Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cassiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201
Resumo: Este texto tem por objetivo compartilhar experiências vivenciadas na disciplina de estágio 6 EST 613 (Estágio Supervisionado na Educação Infantil) da Universidade Estadual de Londrina, localizada no norte do Paraná – Brasil. A questão norteadora está relacionada à superação do espontaneísmo nas ações pedagógicas para um trabalho intencionalmente planejado por meio da apropriação teórica por parte do/a estagiário/a. Além de situar o contexto do estágio, o texto reflete uma prática vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina em parceria com a Universidade durante o período de estágio. A metodologia se deu por meio da observação, análise dos dizeres dos envolvidos e apreciação dos desenhos das crianças de quatro a cinco anos de idade. Os resultados revelaram a importância do estágio para a construção da profissão docente e, ainda, a relevância da intervenção intencional por parte dos adultos no processo de aprendizagem das crianças.  
id UEPG-31_cb96eda63bdbf5a15b087d1122dada15
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14201
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood educationPrácticas docentes: superación del espontaneismo y docencia en la educación infantilEstágio: superação do espontaneísmo e docência na Educação InfantilEstágio. Formação de Professores. Educação Infantil.Internship. Teacher training. Early Child Education.Prácticas docentes. Formación de profesores. Educación infantil.Este texto tem por objetivo compartilhar experiências vivenciadas na disciplina de estágio 6 EST 613 (Estágio Supervisionado na Educação Infantil) da Universidade Estadual de Londrina, localizada no norte do Paraná – Brasil. A questão norteadora está relacionada à superação do espontaneísmo nas ações pedagógicas para um trabalho intencionalmente planejado por meio da apropriação teórica por parte do/a estagiário/a. Além de situar o contexto do estágio, o texto reflete uma prática vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina em parceria com a Universidade durante o período de estágio. A metodologia se deu por meio da observação, análise dos dizeres dos envolvidos e apreciação dos desenhos das crianças de quatro a cinco anos de idade. Os resultados revelaram a importância do estágio para a construção da profissão docente e, ainda, a relevância da intervenção intencional por parte dos adultos no processo de aprendizagem das crianças.  Editora UEPG2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1420110.5212/OlharProfr.v.22.0006Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-141984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209212722https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209215950https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209215951https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209216123Copyright (c) 2019 Cassiana Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Cassiana2022-05-17T17:14:35Zoai:uepg.br:article/14201Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:14:35Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
Prácticas docentes: superación del espontaneismo y docencia en la educación infantil
Estágio: superação do espontaneísmo e docência na Educação Infantil
title Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
spellingShingle Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
Magalhães, Cassiana
Estágio. Formação de Professores. Educação Infantil.
Internship. Teacher training. Early Child Education.
Prácticas docentes. Formación de profesores. Educación infantil.
title_short Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
title_full Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
title_fullStr Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
title_full_unstemmed Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
title_sort Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
author Magalhães, Cassiana
author_facet Magalhães, Cassiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Cassiana
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio. Formação de Professores. Educação Infantil.
Internship. Teacher training. Early Child Education.
Prácticas docentes. Formación de profesores. Educación infantil.
topic Estágio. Formação de Professores. Educação Infantil.
Internship. Teacher training. Early Child Education.
Prácticas docentes. Formación de profesores. Educación infantil.
description Este texto tem por objetivo compartilhar experiências vivenciadas na disciplina de estágio 6 EST 613 (Estágio Supervisionado na Educação Infantil) da Universidade Estadual de Londrina, localizada no norte do Paraná – Brasil. A questão norteadora está relacionada à superação do espontaneísmo nas ações pedagógicas para um trabalho intencionalmente planejado por meio da apropriação teórica por parte do/a estagiário/a. Além de situar o contexto do estágio, o texto reflete uma prática vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina em parceria com a Universidade durante o período de estágio. A metodologia se deu por meio da observação, análise dos dizeres dos envolvidos e apreciação dos desenhos das crianças de quatro a cinco anos de idade. Os resultados revelaram a importância do estágio para a construção da profissão docente e, ainda, a relevância da intervenção intencional por parte dos adultos no processo de aprendizagem das crianças.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
PDF Text
Texto PDF
Texto PDF
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201
10.5212/OlharProfr.v.22.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.22.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209212722
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209215950
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209215951
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209216123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cassiana Magalhães
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cassiana Magalhães
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496871092224