CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilda Mara Lopes Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ronaldo Matos Albano, Gabriel Nunes Lopes Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631
Resumo: O artigo tem como objetivo compreender como o Programa de Educação Tutorial vem contribuindo na qualidade da formação inicial dos estudantes de Pedagogia da UFPI participantes do Programa, considerando a construção da autonomia, a apreensão de saberes da docência e a unidade teoria-prática na formação do professor. Esta investigação se fundamentou em uma pesquisa qualitativa pela qual foi possí­vel observar, registrar, analisar e ordenar os dados, considerando as falas desveladas dos interlocutores participantes deste estudo. Em articulação com a construção da autonomia docente incluí­mos os saberes da docência reconhecidos como aqueles necessários ao exercí­cio do ser professor. Os resultados apontam que o uso do método tutorial fortalece a autonomia dos estudantes, autorizando-os na tomada de decisões com segurança, assim como favorece a compreensão e a construção profissional e pessoal do futuro professor no decurso de sua formação.
id UERN-5_492a86ae36122146072f90b152832bd6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3631
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIAO artigo tem como objetivo compreender como o Programa de Educação Tutorial vem contribuindo na qualidade da formação inicial dos estudantes de Pedagogia da UFPI participantes do Programa, considerando a construção da autonomia, a apreensão de saberes da docência e a unidade teoria-prática na formação do professor. Esta investigação se fundamentou em uma pesquisa qualitativa pela qual foi possí­vel observar, registrar, analisar e ordenar os dados, considerando as falas desveladas dos interlocutores participantes deste estudo. Em articulação com a construção da autonomia docente incluí­mos os saberes da docência reconhecidos como aqueles necessários ao exercí­cio do ser professor. Os resultados apontam que o uso do método tutorial fortalece a autonomia dos estudantes, autorizando-os na tomada de decisões com segurança, assim como favorece a compreensão e a construção profissional e pessoal do futuro professor no decurso de sua formação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631/2918Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessHilda Mara Lopes AraújoRonaldo Matos AlbanoGabriel Nunes Lopes Ferreira2021-12-15T21:43:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3631Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-12-15T21:43:46Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
title CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
Hilda Mara Lopes Araújo
title_short CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
title_full CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
title_sort CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
author Hilda Mara Lopes Araújo
author_facet Hilda Mara Lopes Araújo
Ronaldo Matos Albano
Gabriel Nunes Lopes Ferreira
author_role author
author2 Ronaldo Matos Albano
Gabriel Nunes Lopes Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilda Mara Lopes Araújo
Ronaldo Matos Albano
Gabriel Nunes Lopes Ferreira
description O artigo tem como objetivo compreender como o Programa de Educação Tutorial vem contribuindo na qualidade da formação inicial dos estudantes de Pedagogia da UFPI participantes do Programa, considerando a construção da autonomia, a apreensão de saberes da docência e a unidade teoria-prática na formação do professor. Esta investigação se fundamentou em uma pesquisa qualitativa pela qual foi possí­vel observar, registrar, analisar e ordenar os dados, considerando as falas desveladas dos interlocutores participantes deste estudo. Em articulação com a construção da autonomia docente incluí­mos os saberes da docência reconhecidos como aqueles necessários ao exercí­cio do ser professor. Os resultados apontam que o uso do método tutorial fortalece a autonomia dos estudantes, autorizando-os na tomada de decisões com segurança, assim como favorece a compreensão e a construção profissional e pessoal do futuro professor no decurso de sua formação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631/2918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126405709824