Sentidos e significados da docência na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica da Uergs |
Texto Completo: | https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18 |
Resumo: | Este artigo é um recorte feito numa pesquisa denominada: Sentidos e significados da docência: formação, processos pedagógicos, gestão e políticas educacionais da EJA”. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 97 professores que atuam na EJA em escolas estaduais, onde os dados foram recolhidos no Seminário de Formação Continuada no município de Bagé. Os referenciais teóricos utilizados foram: Freire, 1998, Arroyo, 2011, Scheibel, 2010, Sant´Anna, 2001 e 2014 entre outros. Foram selecionadas para análise as perguntas referentes ao aspecto da identidade docente. No qual, é descrito quem são os professores da EJA, como eles se constituíram e como se definem na sua prática docente. Para a análise foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo acrescidas das observações da autora do texto na sua experiência como palestrante em diversos encontros de formação nas diversas regiões de abrangência das CRES (Coordenadorias Regionais de Educação) do Rio Grande do Sul. Os resultados parciais apontam para a necessidade de formação constante e continuada em seminários que proporcionem práticas reflexivas onde cada um possa se reconhecer como sujeito e que os auxilie na sua prática docente coerente com as características da EJA. |
id |
UERGS-1_6fe19fa585de4c2874800ebe578bc5f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18 |
network_acronym_str |
UERGS-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos e significados da docência na EJAIdentidade DocenteSeminários de FormaçãoProfessores da EJAEste artigo é um recorte feito numa pesquisa denominada: Sentidos e significados da docência: formação, processos pedagógicos, gestão e políticas educacionais da EJA”. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 97 professores que atuam na EJA em escolas estaduais, onde os dados foram recolhidos no Seminário de Formação Continuada no município de Bagé. Os referenciais teóricos utilizados foram: Freire, 1998, Arroyo, 2011, Scheibel, 2010, Sant´Anna, 2001 e 2014 entre outros. Foram selecionadas para análise as perguntas referentes ao aspecto da identidade docente. No qual, é descrito quem são os professores da EJA, como eles se constituíram e como se definem na sua prática docente. Para a análise foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo acrescidas das observações da autora do texto na sua experiência como palestrante em diversos encontros de formação nas diversas regiões de abrangência das CRES (Coordenadorias Regionais de Educação) do Rio Grande do Sul. Os resultados parciais apontam para a necessidade de formação constante e continuada em seminários que proporcionem práticas reflexivas onde cada um possa se reconhecer como sujeito e que os auxilie na sua prática docente coerente com as características da EJA.Uergs2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1810.21674/2448-0479.11.44-49Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 1 n. 1 (2015): RevUergs; 44-492448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18/39Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Mirna VieiraSilva, Veronice Camargo da2020-10-27T21:44:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:44:28Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos e significados da docência na EJA |
title |
Sentidos e significados da docência na EJA |
spellingShingle |
Sentidos e significados da docência na EJA Martinez, Mirna Vieira Identidade Docente Seminários de Formação Professores da EJA |
title_short |
Sentidos e significados da docência na EJA |
title_full |
Sentidos e significados da docência na EJA |
title_fullStr |
Sentidos e significados da docência na EJA |
title_full_unstemmed |
Sentidos e significados da docência na EJA |
title_sort |
Sentidos e significados da docência na EJA |
author |
Martinez, Mirna Vieira |
author_facet |
Martinez, Mirna Vieira Silva, Veronice Camargo da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Veronice Camargo da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Mirna Vieira Silva, Veronice Camargo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Docente Seminários de Formação Professores da EJA |
topic |
Identidade Docente Seminários de Formação Professores da EJA |
description |
Este artigo é um recorte feito numa pesquisa denominada: Sentidos e significados da docência: formação, processos pedagógicos, gestão e políticas educacionais da EJA”. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 97 professores que atuam na EJA em escolas estaduais, onde os dados foram recolhidos no Seminário de Formação Continuada no município de Bagé. Os referenciais teóricos utilizados foram: Freire, 1998, Arroyo, 2011, Scheibel, 2010, Sant´Anna, 2001 e 2014 entre outros. Foram selecionadas para análise as perguntas referentes ao aspecto da identidade docente. No qual, é descrito quem são os professores da EJA, como eles se constituíram e como se definem na sua prática docente. Para a análise foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo acrescidas das observações da autora do texto na sua experiência como palestrante em diversos encontros de formação nas diversas regiões de abrangência das CRES (Coordenadorias Regionais de Educação) do Rio Grande do Sul. Os resultados parciais apontam para a necessidade de formação constante e continuada em seminários que proporcionem práticas reflexivas onde cada um possa se reconhecer como sujeito e que os auxilie na sua prática docente coerente com as características da EJA. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18 10.21674/2448-0479.11.44-49 |
url |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18 |
identifier_str_mv |
10.21674/2448-0479.11.44-49 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/18/39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Uergs |
publisher.none.fl_str_mv |
Uergs |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 1 n. 1 (2015): RevUergs; 44-49 2448-0479 reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) instacron:UERGS |
instname_str |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) |
instacron_str |
UERGS |
institution |
UERGS |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
collection |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@uergs.edu.br |
_version_ |
1809092321896038400 |