infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ribeiro, tiago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: souza, rafael de, guedes, adrianne ogêda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29281
Resumo: Este trabalho busca compartilhar reflexões produzidas no bojo de uma pesquisa desenvolvida no cotidiano escolar, com o objetivo de pensar o processo formativo docente e a potencialidade da criança nele. Por meio de uma investigação na perspectiva da pesquisa com o cotidiano, lançando mão de narrativas produzidas no caderno de campo, traz duas cenas vivenciadas no dia a dia de uma escola pública carioca e, com elas, discute concepções de formação e de criança, defendendo esta última como um outro legítimo na formação do professor. Finalmente, a partir da problematização proposta, o texto convida a pensar a formação com a infância na qualidade de uma formação como experiência: aquela que dá a pensar e a pensar-se, ou seja, uma formação que nos desloca e provoca a indagar nossas certezas e verdades cristalizadas. 
id UERJ-22_ea015cce55c792bddde797e9d1a6f08d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/29281
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformaciónchildhood, alterity and teacher training: meeting with children as a powerful transformationinfância, alteridade e formação docente: encontro com as crianças como potência de transformaçãoformação docenteinfânciaalteridade.Este trabalho busca compartilhar reflexões produzidas no bojo de uma pesquisa desenvolvida no cotidiano escolar, com o objetivo de pensar o processo formativo docente e a potencialidade da criança nele. Por meio de uma investigação na perspectiva da pesquisa com o cotidiano, lançando mão de narrativas produzidas no caderno de campo, traz duas cenas vivenciadas no dia a dia de uma escola pública carioca e, com elas, discute concepções de formação e de criança, defendendo esta última como um outro legítimo na formação do professor. Finalmente, a partir da problematização proposta, o texto convida a pensar a formação com a infância na qualidade de uma formação como experiência: aquela que dá a pensar e a pensar-se, ou seja, uma formação que nos desloca e provoca a indagar nossas certezas e verdades cristalizadas. Este texto busca compartir reflexiones producidas en el seno de una investigación desarrollada en el cotidiano escolar de una escuela pública ubicada en la ciudad de Rio de Janeiro, con el objetivo de pensar el proceso formativo docente y la potencialidad del niño en él. A través de una investigación en la perspectiva de la investigación con el cotidiano y del trabajo con narrativas producidas en el cuaderno de campo, el artículo trae dos escenas vivenciadas en el día a día de una escuela pública carioca y, con ellas, discute concepciones de formación y de niño, defendiendo este último como un otro legítimo en la formación de maestros y la formación como un proceso singular y, al mismo tiempo, colectivo y polifónico. Finalmente, desde la problematización propuesta, invita a pensar la formación con la infancia en la calidad de una formación como experiencia: aquella que da a pensar y a pensarse, es decir, una formación que nos desplaza y provoca indagar nuestras certezas y verdades cristalizadas, que nos invita a ser ya otros de nosotros mismos, a repensar nuestros modos de ser, estar y vivir la docencia con los niños. Por lo tanto, se trata de una invitación para que podamos pensar nuestro lugar y el lugar de los niños, en otras palabras, nuestra relación en el educativo y en la formación.This paper aims to share reflections produced in the core of a research developed in everyday life of a school located in the city of Rio de Janeiro, in order to think the teacher training process and the child's potentiality in it. Through an investigation from the perspective of research with daily life, making use of narratives produced in the field notebook and of impressions and senses created throughout the investigation, brings two scenes experienced in the daily life of the mentioned public school and, with them, discusses concepts of training and child, defending the latter as a legitimate other in teacher education and training as a singular process and at the same time, collective and polyphonic. Finally, from the proposed problematization, the text invites us to think training with childhood in the quality of training as experience: that one which makes us think and think about ourselves, that is a training that moves us and causes us to inquire about our certainties and crystallized truths, invites us to be already others of ourselves, to rethink our ways of being, to be and to live the teaching experience with the children. Therefore, it is an invitation to think about our place and the place of children, in other words, our relationship in education and teacher's training.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/2928110.12957/childphilo.2018.29281childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 30 (2018): mayo/sep.; 261-276childhood & philosophy; v. 14 n. 30 (2018): maio/ago.; 261-276childhood & philosophy; Vol. 14 No. 30 (2018): may/aug.; 261-2761984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29281/23630Copyright (c) 2018 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccessribeiro, tiagosouza, rafael deguedes, adrianne ogêda2018-09-12T19:20:13Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/29281Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-09-12T19:20:13Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación
childhood, alterity and teacher training: meeting with children as a powerful transformation
infância, alteridade e formação docente: encontro com as crianças como potência de transformação
title infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación
spellingShingle infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación
ribeiro, tiago
formação docente
infância
alteridade.
title_short infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación
title_full infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación
title_fullStr infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación
title_full_unstemmed infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación
title_sort infancia, alteridad y formación docente: encuentro con los niños como potencia de transformación
author ribeiro, tiago
author_facet ribeiro, tiago
souza, rafael de
guedes, adrianne ogêda
author_role author
author2 souza, rafael de
guedes, adrianne ogêda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ribeiro, tiago
souza, rafael de
guedes, adrianne ogêda
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
infância
alteridade.
topic formação docente
infância
alteridade.
description Este trabalho busca compartilhar reflexões produzidas no bojo de uma pesquisa desenvolvida no cotidiano escolar, com o objetivo de pensar o processo formativo docente e a potencialidade da criança nele. Por meio de uma investigação na perspectiva da pesquisa com o cotidiano, lançando mão de narrativas produzidas no caderno de campo, traz duas cenas vivenciadas no dia a dia de uma escola pública carioca e, com elas, discute concepções de formação e de criança, defendendo esta última como um outro legítimo na formação do professor. Finalmente, a partir da problematização proposta, o texto convida a pensar a formação com a infância na qualidade de uma formação como experiência: aquela que dá a pensar e a pensar-se, ou seja, uma formação que nos desloca e provoca a indagar nossas certezas e verdades cristalizadas. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29281
10.12957/childphilo.2018.29281
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29281
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2018.29281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29281/23630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 childhood & philosophy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 childhood & philosophy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 30 (2018): mayo/sep.; 261-276
childhood & philosophy; v. 14 n. 30 (2018): maio/ago.; 261-276
childhood & philosophy; Vol. 14 No. 30 (2018): may/aug.; 261-276
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317591627399168