ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallert, Claudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto de Góes, Eliane, Duarte Lewandowski , Jacqueline Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914
Resumo: O acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior no Instituto Federal do Paraná é objeto deste artigo. Buscamos identificar elementos sobre a inclusão das pessoas com deficiência nos Planos de Desenvolvimento Institucionais  publicados até o momento e no Estatuto Regimental; observamos como acontece a reserva de vagas nos cursos superiores analisando os editais de abertura de processo seletivo publicados entre 2009 e  2018, os dados do Censup/2017 referentes aos estudantes com deficiência na instituição e o resultado do Processo Seletivo IFPR-2018/2019 para analisar as polí­ticas de acesso; e, sobre a permanência, analisamos como se constituí­ram os NAPNEs. Observamos que o IFPR é um elemento importante para o acesso e permanência desse público no ensino superior, pois reserva vagas, amplia as oportunidades por suas caracterí­sticas de expansão e interiorização e desenvolve ações de permanência. 
id UERN-5_69e9e739306a8324f2cc8a2320a65fd4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2914
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIORInclusão; Ensino Superior; Pessoas com DeficiênciaO acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior no Instituto Federal do Paraná é objeto deste artigo. Buscamos identificar elementos sobre a inclusão das pessoas com deficiência nos Planos de Desenvolvimento Institucionais  publicados até o momento e no Estatuto Regimental; observamos como acontece a reserva de vagas nos cursos superiores analisando os editais de abertura de processo seletivo publicados entre 2009 e  2018, os dados do Censup/2017 referentes aos estudantes com deficiência na instituição e o resultado do Processo Seletivo IFPR-2018/2019 para analisar as polí­ticas de acesso; e, sobre a permanência, analisamos como se constituí­ram os NAPNEs. Observamos que o IFPR é um elemento importante para o acesso e permanência desse público no ensino superior, pois reserva vagas, amplia as oportunidades por suas caracterí­sticas de expansão e interiorização e desenvolve ações de permanência. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914/2651Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGallert, ClaudiaPinto de Góes, ElianeDuarte Lewandowski , Jacqueline Maria 2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2914Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Gallert, Claudia
Inclusão; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência
title_short ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title_full ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
title_sort ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
author Gallert, Claudia
author_facet Gallert, Claudia
Pinto de Góes, Eliane
Duarte Lewandowski , Jacqueline Maria
author_role author
author2 Pinto de Góes, Eliane
Duarte Lewandowski , Jacqueline Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallert, Claudia
Pinto de Góes, Eliane
Duarte Lewandowski , Jacqueline Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência
topic Inclusão; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência
description O acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior no Instituto Federal do Paraná é objeto deste artigo. Buscamos identificar elementos sobre a inclusão das pessoas com deficiência nos Planos de Desenvolvimento Institucionais  publicados até o momento e no Estatuto Regimental; observamos como acontece a reserva de vagas nos cursos superiores analisando os editais de abertura de processo seletivo publicados entre 2009 e  2018, os dados do Censup/2017 referentes aos estudantes com deficiência na instituição e o resultado do Processo Seletivo IFPR-2018/2019 para analisar as polí­ticas de acesso; e, sobre a permanência, analisamos como se constituí­ram os NAPNEs. Observamos que o IFPR é um elemento importante para o acesso e permanência desse público no ensino superior, pois reserva vagas, amplia as oportunidades por suas caracterí­sticas de expansão e interiorização e desenvolve ações de permanência. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914/2651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125928607744