Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo compartilhar experiências vivenciadas na disciplina de estágio 6 EST 613 (Estágio Supervisionado na Educação Infantil) da Universidade Estadual de Londrina, localizada no norte do Paraná – Brasil. A questão norteadora está relacionada à superação do espontaneísmo nas ações pedagógicas para um trabalho intencionalmente planejado por meio da apropriação teórica por parte do/a estagiário/a. Além de situar o contexto do estágio, o texto reflete uma prática vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina em parceria com a Universidade durante o período de estágio. A metodologia se deu por meio da observação, análise dos dizeres dos envolvidos e apreciação dos desenhos das crianças de quatro a cinco anos de idade. Os resultados revelaram a importância do estágio para a construção da profissão docente e, ainda, a relevância da intervenção intencional por parte dos adultos no processo de aprendizagem das crianças. |
id |
UEPG-31_cb96eda63bdbf5a15b087d1122dada15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/14201 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood educationPrácticas docentes: superación del espontaneismo y docencia en la educación infantilEstágio: superação do espontaneísmo e docência na Educação InfantilEstágio. Formação de Professores. Educação Infantil.Internship. Teacher training. Early Child Education.Prácticas docentes. Formación de profesores. Educación infantil.Este texto tem por objetivo compartilhar experiências vivenciadas na disciplina de estágio 6 EST 613 (Estágio Supervisionado na Educação Infantil) da Universidade Estadual de Londrina, localizada no norte do Paraná – Brasil. A questão norteadora está relacionada à superação do espontaneísmo nas ações pedagógicas para um trabalho intencionalmente planejado por meio da apropriação teórica por parte do/a estagiário/a. Além de situar o contexto do estágio, o texto reflete uma prática vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina em parceria com a Universidade durante o período de estágio. A metodologia se deu por meio da observação, análise dos dizeres dos envolvidos e apreciação dos desenhos das crianças de quatro a cinco anos de idade. Os resultados revelaram a importância do estágio para a construção da profissão docente e, ainda, a relevância da intervenção intencional por parte dos adultos no processo de aprendizagem das crianças. Editora UEPG2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1420110.5212/OlharProfr.v.22.0006Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-141984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209212722https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209215950https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209215951https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209216123Copyright (c) 2019 Cassiana Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Cassiana2022-05-17T17:14:35Zoai:uepg.br:article/14201Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:14:35Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education Prácticas docentes: superación del espontaneismo y docencia en la educación infantil Estágio: superação do espontaneísmo e docência na Educação Infantil |
title |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education |
spellingShingle |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education Magalhães, Cassiana Estágio. Formação de Professores. Educação Infantil. Internship. Teacher training. Early Child Education. Prácticas docentes. Formación de profesores. Educación infantil. |
title_short |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education |
title_full |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education |
title_fullStr |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education |
title_full_unstemmed |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education |
title_sort |
Internship: overcoming spontaneity and teaching in early childhood education |
author |
Magalhães, Cassiana |
author_facet |
Magalhães, Cassiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Cassiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio. Formação de Professores. Educação Infantil. Internship. Teacher training. Early Child Education. Prácticas docentes. Formación de profesores. Educación infantil. |
topic |
Estágio. Formação de Professores. Educação Infantil. Internship. Teacher training. Early Child Education. Prácticas docentes. Formación de profesores. Educación infantil. |
description |
Este texto tem por objetivo compartilhar experiências vivenciadas na disciplina de estágio 6 EST 613 (Estágio Supervisionado na Educação Infantil) da Universidade Estadual de Londrina, localizada no norte do Paraná – Brasil. A questão norteadora está relacionada à superação do espontaneísmo nas ações pedagógicas para um trabalho intencionalmente planejado por meio da apropriação teórica por parte do/a estagiário/a. Além de situar o contexto do estágio, o texto reflete uma prática vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina em parceria com a Universidade durante o período de estágio. A metodologia se deu por meio da observação, análise dos dizeres dos envolvidos e apreciação dos desenhos das crianças de quatro a cinco anos de idade. Os resultados revelaram a importância do estágio para a construção da profissão docente e, ainda, a relevância da intervenção intencional por parte dos adultos no processo de aprendizagem das crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion PDF Text Texto PDF Texto PDF |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201 10.5212/OlharProfr.v.22.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.22.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209212722 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209215950 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209215951 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201/209209216123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cassiana Magalhães info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cassiana Magalhães |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14 Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14 Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496871092224 |