Sentidos e significados da docência na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Mirna Vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Veronice Camargo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18
Resumo: Este artigo é um recorte feito numa pesquisa denominada: Sentidos e significados da docência: formação, processos pedagógicos, gestão e políticas educacionais da EJA”. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 97 professores que atuam na EJA em escolas estaduais, onde os dados foram recolhidos no Seminário de Formação Continuada no município de Bagé. Os referenciais teóricos utilizados foram: Freire, 1998, Arroyo, 2011, Scheibel, 2010, Sant´Anna, 2001 e 2014 entre outros. Foram selecionadas para análise as perguntas referentes ao aspecto da identidade docente. No qual, é descrito quem são os professores da EJA, como eles se constituíram e como se definem na sua prática docente. Para a análise foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo acrescidas das observações da autora do texto na sua experiência como palestrante em diversos encontros de formação nas diversas regiões de abrangência das CRES (Coordenadorias Regionais de Educação) do Rio Grande do Sul. Os resultados parciais apontam para a necessidade de formação constante e continuada em seminários que proporcionem práticas reflexivas onde cada um possa se reconhecer como sujeito e que os auxilie na sua prática docente coerente com as características da EJA.
id UERGS-1_6fe19fa585de4c2874800ebe578bc5f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Sentidos e significados da docência na EJAIdentidade DocenteSeminários de FormaçãoProfessores da EJAEste artigo é um recorte feito numa pesquisa denominada: Sentidos e significados da docência: formação, processos pedagógicos, gestão e políticas educacionais da EJA”. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 97 professores que atuam na EJA em escolas estaduais, onde os dados foram recolhidos no Seminário de Formação Continuada no município de Bagé. Os referenciais teóricos utilizados foram: Freire, 1998, Arroyo, 2011, Scheibel, 2010, Sant´Anna, 2001 e 2014 entre outros. Foram selecionadas para análise as perguntas referentes ao aspecto da identidade docente. No qual, é descrito quem são os professores da EJA, como eles se constituíram e como se definem na sua prática docente. Para a análise foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo acrescidas das observações da autora do texto na sua experiência como palestrante em diversos encontros de formação nas diversas regiões de abrangência das CRES (Coordenadorias Regionais de Educação) do Rio Grande do Sul. Os resultados parciais apontam para a necessidade de formação constante e continuada em seminários que proporcionem práticas reflexivas onde cada um possa se reconhecer como sujeito e que os auxilie na sua prática docente coerente com as características da EJA.Uergs2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1810.21674/2448-0479.11.44-49Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 1 n. 1 (2015): RevUergs; 44-492448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18/39Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Mirna VieiraSilva, Veronice Camargo da2020-10-27T21:44:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:44:28Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos e significados da docência na EJA
title Sentidos e significados da docência na EJA
spellingShingle Sentidos e significados da docência na EJA
Martinez, Mirna Vieira
Identidade Docente
Seminários de Formação
Professores da EJA
title_short Sentidos e significados da docência na EJA
title_full Sentidos e significados da docência na EJA
title_fullStr Sentidos e significados da docência na EJA
title_full_unstemmed Sentidos e significados da docência na EJA
title_sort Sentidos e significados da docência na EJA
author Martinez, Mirna Vieira
author_facet Martinez, Mirna Vieira
Silva, Veronice Camargo da
author_role author
author2 Silva, Veronice Camargo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Mirna Vieira
Silva, Veronice Camargo da
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Docente
Seminários de Formação
Professores da EJA
topic Identidade Docente
Seminários de Formação
Professores da EJA
description Este artigo é um recorte feito numa pesquisa denominada: Sentidos e significados da docência: formação, processos pedagógicos, gestão e políticas educacionais da EJA”. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 97 professores que atuam na EJA em escolas estaduais, onde os dados foram recolhidos no Seminário de Formação Continuada no município de Bagé. Os referenciais teóricos utilizados foram: Freire, 1998, Arroyo, 2011, Scheibel, 2010, Sant´Anna, 2001 e 2014 entre outros. Foram selecionadas para análise as perguntas referentes ao aspecto da identidade docente. No qual, é descrito quem são os professores da EJA, como eles se constituíram e como se definem na sua prática docente. Para a análise foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo acrescidas das observações da autora do texto na sua experiência como palestrante em diversos encontros de formação nas diversas regiões de abrangência das CRES (Coordenadorias Regionais de Educação) do Rio Grande do Sul. Os resultados parciais apontam para a necessidade de formação constante e continuada em seminários que proporcionem práticas reflexivas onde cada um possa se reconhecer como sujeito e que os auxilie na sua prática docente coerente com as características da EJA.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18
10.21674/2448-0479.11.44-49
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.11.44-49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18/39
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 1 n. 1 (2015): RevUergs; 44-49
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092321896038400