpelar o real, registrar, para gerar reflexões e análises que rompam com o enquadramento determinista da realidade, são ações que contribuem para o estagiário-professor em formação apreender (lições sobre) o ofício da docência. Mirando possibilidades, este texto pretende compartilhar questões e proposições articuladas no processo de acompanhar e orientar estudantes no estágio curricular em Educação Infantil do curso de Pedagogia. Na narrativa constituída, as vozes de estudantes-estagiários são também visibilizadas, de forma a contribuir para amplificar sentidos e reafirmar caminhos nos quais a centralidade do olhar sensível, e seu aprendizado, projeta-se como essencialidade.Editora UEPG2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1393510.5212/OlharProfr.v.22.0005Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-141984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209212718https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209215942https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209215943https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209216119Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOstetto, Luciana EsmeraldaMaia, Marta Nidia Varella Gomes2022-05-17T17:15:30Zoai:uepg.br:article/13935Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:15:30Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look En los caminos de las prácticas docentes: (re)aprender a mirar Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar |
title |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look |
spellingShingle |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look Ostetto, Luciana Esmeralda Educação infantil. Estágio docente. Observação e registro. Early Childhood Education. Teaching internship. Observation and record. Educación infantil. Práctica docente. Observación y registro. |
title_short |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look |
title_full |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look |
title_fullStr |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look |
title_full_unstemmed |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look |
title_sort |
In the paths of the teaching internship: (re-)learning to look |
author |
Ostetto, Luciana Esmeralda |
author_facet |
Ostetto, Luciana Esmeralda Maia, Marta Nidia Varella Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Marta Nidia Varella Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostetto, Luciana Esmeralda Maia, Marta Nidia Varella Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Estágio docente. Observação e registro. Early Childhood Education. Teaching internship. Observation and record. Educación infantil. Práctica docente. Observación y registro. |
topic |
Educação infantil. Estágio docente. Observação e registro. Early Childhood Education. Teaching internship. Observation and record. Educación infantil. Práctica docente. Observación y registro. |
description |
Entre os desafios implicados no ofício de fazer formação docente para a Educação Infantil, este artigo fala de olhares e de possibilidades. Toma como pressuposto que construir um olhar sensível, comprometido com as crianças, é um imenso e necessário aprendizado para o profissional da Educação Infantil. Além disso, considera que observar, interpelar o real, registrar, para gerar reflexões e análises que rompam com o enquadramento determinista da realidade, são ações que contribuem para o estagiário-professor em formação apreender (lições sobre) o ofício da docência. Mirando possibilidades, este texto pretende compartilhar questões e proposições articuladas no processo de acompanhar e orientar estudantes no estágio curricular em Educação Infantil do curso de Pedagogia. Na narrativa constituída, as vozes de estudantes-estagiários são também visibilizadas, de forma a contribuir para amplificar sentidos e reafirmar caminhos nos quais a centralidade do olhar sensível, e seu aprendizado, projeta-se como essencialidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion PDF Text Texto PDF Texto PDF |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935 10.5212/OlharProfr.v.22.0005 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.22.0005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209212718 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209215942 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209215943 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935/209209216119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14 Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496837537792 |