CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo compreender como o Programa de Educação Tutorial vem contribuindo na qualidade da formação inicial dos estudantes de Pedagogia da UFPI participantes do Programa, considerando a construção da autonomia, a apreensão de saberes da docência e a unidade teoria-prática na formação do professor. Esta investigação se fundamentou em uma pesquisa qualitativa pela qual foi possível observar, registrar, analisar e ordenar os dados, considerando as falas desveladas dos interlocutores participantes deste estudo. Em articulação com a construção da autonomia docente incluímos os saberes da docência reconhecidos como aqueles necessários ao exercício do ser professor. Os resultados apontam que o uso do método tutorial fortalece a autonomia dos estudantes, autorizando-os na tomada de decisões com segurança, assim como favorece a compreensão e a construção profissional e pessoal do futuro professor no decurso de sua formação. |
id |
UERN-5_492a86ae36122146072f90b152832bd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3631 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIAO artigo tem como objetivo compreender como o Programa de Educação Tutorial vem contribuindo na qualidade da formação inicial dos estudantes de Pedagogia da UFPI participantes do Programa, considerando a construção da autonomia, a apreensão de saberes da docência e a unidade teoria-prática na formação do professor. Esta investigação se fundamentou em uma pesquisa qualitativa pela qual foi possível observar, registrar, analisar e ordenar os dados, considerando as falas desveladas dos interlocutores participantes deste estudo. Em articulação com a construção da autonomia docente incluímos os saberes da docência reconhecidos como aqueles necessários ao exercício do ser professor. Os resultados apontam que o uso do método tutorial fortalece a autonomia dos estudantes, autorizando-os na tomada de decisões com segurança, assim como favorece a compreensão e a construção profissional e pessoal do futuro professor no decurso de sua formação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631/2918Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessHilda Mara Lopes AraújoRonaldo Matos AlbanoGabriel Nunes Lopes Ferreira2021-12-15T21:43:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3631Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-12-15T21:43:46Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA |
title |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA Hilda Mara Lopes Araújo |
title_short |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA |
title_full |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA |
author |
Hilda Mara Lopes Araújo |
author_facet |
Hilda Mara Lopes Araújo Ronaldo Matos Albano Gabriel Nunes Lopes Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Ronaldo Matos Albano Gabriel Nunes Lopes Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hilda Mara Lopes Araújo Ronaldo Matos Albano Gabriel Nunes Lopes Ferreira |
description |
O artigo tem como objetivo compreender como o Programa de Educação Tutorial vem contribuindo na qualidade da formação inicial dos estudantes de Pedagogia da UFPI participantes do Programa, considerando a construção da autonomia, a apreensão de saberes da docência e a unidade teoria-prática na formação do professor. Esta investigação se fundamentou em uma pesquisa qualitativa pela qual foi possível observar, registrar, analisar e ordenar os dados, considerando as falas desveladas dos interlocutores participantes deste estudo. Em articulação com a construção da autonomia docente incluímos os saberes da docência reconhecidos como aqueles necessários ao exercício do ser professor. Os resultados apontam que o uso do método tutorial fortalece a autonomia dos estudantes, autorizando-os na tomada de decisões com segurança, assim como favorece a compreensão e a construção profissional e pessoal do futuro professor no decurso de sua formação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631/2918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126405709824 |