Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Auxiliadora da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8116
Resumo: This explorative research aimed to analyze, under the experiential pedagogic view, the Practical Accounting class, which is found in the curricula of the undergraduate courses of Accounting Sciences. Aspects pertinent to the accounting education are highlighted and/or criticized by using study case methods. The motivational potentiality and the ability to stimulate criticism are emphasized in the experiential approach. Consequences for professionalization are also pointed out. By applying this methodology on the selected case, the perception on the accounting laboratory in the undergraduate course of Accounting Sciences offered by a Brazilian IFES is investigated. The role of the Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) faculty, the main agents responsible for the improvement of the teaching-learning process in Accounting, is finally focused. By means of a bibliographic review, a semi-structured guide including several questions on the theme was prepared. This guide was later used for the collection of data during the interviews. The answers and reaction to this guide were used to report and analyze the results of the interviews. Four hypotheses for future research, justified by evidence collected from the case, are proposed.
id UERJ_f213cd850affea0050984fddc8d2ba98
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/8116
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Carvalho, Frederico Antonio Azevedo dehttp://lattes.cnpq.br/6766632095703989Alves, Francisco José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0221137073208147Jorge, Marcelino Joséhttp://lattes.cnpq.br/6837125666966113http://lattes.cnpq.br/9637682248730195Silva, Maria Auxiliadora da2021-01-05T18:37:54Z2013-11-042010-02-10SILVA, Maria Auxiliadora da. Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8116This explorative research aimed to analyze, under the experiential pedagogic view, the Practical Accounting class, which is found in the curricula of the undergraduate courses of Accounting Sciences. Aspects pertinent to the accounting education are highlighted and/or criticized by using study case methods. The motivational potentiality and the ability to stimulate criticism are emphasized in the experiential approach. Consequences for professionalization are also pointed out. By applying this methodology on the selected case, the perception on the accounting laboratory in the undergraduate course of Accounting Sciences offered by a Brazilian IFES is investigated. The role of the Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) faculty, the main agents responsible for the improvement of the teaching-learning process in Accounting, is finally focused. By means of a bibliographic review, a semi-structured guide including several questions on the theme was prepared. This guide was later used for the collection of data during the interviews. The answers and reaction to this guide were used to report and analyze the results of the interviews. Four hypotheses for future research, justified by evidence collected from the case, are proposed.O objetivo desta pesquisa exploratória é analisar, sob a ótica da pedagogia experiencial, a disciplina Prática Contábil, inserida na matriz curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Utilizando o método do estudo de caso, são destacados e, ou criticados aspectos pertinentes à educação contábil. Ressalta-se, na abordagem experiencial, a potencialidade motivacional e a capacidade de estimular o senso crítico. Destacam-se, ainda, consequências para a profissionalização. Através da aplicação ao caso selecionado, investiga-se a percepção sobre o laboratório de contabilidade no curso de graduação em Ciências Contábeis, oferecido por uma IFES brasileira. Focalizam-se, finalmente, o papel dos docentes da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), os principais agentes de mudança para a melhoria do processo ensino-aprendizagem da Contabilidade. A partir da revisão bibliográfica foi elaborado um roteiro semiestruturado abordando diversas questões sobre o tema, depois utilizado para a coleta de dados nas entrevistas. As respostas e reações ao roteiro foram utilizadas para relatar e analisar os resultados da entrevistas. São propostas quatro hipóteses para pesquisa futura, justificadas pela evidência coletada através do caso.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T18:37:54Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Maria_Auxiliadora_da_Silva.pdf: 581349 bytes, checksum: 886c77e2d59c0c0a337694a9dfb38518 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T18:37:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Maria_Auxiliadora_da_Silva.pdf: 581349 bytes, checksum: 886c77e2d59c0c0a337694a9dfb38518 (MD5) Previous issue date: 2010-02-10application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUERJBRCentro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e FinançasExperiential pedagogyAccounting LaboratoryAccounting EducationProfessionalizationPedagogia experiencialLaboratório de ContabilidadeEnsino da ContabilidadeProfissionalizaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISPercepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFESPerception of discipline "Accounting Practice" in graduate degree in Accounting: a case study with IFES studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_Maria_Auxiliadora_da_Silva.pdfapplication/pdf581349http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8116/1/Dissertacao_Maria_Auxiliadora_da_Silva.pdf886c77e2d59c0c0a337694a9dfb38518MD511/81162024-02-26 16:50:46.372oai:www.bdtd.uerj.br:1/8116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:50:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Perception of discipline "Accounting Practice" in graduate degree in Accounting: a case study with IFES students
title Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
spellingShingle Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
Silva, Maria Auxiliadora da
Experiential pedagogy
Accounting Laboratory
Accounting Education
Professionalization
Pedagogia experiencial
Laboratório de Contabilidade
Ensino da Contabilidade
Profissionalização
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
title_full Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
title_fullStr Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
title_full_unstemmed Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
title_sort Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
author Silva, Maria Auxiliadora da
author_facet Silva, Maria Auxiliadora da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Frederico Antonio Azevedo de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6766632095703989
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alves, Francisco José dos Santos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0221137073208147
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jorge, Marcelino José
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6837125666966113
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9637682248730195
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Auxiliadora da
contributor_str_mv Carvalho, Frederico Antonio Azevedo de
Alves, Francisco José dos Santos
Jorge, Marcelino José
dc.subject.eng.fl_str_mv Experiential pedagogy
Accounting Laboratory
Accounting Education
Professionalization
topic Experiential pedagogy
Accounting Laboratory
Accounting Education
Professionalization
Pedagogia experiencial
Laboratório de Contabilidade
Ensino da Contabilidade
Profissionalização
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia experiencial
Laboratório de Contabilidade
Ensino da Contabilidade
Profissionalização
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description This explorative research aimed to analyze, under the experiential pedagogic view, the Practical Accounting class, which is found in the curricula of the undergraduate courses of Accounting Sciences. Aspects pertinent to the accounting education are highlighted and/or criticized by using study case methods. The motivational potentiality and the ability to stimulate criticism are emphasized in the experiential approach. Consequences for professionalization are also pointed out. By applying this methodology on the selected case, the perception on the accounting laboratory in the undergraduate course of Accounting Sciences offered by a Brazilian IFES is investigated. The role of the Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) faculty, the main agents responsible for the improvement of the teaching-learning process in Accounting, is finally focused. By means of a bibliographic review, a semi-structured guide including several questions on the theme was prepared. This guide was later used for the collection of data during the interviews. The answers and reaction to this guide were used to report and analyze the results of the interviews. Four hypotheses for future research, justified by evidence collected from the case, are proposed.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-10
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T18:37:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Auxiliadora da. Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8116
identifier_str_mv SILVA, Maria Auxiliadora da. Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8116/1/Dissertacao_Maria_Auxiliadora_da_Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 886c77e2d59c0c0a337694a9dfb38518
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352282441940992