FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é a apresentação do projeto de pesquisa e extensão “Formaçãocontinuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para aalfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná”, desenvolvido na regiãooeste do Paraná, financiado pela CAPES/INEP, conforme Edital 038/2010 do ProgramaObservatório da Educação. Tal projeto está se consolidando a partir da oferta de formaçãocontinuada a docentes, processo que proporciona aprofundamento teórico, encaminhamentospráticos e reflexões sobre o trabalho com a Língua Portuguesa focalizando os gêneros discursivos.Para este estudo, apresentamos, inicialmente, o projeto em questão, seguido de informações sobreos trabalhos de formação realizados com a intenção de minimizar o descompasso presente entre ateoria que perpassa a formação do professor e a sua prática em sala de aula. Tomamos como basesteóricas os estudos de AMOP (2007), Bakhtin (2000, 2004), Bronckart (2003) e Costa-Hübes(2008). |
id |
UERJ-7_a4aa0d067daa1e59d81913546f302e5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11882 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICALíngua PortuguesaFormação ContinuadaObservatório EducacionalO objetivo do presente trabalho é a apresentação do projeto de pesquisa e extensão “Formaçãocontinuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para aalfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná”, desenvolvido na regiãooeste do Paraná, financiado pela CAPES/INEP, conforme Edital 038/2010 do ProgramaObservatório da Educação. Tal projeto está se consolidando a partir da oferta de formaçãocontinuada a docentes, processo que proporciona aprofundamento teórico, encaminhamentospráticos e reflexões sobre o trabalho com a Língua Portuguesa focalizando os gêneros discursivos.Para este estudo, apresentamos, inicialmente, o projeto em questão, seguido de informações sobreos trabalhos de formação realizados com a intenção de minimizar o descompasso presente entre ateoria que perpassa a formação do professor e a sua prática em sala de aula. Tomamos como basesteóricas os estudos de AMOP (2007), Bakhtin (2000, 2004), Bronckart (2003) e Costa-Hübes(2008).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1188210.12957/cadsem.2012.11882Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882/9307GEDOZ, SueliCOSTA-HÜBES, Terezinha da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T19:07:11Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11882Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-15T19:07:11Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA GEDOZ, Sueli Língua Portuguesa Formação Continuada Observatório Educacional |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA |
author |
GEDOZ, Sueli |
author_facet |
GEDOZ, Sueli COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GEDOZ, Sueli COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa Formação Continuada Observatório Educacional |
topic |
Língua Portuguesa Formação Continuada Observatório Educacional |
description |
O objetivo do presente trabalho é a apresentação do projeto de pesquisa e extensão “Formaçãocontinuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para aalfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná”, desenvolvido na regiãooeste do Paraná, financiado pela CAPES/INEP, conforme Edital 038/2010 do ProgramaObservatório da Educação. Tal projeto está se consolidando a partir da oferta de formaçãocontinuada a docentes, processo que proporciona aprofundamento teórico, encaminhamentospráticos e reflexões sobre o trabalho com a Língua Portuguesa focalizando os gêneros discursivos.Para este estudo, apresentamos, inicialmente, o projeto em questão, seguido de informações sobreos trabalhos de formação realizados com a intenção de minimizar o descompasso presente entre ateoria que perpassa a formação do professor e a sua prática em sala de aula. Tomamos como basesteóricas os estudos de AMOP (2007), Bakhtin (2000, 2004), Bronckart (2003) e Costa-Hübes(2008). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882 10.12957/cadsem.2012.11882 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2012.11882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882/9307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408072790016 |