A organização do trabalho pedagógico na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria do Socorro Lopes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Luana Mateus de, Martins, Elcimar Simão, Costa, Elisangela André da Silva
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52791
Resumo: Ao longo da história da educação, prevaleceu a imagem do professor como técnico com função de transmitir conhecimentos, desconsiderando os elementos sociais, políticos, econômicos ou culturais presentes no contexto de atuação e nas identidades dos educandos. Essa racionalidade tem afetado negativamente a formação e o trabalho docente, pois não os preparam para lidar com a diversidade presente nas instituições de ensino. Buscando superar tal perspectiva, as Diretrizes Curriculares para a formação de professores no Brasil orientam as universidades a estruturarem os projetos pedagógicos dos cursos considerando a diversidade presente na escola, ofertando componentes curriculares que abordem esta questão. Assim, o presente trabalho foi produzido no contexto da disciplina Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), buscando responder à seguinte indagação “Como a articulação entre os elementos teóricos e metodológicos presentes no programa da disciplina de EJA contribui para a formação dos futuros professores de Matemática?”. Para encontrar respostas, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, configurada como estudo de caso, objetivando compreender a inter-relação entre elementos teóricos e metodológicos presentes na disciplina Educação de Jovens e Adultos do curso de Licenciatura em Matemática da UNILAB e seus contributos para a formação docente. As estratégias de aproximação com a realidade foram revisão de literatura, observação participante e análise documental. Os resultados apontam que articulação teórica metodológica abrangeu as dimensões política e pedagógica da EJA colaborando de modo crítico e reflexivo com a construção da identidade de futuros profissionais.
id UFC-7_ddf6f6e75ba25a1d10ebf12898d13022
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52791
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A organização do trabalho pedagógico na EJAEJAFormaçãoDocenteAo longo da história da educação, prevaleceu a imagem do professor como técnico com função de transmitir conhecimentos, desconsiderando os elementos sociais, políticos, econômicos ou culturais presentes no contexto de atuação e nas identidades dos educandos. Essa racionalidade tem afetado negativamente a formação e o trabalho docente, pois não os preparam para lidar com a diversidade presente nas instituições de ensino. Buscando superar tal perspectiva, as Diretrizes Curriculares para a formação de professores no Brasil orientam as universidades a estruturarem os projetos pedagógicos dos cursos considerando a diversidade presente na escola, ofertando componentes curriculares que abordem esta questão. Assim, o presente trabalho foi produzido no contexto da disciplina Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), buscando responder à seguinte indagação “Como a articulação entre os elementos teóricos e metodológicos presentes no programa da disciplina de EJA contribui para a formação dos futuros professores de Matemática?”. Para encontrar respostas, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, configurada como estudo de caso, objetivando compreender a inter-relação entre elementos teóricos e metodológicos presentes na disciplina Educação de Jovens e Adultos do curso de Licenciatura em Matemática da UNILAB e seus contributos para a formação docente. As estratégias de aproximação com a realidade foram revisão de literatura, observação participante e análise documental. Os resultados apontam que articulação teórica metodológica abrangeu as dimensões política e pedagógica da EJA colaborando de modo crítico e reflexivo com a construção da identidade de futuros profissionais.Realize eventos2020-07-07T13:08:15Z2020-07-07T13:08:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Maria do Socorro Lopes da; SOUSA, Luana Mateus de; MARTINS, Elcimar Simão; COSTA, Elisangela André da Silva. A organização do trabalho pedagógico na EJA. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52791Silva, Maria do Socorro Lopes daSousa, Luana Mateus deMartins, Elcimar SimãoCosta, Elisangela André da Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T13:08:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52791Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:12.179427Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do trabalho pedagógico na EJA
title A organização do trabalho pedagógico na EJA
spellingShingle A organização do trabalho pedagógico na EJA
Silva, Maria do Socorro Lopes da
EJA
Formação
Docente
title_short A organização do trabalho pedagógico na EJA
title_full A organização do trabalho pedagógico na EJA
title_fullStr A organização do trabalho pedagógico na EJA
title_full_unstemmed A organização do trabalho pedagógico na EJA
title_sort A organização do trabalho pedagógico na EJA
author Silva, Maria do Socorro Lopes da
author_facet Silva, Maria do Socorro Lopes da
Sousa, Luana Mateus de
Martins, Elcimar Simão
Costa, Elisangela André da Silva
author_role author
author2 Sousa, Luana Mateus de
Martins, Elcimar Simão
Costa, Elisangela André da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria do Socorro Lopes da
Sousa, Luana Mateus de
Martins, Elcimar Simão
Costa, Elisangela André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Formação
Docente
topic EJA
Formação
Docente
description Ao longo da história da educação, prevaleceu a imagem do professor como técnico com função de transmitir conhecimentos, desconsiderando os elementos sociais, políticos, econômicos ou culturais presentes no contexto de atuação e nas identidades dos educandos. Essa racionalidade tem afetado negativamente a formação e o trabalho docente, pois não os preparam para lidar com a diversidade presente nas instituições de ensino. Buscando superar tal perspectiva, as Diretrizes Curriculares para a formação de professores no Brasil orientam as universidades a estruturarem os projetos pedagógicos dos cursos considerando a diversidade presente na escola, ofertando componentes curriculares que abordem esta questão. Assim, o presente trabalho foi produzido no contexto da disciplina Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), buscando responder à seguinte indagação “Como a articulação entre os elementos teóricos e metodológicos presentes no programa da disciplina de EJA contribui para a formação dos futuros professores de Matemática?”. Para encontrar respostas, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, configurada como estudo de caso, objetivando compreender a inter-relação entre elementos teóricos e metodológicos presentes na disciplina Educação de Jovens e Adultos do curso de Licenciatura em Matemática da UNILAB e seus contributos para a formação docente. As estratégias de aproximação com a realidade foram revisão de literatura, observação participante e análise documental. Os resultados apontam que articulação teórica metodológica abrangeu as dimensões política e pedagógica da EJA colaborando de modo crítico e reflexivo com a construção da identidade de futuros profissionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T13:08:15Z
2020-07-07T13:08:15Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria do Socorro Lopes da; SOUSA, Luana Mateus de; MARTINS, Elcimar Simão; COSTA, Elisangela André da Silva. A organização do trabalho pedagógico na EJA. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52791
identifier_str_mv SILVA, Maria do Socorro Lopes da; SOUSA, Luana Mateus de; MARTINS, Elcimar Simão; COSTA, Elisangela André da Silva. A organização do trabalho pedagógico na EJA. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029035336269824