Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294 |
Resumo: | A formação do professor é um processo contínuo e cada etapa ou ciclo da atividade docente requer um tipo de conhecimento específico, já que, as necessidades formativas de um professor em início de carreira diferem daquele com mais de 10 anos na profissão, que por sua vez, difere do que já atua nela há 20 anos. Assim, pode-se entender que o período inicial de formação docente é insuficiente para oferecer todos os conhecimentos de que um professor necessita para o desenvolvimento de sua prática educativa. Nesse sentido, outros espaços e períodos de formação como a continuada são considerados como imprescindíveis para subsidiar o trabalho docente. Este artigo trata sobre um estudo que procurou oferecer contribuições na busca por novos espaços formativos na medida em que investigou a formação do professor dentro do contexto da EaD. A partir da seguinte questão de pesquisa: Quais os limites e possibilidades de um programa de formação continuada a distancia via internet para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Conduzimos um estudo efetuado totalmente a distancia em um ambiente telemático via Portal dos Professores (UFSCar) através da plataforma MOODLE, voltado para professores iniciantes. Adotando o modelo metodológico denominado construtivo – colaborativo, nossa investigação revelou entre outros pontos que a EaD via internet é um meio eficaz de formação profissional pois a web hoje oferece recursos capazes de romper com uma formação baseada na simples transmissão de conteúdo e com a ideia de aprendizagem passiva oportunizando a formação de grupos virtuais de trabalho e de aprendizagem. |
id |
UEPG-31_fa4c2ce256245c8dfedb7025a104c193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/4294 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira.Educação a DistanciaFormação Continuada de professoresEducação InclusivaProfessores IniciantesFormação de ProfessoresA formação do professor é um processo contínuo e cada etapa ou ciclo da atividade docente requer um tipo de conhecimento específico, já que, as necessidades formativas de um professor em início de carreira diferem daquele com mais de 10 anos na profissão, que por sua vez, difere do que já atua nela há 20 anos. Assim, pode-se entender que o período inicial de formação docente é insuficiente para oferecer todos os conhecimentos de que um professor necessita para o desenvolvimento de sua prática educativa. Nesse sentido, outros espaços e períodos de formação como a continuada são considerados como imprescindíveis para subsidiar o trabalho docente. Este artigo trata sobre um estudo que procurou oferecer contribuições na busca por novos espaços formativos na medida em que investigou a formação do professor dentro do contexto da EaD. A partir da seguinte questão de pesquisa: Quais os limites e possibilidades de um programa de formação continuada a distancia via internet para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Conduzimos um estudo efetuado totalmente a distancia em um ambiente telemático via Portal dos Professores (UFSCar) através da plataforma MOODLE, voltado para professores iniciantes. Adotando o modelo metodológico denominado construtivo – colaborativo, nossa investigação revelou entre outros pontos que a EaD via internet é um meio eficaz de formação profissional pois a web hoje oferece recursos capazes de romper com uma formação baseada na simples transmissão de conteúdo e com a ideia de aprendizagem passiva oportunizando a formação de grupos virtuais de trabalho e de aprendizagem. Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/429410.5212/OlharProfr.v.15i2.0006Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 285-296Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 285-296Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 285-296Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 285-296Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 285-2961984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294/3263Silva, Ione ArsenioReali, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T21:13:23Zoai:uepg.br:article/4294Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T21:13:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira. |
title |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira. |
spellingShingle |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira. Silva, Ione Arsenio Educação a Distancia Formação Continuada de professores Educação Inclusiva Professores Iniciantes Formação de Professores |
title_short |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira. |
title_full |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira. |
title_fullStr |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira. |
title_full_unstemmed |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira. |
title_sort |
Contribuições de um programa de Educação a Distância sobre Educação Inclusiva para a formação continuada do professor em início de carreira. |
author |
Silva, Ione Arsenio |
author_facet |
Silva, Ione Arsenio Reali, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Reali, Aline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ione Arsenio Reali, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distancia Formação Continuada de professores Educação Inclusiva Professores Iniciantes Formação de Professores |
topic |
Educação a Distancia Formação Continuada de professores Educação Inclusiva Professores Iniciantes Formação de Professores |
description |
A formação do professor é um processo contínuo e cada etapa ou ciclo da atividade docente requer um tipo de conhecimento específico, já que, as necessidades formativas de um professor em início de carreira diferem daquele com mais de 10 anos na profissão, que por sua vez, difere do que já atua nela há 20 anos. Assim, pode-se entender que o período inicial de formação docente é insuficiente para oferecer todos os conhecimentos de que um professor necessita para o desenvolvimento de sua prática educativa. Nesse sentido, outros espaços e períodos de formação como a continuada são considerados como imprescindíveis para subsidiar o trabalho docente. Este artigo trata sobre um estudo que procurou oferecer contribuições na busca por novos espaços formativos na medida em que investigou a formação do professor dentro do contexto da EaD. A partir da seguinte questão de pesquisa: Quais os limites e possibilidades de um programa de formação continuada a distancia via internet para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Conduzimos um estudo efetuado totalmente a distancia em um ambiente telemático via Portal dos Professores (UFSCar) através da plataforma MOODLE, voltado para professores iniciantes. Adotando o modelo metodológico denominado construtivo – colaborativo, nossa investigação revelou entre outros pontos que a EaD via internet é um meio eficaz de formação profissional pois a web hoje oferece recursos capazes de romper com uma formação baseada na simples transmissão de conteúdo e com a ideia de aprendizagem passiva oportunizando a formação de grupos virtuais de trabalho e de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4294/3263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 285-296 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 285-296 Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 285-296 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 285-296 Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 285-296 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495931568128 |