SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483 |
Resumo: | Nossas pesquisas têm buscado produzir moldura teórica e estratégiasmetodológicas para a melhoria das aulas de português. Asdeficiências na competência de leitura e de produção textual são oproblema documentado nas avaliações por que vêm passando o alunadono Brasil. Nossa experiência com turmas de alfabetização (décadasde 70/80) fez-nos descobrir a relevância da semiótica na conduçãodas atividades didático-pedagógicas voltadas para a proficiênciaverbal. A partir do que ocupamo-nos, especialmente, com o textoescrito e vimos explorando a sua plasticidade como estímulo do desenvolvimentode uma atitude científica diante dos atos de ler e deescrever. |
id |
UERJ-13_ea12a3e0cf0714eb0a15e6011bf74263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4483 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃONossas pesquisas têm buscado produzir moldura teórica e estratégiasmetodológicas para a melhoria das aulas de português. Asdeficiências na competência de leitura e de produção textual são oproblema documentado nas avaliações por que vêm passando o alunadono Brasil. Nossa experiência com turmas de alfabetização (décadasde 70/80) fez-nos descobrir a relevância da semiótica na conduçãodas atividades didático-pedagógicas voltadas para a proficiênciaverbal. A partir do que ocupamo-nos, especialmente, com o textoescrito e vimos explorando a sua plasticidade como estímulo do desenvolvimentode uma atitude científica diante dos atos de ler e deescrever.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139SOLETRAS; N. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139SOLETRAS; n. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139Revista Soletras; Núm. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-1392316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483/3285Simões, Darciliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-20T00:32:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4483Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-20T00:32:17Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO |
title |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO |
spellingShingle |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO Simões, Darcilia |
title_short |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO |
title_full |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO |
title_fullStr |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO |
title_sort |
SEMIÓTICA & ENSINO ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO |
author |
Simões, Darcilia |
author_facet |
Simões, Darcilia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Darcilia |
description |
Nossas pesquisas têm buscado produzir moldura teórica e estratégiasmetodológicas para a melhoria das aulas de português. Asdeficiências na competência de leitura e de produção textual são oproblema documentado nas avaliações por que vêm passando o alunadono Brasil. Nossa experiência com turmas de alfabetização (décadasde 70/80) fez-nos descobrir a relevância da semiótica na conduçãodas atividades didático-pedagógicas voltadas para a proficiênciaverbal. A partir do que ocupamo-nos, especialmente, com o textoescrito e vimos explorando a sua plasticidade como estímulo do desenvolvimentode uma atitude científica diante dos atos de ler e deescrever. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4483/3285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139 SOLETRAS; N. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139 SOLETRAS; n. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139 Revista Soletras; Núm. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139 SOLETRAS; No. 7 (2004): Janeiro-Junho; 130-139 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318598262456320 |