SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Darcilia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483
Resumo: Nossas pesquisas têm buscado produzir moldura teórica e estratégiasmetodológicas para a melhoria das aulas de português. Asdeficiências na competência de leitura e de produção textual são oproblema documentado nas avaliações por que vêm passando o alunadono Brasil. Nossa experiência com turmas de alfabetização (décadasde 70/80) fez-nos descobrir a relevância da semiótica na conduçãodas atividades didático-pedagógicas voltadas para a proficiênciaverbal. A partir do que ocupamo-nos, especialmente, com o textoescrito e vimos explorando a sua plasticidade como estímulo do desenvolvimentode uma atitude científica diante dos atos de ler e deescrever.
id UERJ-13_ea12a3e0cf0714eb0a15e6011bf74263
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4483
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃONossas pesquisas têm buscado produzir moldura teórica e estratégiasmetodológicas para a melhoria das aulas de português. Asdeficiências na competência de leitura e de produção textual são oproblema documentado nas avaliações por que vêm passando o alunadono Brasil. Nossa experiência com turmas de alfabetização (décadasde 70/80) fez-nos descobrir a relevância da semiótica na conduçãodas atividades didático-pedagógicas voltadas para a proficiênciaverbal. A partir do que ocupamo-nos, especialmente, com o textoescrito e vimos explorando a sua plasticidade como estímulo do desenvolvimentode uma atitude científica diante dos atos de ler e deescrever.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139SOLETRAS; N. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139SOLETRAS; n. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139Revista Soletras; Núm. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-1392316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483/3285Simões, Darciliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-20T00:32:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4483Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-20T00:32:17Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
title SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
spellingShingle SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
Simões, Darcilia
title_short SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
title_full SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
title_fullStr SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
title_full_unstemmed SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
title_sort SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
author Simões, Darcilia
author_facet Simões, Darcilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Darcilia
description Nossas pesquisas têm buscado produzir moldura teórica e estratégiasmetodológicas para a melhoria das aulas de português. Asdeficiências na competência de leitura e de produção textual são oproblema documentado nas avaliações por que vêm passando o alunadono Brasil. Nossa experiência com turmas de alfabetização (décadasde 70/80) fez-nos descobrir a relevância da semiótica na conduçãodas atividades didático-pedagógicas voltadas para a proficiênciaverbal. A partir do que ocupamo-nos, especialmente, com o textoescrito e vimos explorando a sua plasticidade como estímulo do desenvolvimentode uma atitude científica diante dos atos de ler e deescrever.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483/3285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139
SOLETRAS; N. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139
SOLETRAS; n. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139
Revista Soletras; Núm. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139
SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318598262456320