CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lais Borgartz, Taciara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Emmel, Rubia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203
Resumo: O objetivo geral desta investigação-formação-ação (IFA) centra-se na análise das concepções de currí­culo dos licenciandos em Ciências Biológicas em formação inicial, considerando-se a questão: "Que indí­cios de constituição do conceito de currí­culo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, evidenciam-se no processo IFA?". Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, sobre concepções de currí­culo, bem como suas implicações na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foi desenvolvida através da investigação-ação, buscando a análise do modelo e dos processos de formação de professores, visando a transformação das concepções de currí­culo. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), como princí­pio metodológico para analisar e interpretar os dados e foi possí­vel a proposição de 4 ciclos reflexivos. Concluí­mos que a utilização da IFA é de extremo valor no processo de formação, pois influencia os licenciandos a tornarem-se professores pesquisadores e principalmente questionadores.
id UERN-5_1ad84eec62b49aca0d53b0806403472f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2203
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASressignificaçãocurrí­culoformação de professoresO objetivo geral desta investigação-formação-ação (IFA) centra-se na análise das concepções de currí­culo dos licenciandos em Ciências Biológicas em formação inicial, considerando-se a questão: "Que indí­cios de constituição do conceito de currí­culo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, evidenciam-se no processo IFA?". Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, sobre concepções de currí­culo, bem como suas implicações na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foi desenvolvida através da investigação-ação, buscando a análise do modelo e dos processos de formação de professores, visando a transformação das concepções de currí­culo. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), como princí­pio metodológico para analisar e interpretar os dados e foi possí­vel a proposição de 4 ciclos reflexivos. Concluí­mos que a utilização da IFA é de extremo valor no processo de formação, pois influencia os licenciandos a tornarem-se professores pesquisadores e principalmente questionadores.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203/2097Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLais Borgartz, TaciaraEmmel, Rubia2020-08-28T12:40:18Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2203Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-08-28T12:40:18Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Lais Borgartz, Taciara
ressignificação
currí­culo
formação de professores
title_short CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_fullStr CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full_unstemmed CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_sort CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
author Lais Borgartz, Taciara
author_facet Lais Borgartz, Taciara
Emmel, Rubia
author_role author
author2 Emmel, Rubia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lais Borgartz, Taciara
Emmel, Rubia
dc.subject.por.fl_str_mv ressignificação
currí­culo
formação de professores
topic ressignificação
currí­culo
formação de professores
description O objetivo geral desta investigação-formação-ação (IFA) centra-se na análise das concepções de currí­culo dos licenciandos em Ciências Biológicas em formação inicial, considerando-se a questão: "Que indí­cios de constituição do conceito de currí­culo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, evidenciam-se no processo IFA?". Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, sobre concepções de currí­culo, bem como suas implicações na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foi desenvolvida através da investigação-ação, buscando a análise do modelo e dos processos de formação de professores, visando a transformação das concepções de currí­culo. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), como princí­pio metodológico para analisar e interpretar os dados e foi possí­vel a proposição de 4 ciclos reflexivos. Concluí­mos que a utilização da IFA é de extremo valor no processo de formação, pois influencia os licenciandos a tornarem-se professores pesquisadores e principalmente questionadores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203/2097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125848915968