CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493 |
Resumo: | Entre as áreas que foram beneficiadas pelo avanço tecnológico, destaca-se o ensino deLíngua Brasileira de Sinais – LIBRAS em instituições de ensino com a inserção e usodo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVEA. Objetivamos neste trabalhocompreender o uso dessa ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem adistância e da formação de professores no âmbito educacional, nos Cursos de Letrascom habilitação em LIBRAS da UFPB e da UFSC, apresentando as consideraçõeslegais acerca da língua de sinais no ensino superior. A metodologia apresenta-se atravésda observação participante e pesquisa bibliográfica sistemática sobre o tema, valendosede uma literatura selecionada como QUADROS (2008), BARBOSA (2010) entreoutros, buscando uma compreensão das bases teóricas-conceituais que sustentam aformação dos profissionais na modalidade a distância. |
id |
UERN-5_1091b5b34c4c0101a32a81b102574401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/493 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativaLIBRAeducaçãotecnologiaEntre as áreas que foram beneficiadas pelo avanço tecnológico, destaca-se o ensino deLíngua Brasileira de Sinais – LIBRAS em instituições de ensino com a inserção e usodo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVEA. Objetivamos neste trabalhocompreender o uso dessa ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem adistância e da formação de professores no âmbito educacional, nos Cursos de Letrascom habilitação em LIBRAS da UFPB e da UFSC, apresentando as consideraçõeslegais acerca da língua de sinais no ensino superior. A metodologia apresenta-se atravésda observação participante e pesquisa bibliográfica sistemática sobre o tema, valendosede uma literatura selecionada como QUADROS (2008), BARBOSA (2010) entreoutros, buscando uma compreensão das bases teóricas-conceituais que sustentam aformação dos profissionais na modalidade a distância.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493/412Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSara Cristina dos Santos FreiresGiann Mendes Ribeiro2020-10-29T12:52:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/493Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa |
title |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa |
spellingShingle |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa Sara Cristina dos Santos Freires LIBRA educação tecnologia |
title_short |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa |
title_full |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa |
title_fullStr |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa |
title_full_unstemmed |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa |
title_sort |
CURSO DE LETRAS/LIBRAS A DISTÂNCIA: o ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educativa |
author |
Sara Cristina dos Santos Freires |
author_facet |
Sara Cristina dos Santos Freires Giann Mendes Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Giann Mendes Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sara Cristina dos Santos Freires Giann Mendes Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LIBRA educação tecnologia |
topic |
LIBRA educação tecnologia |
description |
Entre as áreas que foram beneficiadas pelo avanço tecnológico, destaca-se o ensino deLíngua Brasileira de Sinais – LIBRAS em instituições de ensino com a inserção e usodo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVEA. Objetivamos neste trabalhocompreender o uso dessa ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem adistância e da formação de professores no âmbito educacional, nos Cursos de Letrascom habilitação em LIBRAS da UFPB e da UFSC, apresentando as consideraçõeslegais acerca da língua de sinais no ensino superior. A metodologia apresenta-se atravésda observação participante e pesquisa bibliográfica sistemática sobre o tema, valendosede uma literatura selecionada como QUADROS (2008), BARBOSA (2010) entreoutros, buscando uma compreensão das bases teóricas-conceituais que sustentam aformação dos profissionais na modalidade a distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/493/412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124484718592 |