CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sara Cristina dos Santos Freires
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giann Mendes Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493
Resumo: Entre as áreas que foram beneficiadas pelo avanço tecnológico, destaca-se o ensino deLí­ngua Brasileira de Sinais – LIBRAS em instituições de ensino com a inserção e usodo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVEA. Objetivamos neste trabalhocompreender o uso dessa ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem adistância e da formação de professores no âmbito educacional, nos Cursos de Letrascom habilitação em LIBRAS da UFPB e da UFSC, apresentando as consideraçõeslegais acerca da lí­ngua de sinais no ensino superior. A metodologia apresenta-se atravésda observação participante e pesquisa bibliográfica sistemática sobre o tema, valendosede uma literatura selecionada como QUADROS (2008), BARBOSA (2010) entreoutros, buscando uma compreensão das bases teóricas-conceituais que sustentam aformação dos profissionais na modalidade a distância.
id UERN-5_1091b5b34c4c0101a32a81b102574401
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/493
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativaLIBRAeducaçãotecnologiaEntre as áreas que foram beneficiadas pelo avanço tecnológico, destaca-se o ensino deLí­ngua Brasileira de Sinais – LIBRAS em instituições de ensino com a inserção e usodo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVEA. Objetivamos neste trabalhocompreender o uso dessa ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem adistância e da formação de professores no âmbito educacional, nos Cursos de Letrascom habilitação em LIBRAS da UFPB e da UFSC, apresentando as consideraçõeslegais acerca da lí­ngua de sinais no ensino superior. A metodologia apresenta-se atravésda observação participante e pesquisa bibliográfica sistemática sobre o tema, valendosede uma literatura selecionada como QUADROS (2008), BARBOSA (2010) entreoutros, buscando uma compreensão das bases teóricas-conceituais que sustentam aformação dos profissionais na modalidade a distância.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493/412Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSara Cristina dos Santos FreiresGiann Mendes Ribeiro2020-10-29T12:52:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/493Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
title CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
spellingShingle CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
Sara Cristina dos Santos Freires
LIBRA
educação
tecnologia
title_short CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
title_full CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
title_fullStr CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
title_full_unstemmed CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
title_sort CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
author Sara Cristina dos Santos Freires
author_facet Sara Cristina dos Santos Freires
Giann Mendes Ribeiro
author_role author
author2 Giann Mendes Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sara Cristina dos Santos Freires
Giann Mendes Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv LIBRA
educação
tecnologia
topic LIBRA
educação
tecnologia
description Entre as áreas que foram beneficiadas pelo avanço tecnológico, destaca-se o ensino deLí­ngua Brasileira de Sinais – LIBRAS em instituições de ensino com a inserção e usodo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVEA. Objetivamos neste trabalhocompreender o uso dessa ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem adistância e da formação de professores no âmbito educacional, nos Cursos de Letrascom habilitação em LIBRAS da UFPB e da UFSC, apresentando as consideraçõeslegais acerca da lí­ngua de sinais no ensino superior. A metodologia apresenta-se atravésda observação participante e pesquisa bibliográfica sistemática sobre o tema, valendosede uma literatura selecionada como QUADROS (2008), BARBOSA (2010) entreoutros, buscando uma compreensão das bases teóricas-conceituais que sustentam aformação dos profissionais na modalidade a distância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493/412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124484718592