Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ione Arsenio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reali, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294
Resumo: A formação do professor é um processo contínuo e cada etapa ou ciclo da atividade docente requer um tipo de conhecimento específico, já que, as necessidades formativas de um professor em início de carreira diferem daquele com mais de 10 anos na profissão, que por sua vez, difere do que já atua nela há 20 anos. Assim, pode-se entender que o período inicial de formação docente é insuficiente para oferecer todos os conhecimentos de que um professor necessita para o desenvolvimento de sua prática educativa. Nesse sentido, outros espaços e períodos de formação como a continuada são considerados como imprescindíveis para subsidiar o trabalho docente. Este artigo trata sobre um estudo que procurou oferecer contribuições na busca por novos espaços formativos na medida em que investigou a formação do professor dentro do contexto da EaD. A partir da seguinte questão de pesquisa: Quais os limites e possibilidades de um programa de formação continuada a distancia via internet para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Conduzimos um estudo efetuado totalmente a distancia em um ambiente telemático via Portal dos Professores (UFSCar) através da plataforma MOODLE, voltado para professores iniciantes. Adotando o modelo metodológico denominado construtivo – colaborativo, nossa investigação revelou entre outros pontos que a EaD via internet é um meio eficaz de formação profissional pois a web hoje oferece recursos capazes de romper com uma formação baseada na simples transmissão de conteúdo e com a ideia de aprendizagem passiva oportunizando a  formação de grupos virtuais de trabalho e de aprendizagem.  
id UEPG-31_fa4c2ce256245c8dfedb7025a104c193
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4294
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.Educação a DistanciaFormação Continuada de professoresEducação InclusivaProfessores IniciantesFormação de ProfessoresA formação do professor é um processo contínuo e cada etapa ou ciclo da atividade docente requer um tipo de conhecimento específico, já que, as necessidades formativas de um professor em início de carreira diferem daquele com mais de 10 anos na profissão, que por sua vez, difere do que já atua nela há 20 anos. Assim, pode-se entender que o período inicial de formação docente é insuficiente para oferecer todos os conhecimentos de que um professor necessita para o desenvolvimento de sua prática educativa. Nesse sentido, outros espaços e períodos de formação como a continuada são considerados como imprescindíveis para subsidiar o trabalho docente. Este artigo trata sobre um estudo que procurou oferecer contribuições na busca por novos espaços formativos na medida em que investigou a formação do professor dentro do contexto da EaD. A partir da seguinte questão de pesquisa: Quais os limites e possibilidades de um programa de formação continuada a distancia via internet para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Conduzimos um estudo efetuado totalmente a distancia em um ambiente telemático via Portal dos Professores (UFSCar) através da plataforma MOODLE, voltado para professores iniciantes. Adotando o modelo metodológico denominado construtivo – colaborativo, nossa investigação revelou entre outros pontos que a EaD via internet é um meio eficaz de formação profissional pois a web hoje oferece recursos capazes de romper com uma formação baseada na simples transmissão de conteúdo e com a ideia de aprendizagem passiva oportunizando a  formação de grupos virtuais de trabalho e de aprendizagem.  Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/429410.5212/OlharProfr.v.15i2.0006Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 285-296Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 285-296Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 285-296Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 285-296Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 285-2961984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294/3263Silva, Ione ArsenioReali, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T21:13:23Zoai:uepg.br:article/4294Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T21:13:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
title Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
spellingShingle Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
Silva, Ione Arsenio
Educação a Distancia
Formação Continuada de professores
Educação Inclusiva
Professores Iniciantes
Formação de Professores
title_short Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
title_full Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
title_fullStr Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
title_full_unstemmed Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
title_sort Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
author Silva, Ione Arsenio
author_facet Silva, Ione Arsenio
Reali, Aline
author_role author
author2 Reali, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ione Arsenio
Reali, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distancia
Formação Continuada de professores
Educação Inclusiva
Professores Iniciantes
Formação de Professores
topic Educação a Distancia
Formação Continuada de professores
Educação Inclusiva
Professores Iniciantes
Formação de Professores
description A formação do professor é um processo contínuo e cada etapa ou ciclo da atividade docente requer um tipo de conhecimento específico, já que, as necessidades formativas de um professor em início de carreira diferem daquele com mais de 10 anos na profissão, que por sua vez, difere do que já atua nela há 20 anos. Assim, pode-se entender que o período inicial de formação docente é insuficiente para oferecer todos os conhecimentos de que um professor necessita para o desenvolvimento de sua prática educativa. Nesse sentido, outros espaços e períodos de formação como a continuada são considerados como imprescindíveis para subsidiar o trabalho docente. Este artigo trata sobre um estudo que procurou oferecer contribuições na busca por novos espaços formativos na medida em que investigou a formação do professor dentro do contexto da EaD. A partir da seguinte questão de pesquisa: Quais os limites e possibilidades de um programa de formação continuada a distancia via internet para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Conduzimos um estudo efetuado totalmente a distancia em um ambiente telemático via Portal dos Professores (UFSCar) através da plataforma MOODLE, voltado para professores iniciantes. Adotando o modelo metodológico denominado construtivo – colaborativo, nossa investigação revelou entre outros pontos que a EaD via internet é um meio eficaz de formação profissional pois a web hoje oferece recursos capazes de romper com uma formação baseada na simples transmissão de conteúdo e com a ideia de aprendizagem passiva oportunizando a  formação de grupos virtuais de trabalho e de aprendizagem.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294/3263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 285-296
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 285-296
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 285-296
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 285-296
Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 285-296
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495931568128