INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Kundlatsch
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Camila Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719
Resumo: Na presente pesquisa objetivamos identificar e analisar se e como estudantes do Ensino Médio mobilizaram discursos de articulação entre aspectos de igualdade e diferença envolvendo os povos indí­genas ao longo de uma oficina temática realizada por licenciandos do PIBID-Quí­mica em uma escola pública de Curitiba/PR. A investigação foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituí­dos a partir das respostas í s perguntas abertas distribuí­das ao longo da Oficina. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram que maioria das respostas dos estudantes está carregada de visões estereotipadas, equivocadas e distorcidas dos povos indí­genas. Poucos foram os alunos que construí­ram suas respostas articulando as diferenças dos indí­genas com as questões de igualdade. Por fim, acreditamos que essa pesquisa aponta caminhos para que os professores incorporarem a cultura indí­gena em suas práticas educativas no contexto do Ensino de Quí­mica
id UERN-5_df86c1718be4d6afe1cda58b849a011f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1719
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­genaNa presente pesquisa objetivamos identificar e analisar se e como estudantes do Ensino Médio mobilizaram discursos de articulação entre aspectos de igualdade e diferença envolvendo os povos indí­genas ao longo de uma oficina temática realizada por licenciandos do PIBID-Quí­mica em uma escola pública de Curitiba/PR. A investigação foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituí­dos a partir das respostas í s perguntas abertas distribuí­das ao longo da Oficina. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram que maioria das respostas dos estudantes está carregada de visões estereotipadas, equivocadas e distorcidas dos povos indí­genas. Poucos foram os alunos que construí­ram suas respostas articulando as diferenças dos indí­genas com as questões de igualdade. Por fim, acreditamos que essa pesquisa aponta caminhos para que os professores incorporarem a cultura indí­gena em suas práticas educativas no contexto do Ensino de Quí­micaUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719/1677Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAline KundlatschCamila Silveira2020-05-14T01:54:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1719Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:54:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena
title INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena
spellingShingle INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena
Aline Kundlatsch
title_short INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena
title_full INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena
title_fullStr INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena
title_full_unstemmed INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena
title_sort INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena
author Aline Kundlatsch
author_facet Aline Kundlatsch
Camila Silveira
author_role author
author2 Camila Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Kundlatsch
Camila Silveira
description Na presente pesquisa objetivamos identificar e analisar se e como estudantes do Ensino Médio mobilizaram discursos de articulação entre aspectos de igualdade e diferença envolvendo os povos indí­genas ao longo de uma oficina temática realizada por licenciandos do PIBID-Quí­mica em uma escola pública de Curitiba/PR. A investigação foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituí­dos a partir das respostas í s perguntas abertas distribuí­das ao longo da Oficina. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram que maioria das respostas dos estudantes está carregada de visões estereotipadas, equivocadas e distorcidas dos povos indí­genas. Poucos foram os alunos que construí­ram suas respostas articulando as diferenças dos indí­genas com as questões de igualdade. Por fim, acreditamos que essa pesquisa aponta caminhos para que os professores incorporarem a cultura indí­gena em suas práticas educativas no contexto do Ensino de Quí­mica
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719/1677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125813264384