FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GEDOZ, Sueli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882
Resumo: O objetivo do presente trabalho é a apresentação do projeto de pesquisa e extensão “Formaçãocontinuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para aalfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná”, desenvolvido na regiãooeste do Paraná, financiado pela CAPES/INEP, conforme Edital 038/2010 do ProgramaObservatório da Educação. Tal projeto está se consolidando a partir da oferta de formaçãocontinuada a docentes, processo que proporciona aprofundamento teórico, encaminhamentospráticos e reflexões sobre o trabalho com a Língua Portuguesa focalizando os gêneros discursivos.Para este estudo, apresentamos, inicialmente, o projeto em questão, seguido de informações sobreos trabalhos de formação realizados com a intenção de minimizar o descompasso presente entre ateoria que perpassa a formação do professor e a sua prática em sala de aula. Tomamos como basesteóricas os estudos de AMOP (2007), Bakhtin (2000, 2004), Bronckart (2003) e Costa-Hübes(2008).
id UERJ-7_a4aa0d067daa1e59d81913546f302e5f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11882
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICALíngua PortuguesaFormação ContinuadaObservatório EducacionalO objetivo do presente trabalho é a apresentação do projeto de pesquisa e extensão “Formaçãocontinuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para aalfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná”, desenvolvido na regiãooeste do Paraná, financiado pela CAPES/INEP, conforme Edital 038/2010 do ProgramaObservatório da Educação. Tal projeto está se consolidando a partir da oferta de formaçãocontinuada a docentes, processo que proporciona aprofundamento teórico, encaminhamentospráticos e reflexões sobre o trabalho com a Língua Portuguesa focalizando os gêneros discursivos.Para este estudo, apresentamos, inicialmente, o projeto em questão, seguido de informações sobreos trabalhos de formação realizados com a intenção de minimizar o descompasso presente entre ateoria que perpassa a formação do professor e a sua prática em sala de aula. Tomamos como basesteóricas os estudos de AMOP (2007), Bakhtin (2000, 2004), Bronckart (2003) e Costa-Hübes(2008).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1188210.12957/cadsem.2012.11882Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882/9307GEDOZ, SueliCOSTA-HÜBES, Terezinha da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T19:07:11Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11882Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-15T19:07:11Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
title FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
GEDOZ, Sueli
Língua Portuguesa
Formação Continuada
Observatório Educacional
title_short FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
title_full FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
author GEDOZ, Sueli
author_facet GEDOZ, Sueli
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição
author_role author
author2 COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GEDOZ, Sueli
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Formação Continuada
Observatório Educacional
topic Língua Portuguesa
Formação Continuada
Observatório Educacional
description O objetivo do presente trabalho é a apresentação do projeto de pesquisa e extensão “Formaçãocontinuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para aalfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná”, desenvolvido na regiãooeste do Paraná, financiado pela CAPES/INEP, conforme Edital 038/2010 do ProgramaObservatório da Educação. Tal projeto está se consolidando a partir da oferta de formaçãocontinuada a docentes, processo que proporciona aprofundamento teórico, encaminhamentospráticos e reflexões sobre o trabalho com a Língua Portuguesa focalizando os gêneros discursivos.Para este estudo, apresentamos, inicialmente, o projeto em questão, seguido de informações sobreos trabalhos de formação realizados com a intenção de minimizar o descompasso presente entre ateoria que perpassa a formação do professor e a sua prática em sala de aula. Tomamos como basesteóricas os estudos de AMOP (2007), Bakhtin (2000, 2004), Bronckart (2003) e Costa-Hübes(2008).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882
10.12957/cadsem.2012.11882
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2012.11882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882/9307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408072790016