PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Regiane Matozo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kataoka, Adriana Massaê, Affonso, Ana Lucia Suriani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187
Resumo: A presente pesquisa investigou a percepção de professores de Ciências e Biologia da educação básicade três escolas públicas do estado do Paraná sobre as questões ambientais e as Diretrizes Curriculares Nacionaisda Educação Ambiental (DCNEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. Utilizou-se deentrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de informações. Verificou-se que a dimensão maisevidenciada pelos professores foi a pragmática. Em relação às DCNEA, os professores demonstraram falta deaprofundamento em seu conteúdo, sem terem lido o documento na íntegra. Essas informações são preocupantes,pois a falta de criticidade associada à temática ambiental pelos professores refletirá em suas práticas escolares.
id UEPG-31_ee9218dd3083174ec673eaf243e515e5
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14187
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTALEducadores. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental.A presente pesquisa investigou a percepção de professores de Ciências e Biologia da educação básicade três escolas públicas do estado do Paraná sobre as questões ambientais e as Diretrizes Curriculares Nacionaisda Educação Ambiental (DCNEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. Utilizou-se deentrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de informações. Verificou-se que a dimensão maisevidenciada pelos professores foi a pragmática. Em relação às DCNEA, os professores demonstraram falta deaprofundamento em seu conteúdo, sem terem lido o documento na íntegra. Essas informações são preocupantes,pois a falta de criticidade associada à temática ambiental pelos professores refletirá em suas práticas escolares.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418710.5212/OlharProfr.v.21i2.0005Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 241 - 253Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 241 - 253Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 241 - 253Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 241 - 253Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 241 - 2531984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209211293https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216001https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216002https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216157Copyright (c) 2019 Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Regiane MatozoKataoka, Adriana MassaêAffonso, Ana Lucia Suriani2022-03-19T20:09:58Zoai:uepg.br:article/14187Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:09:58Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Fernandes, Regiane Matozo
Educadores. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental.
title_short PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Fernandes, Regiane Matozo
author_facet Fernandes, Regiane Matozo
Kataoka, Adriana Massaê
Affonso, Ana Lucia Suriani
author_role author
author2 Kataoka, Adriana Massaê
Affonso, Ana Lucia Suriani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Regiane Matozo
Kataoka, Adriana Massaê
Affonso, Ana Lucia Suriani
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental.
topic Educadores. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental.
description A presente pesquisa investigou a percepção de professores de Ciências e Biologia da educação básicade três escolas públicas do estado do Paraná sobre as questões ambientais e as Diretrizes Curriculares Nacionaisda Educação Ambiental (DCNEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. Utilizou-se deentrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de informações. Verificou-se que a dimensão maisevidenciada pelos professores foi a pragmática. Em relação às DCNEA, os professores demonstraram falta deaprofundamento em seu conteúdo, sem terem lido o documento na íntegra. Essas informações são preocupantes,pois a falta de criticidade associada à temática ambiental pelos professores refletirá em suas práticas escolares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0005
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209211293
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216001
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216002
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 241 - 253
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 241 - 253
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 241 - 253
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 241 - 253
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 241 - 253
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496850120704