PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou a percepção de professores de Ciências e Biologia da educação básicade três escolas públicas do estado do Paraná sobre as questões ambientais e as Diretrizes Curriculares Nacionaisda Educação Ambiental (DCNEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. Utilizou-se deentrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de informações. Verificou-se que a dimensão maisevidenciada pelos professores foi a pragmática. Em relação às DCNEA, os professores demonstraram falta deaprofundamento em seu conteúdo, sem terem lido o documento na íntegra. Essas informações são preocupantes,pois a falta de criticidade associada à temática ambiental pelos professores refletirá em suas práticas escolares. |
id |
UEPG-31_ee9218dd3083174ec673eaf243e515e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/14187 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTALEducadores. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental.A presente pesquisa investigou a percepção de professores de Ciências e Biologia da educação básicade três escolas públicas do estado do Paraná sobre as questões ambientais e as Diretrizes Curriculares Nacionaisda Educação Ambiental (DCNEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. Utilizou-se deentrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de informações. Verificou-se que a dimensão maisevidenciada pelos professores foi a pragmática. Em relação às DCNEA, os professores demonstraram falta deaprofundamento em seu conteúdo, sem terem lido o documento na íntegra. Essas informações são preocupantes,pois a falta de criticidade associada à temática ambiental pelos professores refletirá em suas práticas escolares.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418710.5212/OlharProfr.v.21i2.0005Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 241 - 253Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 241 - 253Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 241 - 253Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 241 - 253Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 241 - 2531984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209211293https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216001https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216002https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216157Copyright (c) 2019 Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Regiane MatozoKataoka, Adriana MassaêAffonso, Ana Lucia Suriani2022-03-19T20:09:58Zoai:uepg.br:article/14187Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:09:58Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Fernandes, Regiane Matozo Educadores. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Fernandes, Regiane Matozo |
author_facet |
Fernandes, Regiane Matozo Kataoka, Adriana Massaê Affonso, Ana Lucia Suriani |
author_role |
author |
author2 |
Kataoka, Adriana Massaê Affonso, Ana Lucia Suriani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Regiane Matozo Kataoka, Adriana Massaê Affonso, Ana Lucia Suriani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educadores. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. |
topic |
Educadores. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. |
description |
A presente pesquisa investigou a percepção de professores de Ciências e Biologia da educação básicade três escolas públicas do estado do Paraná sobre as questões ambientais e as Diretrizes Curriculares Nacionaisda Educação Ambiental (DCNEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. Utilizou-se deentrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de informações. Verificou-se que a dimensão maisevidenciada pelos professores foi a pragmática. Em relação às DCNEA, os professores demonstraram falta deaprofundamento em seu conteúdo, sem terem lido o documento na íntegra. Essas informações são preocupantes,pois a falta de criticidade associada à temática ambiental pelos professores refletirá em suas práticas escolares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0005 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209211293 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216001 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216002 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187/209209216157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 241 - 253 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 241 - 253 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 241 - 253 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 241 - 253 Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 241 - 253 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496850120704 |