A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Fábia Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matos, Denilson Pereira, Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar como a ferramenta WhattsApp pode ser utilizada como dispositivo pedagógico para o letramento, em Língua Portuguesa, de alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais, de uma maneira eficiente e prazerosa, estimulando sua produção textual. O WhattsApp é um software que apresenta uma interface atrativa e descomplicada, podendo ser utilizado para troca de mensagens instantâneas de textos, áudios e vídeos. O recurso oferece potencialidade de uso, funcionando como dispositivo pedagógico (LEMOS&MATOS, 2016), inclusive no letramento do surdo, que, no Brasil, está baseado na Lei 10.436/02, que estabelece a LIBRAS como L1 no currículo do surdo e a Língua Portuguesa, como L2, na modalidade escrita. A prática segue a concepção sociocultural do desenvolvimento humano e admite a aprendizagem como processual e socialmente mediada. Como metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista e a fundamentação teórica segue postulados de Quadros e Schimiedt (2006), Lacerda (1998), que norteiam seus trabalhos acerca do letramento do surdo, além de estudiosos como Coscarelli (2010), que utilizam estratégias para integrar tecnologias às atividades práticas em sala de aula. A partir de sequência didática, aplicamos oficina que utilizou da ferramenta WhatsApp com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, tendo em vista que o recurso visual em questão favorece o processo de letramento do sujeito surdo e os textos multimodais oferecem grandes contribuições, promovendo novos caminhos para a construção de conhecimentos, estabelecendo a construção de práticas sociais de leitura e escrita de forma significativa para os mesmos. Um dos resultados mais relevantes repousa no fato de que o educador é beneficiado em sua prática pedagógica, que se apresenta com maior eficácia e de maneira lúdica. Em relação aos alunos surdos, a metodologia favorece a interação com a atividade e com os demais alunos. 
id UERJ-7_4a91c94e094a4ccce1263709624d2915
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42302
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOSLetramentoAluno SurdoWhatsApp.O objetivo deste trabalho é demonstrar como a ferramenta WhattsApp pode ser utilizada como dispositivo pedagógico para o letramento, em Língua Portuguesa, de alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais, de uma maneira eficiente e prazerosa, estimulando sua produção textual. O WhattsApp é um software que apresenta uma interface atrativa e descomplicada, podendo ser utilizado para troca de mensagens instantâneas de textos, áudios e vídeos. O recurso oferece potencialidade de uso, funcionando como dispositivo pedagógico (LEMOS&MATOS, 2016), inclusive no letramento do surdo, que, no Brasil, está baseado na Lei 10.436/02, que estabelece a LIBRAS como L1 no currículo do surdo e a Língua Portuguesa, como L2, na modalidade escrita. A prática segue a concepção sociocultural do desenvolvimento humano e admite a aprendizagem como processual e socialmente mediada. Como metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista e a fundamentação teórica segue postulados de Quadros e Schimiedt (2006), Lacerda (1998), que norteiam seus trabalhos acerca do letramento do surdo, além de estudiosos como Coscarelli (2010), que utilizam estratégias para integrar tecnologias às atividades práticas em sala de aula. A partir de sequência didática, aplicamos oficina que utilizou da ferramenta WhatsApp com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, tendo em vista que o recurso visual em questão favorece o processo de letramento do sujeito surdo e os textos multimodais oferecem grandes contribuições, promovendo novos caminhos para a construção de conhecimentos, estabelecendo a construção de práticas sociais de leitura e escrita de forma significativa para os mesmos. Um dos resultados mais relevantes repousa no fato de que o educador é beneficiado em sua prática pedagógica, que se apresenta com maior eficácia e de maneira lúdica. Em relação aos alunos surdos, a metodologia favorece a interação com a atividade e com os demais alunos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4230210.12957/cadsem.2019.42302Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302/31019Copyright (c) 2019 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSena, Fábia SousaMatos, Denilson PereiraCavalcante, Marianne Carvalho Bezerra2019-11-03T02:54:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42302Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2019-11-03T02:54:06Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
title A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
Sena, Fábia Sousa
Letramento
Aluno Surdo
WhatsApp.
title_short A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
title_full A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
title_sort A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS
author Sena, Fábia Sousa
author_facet Sena, Fábia Sousa
Matos, Denilson Pereira
Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
author_role author
author2 Matos, Denilson Pereira
Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Fábia Sousa
Matos, Denilson Pereira
Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Aluno Surdo
WhatsApp.
topic Letramento
Aluno Surdo
WhatsApp.
description O objetivo deste trabalho é demonstrar como a ferramenta WhattsApp pode ser utilizada como dispositivo pedagógico para o letramento, em Língua Portuguesa, de alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais, de uma maneira eficiente e prazerosa, estimulando sua produção textual. O WhattsApp é um software que apresenta uma interface atrativa e descomplicada, podendo ser utilizado para troca de mensagens instantâneas de textos, áudios e vídeos. O recurso oferece potencialidade de uso, funcionando como dispositivo pedagógico (LEMOS&MATOS, 2016), inclusive no letramento do surdo, que, no Brasil, está baseado na Lei 10.436/02, que estabelece a LIBRAS como L1 no currículo do surdo e a Língua Portuguesa, como L2, na modalidade escrita. A prática segue a concepção sociocultural do desenvolvimento humano e admite a aprendizagem como processual e socialmente mediada. Como metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista e a fundamentação teórica segue postulados de Quadros e Schimiedt (2006), Lacerda (1998), que norteiam seus trabalhos acerca do letramento do surdo, além de estudiosos como Coscarelli (2010), que utilizam estratégias para integrar tecnologias às atividades práticas em sala de aula. A partir de sequência didática, aplicamos oficina que utilizou da ferramenta WhatsApp com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, tendo em vista que o recurso visual em questão favorece o processo de letramento do sujeito surdo e os textos multimodais oferecem grandes contribuições, promovendo novos caminhos para a construção de conhecimentos, estabelecendo a construção de práticas sociais de leitura e escrita de forma significativa para os mesmos. Um dos resultados mais relevantes repousa no fato de que o educador é beneficiado em sua prática pedagógica, que se apresenta com maior eficácia e de maneira lúdica. Em relação aos alunos surdos, a metodologia favorece a interação com a atividade e com os demais alunos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302
10.12957/cadsem.2019.42302
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2019.42302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42302/31019
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409054257152