INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719 |
Resumo: | Na presente pesquisa objetivamos identificar e analisar se e como estudantes do Ensino Médio mobilizaram discursos de articulação entre aspectos de igualdade e diferença envolvendo os povos indígenas ao longo de uma oficina temática realizada por licenciandos do PIBID-Química em uma escola pública de Curitiba/PR. A investigação foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituídos a partir das respostas í s perguntas abertas distribuídas ao longo da Oficina. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram que maioria das respostas dos estudantes está carregada de visões estereotipadas, equivocadas e distorcidas dos povos indígenas. Poucos foram os alunos que construíram suas respostas articulando as diferenças dos indígenas com as questões de igualdade. Por fim, acreditamos que essa pesquisa aponta caminhos para que os professores incorporarem a cultura indígena em suas práticas educativas no contexto do Ensino de Química |
id |
UERN-5_df86c1718be4d6afe1cda58b849a011f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1719 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígenaNa presente pesquisa objetivamos identificar e analisar se e como estudantes do Ensino Médio mobilizaram discursos de articulação entre aspectos de igualdade e diferença envolvendo os povos indígenas ao longo de uma oficina temática realizada por licenciandos do PIBID-Química em uma escola pública de Curitiba/PR. A investigação foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituídos a partir das respostas í s perguntas abertas distribuídas ao longo da Oficina. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram que maioria das respostas dos estudantes está carregada de visões estereotipadas, equivocadas e distorcidas dos povos indígenas. Poucos foram os alunos que construíram suas respostas articulando as diferenças dos indígenas com as questões de igualdade. Por fim, acreditamos que essa pesquisa aponta caminhos para que os professores incorporarem a cultura indígena em suas práticas educativas no contexto do Ensino de QuímicaUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719/1677Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAline KundlatschCamila Silveira2020-05-14T01:54:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1719Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:54:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena |
title |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena |
spellingShingle |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena Aline Kundlatsch |
title_short |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena |
title_full |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena |
title_fullStr |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena |
title_full_unstemmed |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena |
title_sort |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena |
author |
Aline Kundlatsch |
author_facet |
Aline Kundlatsch Camila Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Camila Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline Kundlatsch Camila Silveira |
description |
Na presente pesquisa objetivamos identificar e analisar se e como estudantes do Ensino Médio mobilizaram discursos de articulação entre aspectos de igualdade e diferença envolvendo os povos indígenas ao longo de uma oficina temática realizada por licenciandos do PIBID-Química em uma escola pública de Curitiba/PR. A investigação foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituídos a partir das respostas í s perguntas abertas distribuídas ao longo da Oficina. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram que maioria das respostas dos estudantes está carregada de visões estereotipadas, equivocadas e distorcidas dos povos indígenas. Poucos foram os alunos que construíram suas respostas articulando as diferenças dos indígenas com as questões de igualdade. Por fim, acreditamos que essa pesquisa aponta caminhos para que os professores incorporarem a cultura indígena em suas práticas educativas no contexto do Ensino de Química |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719/1677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125813264384 |