Educación de la primera infancia en las escuelas públicas de Salvador y relaciones de género: escribir sobre la resistencia de los docentes y la formación de los niños como asignaturas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/5107 |
Resumo: | Este resumo refere-se à resistência docente na educação na rede pública em Salvador. A partir da escrevivência (EVARISTO, 2017) – escrita a partir das experiências vividas –, constrói-se a narrativa deste trabalho. Os relatos presentes no texto referem-se a uma atuação docente entrelaçada com as vivências, não havendo, portanto, a separação entre o pessoal e a atividade política (DAVIS, 1976). Entende-se que as experiências possibilitam a formação do sujeito, por isso a construção do sujeito é vista como dialética, pois a razão dialética, como afirma Sartre (2002), constrói-se no mundo e através do mundo. O sujeito, sobretudo no que diz respeito aos alunos da educação básica na rede pública, constrói-se a partir das relações com o mundo. E, diante da diferença e da intolerância a essas diferenças, as crianças reivindicam o respeito as suas estéticas, bem como aos seus desejos. Diante dessas diferenças e de um padrão esperado pela sociedade, mas ao qual as crianças não se enquadram, elas veem-se como um ser inadaptado, com confusões mentais (PIRES, 2010). Então, tomando a vivência como sumo da escrita, tais situações são relatadas no artigo a partir de cenas e fatos que possibilitam a reflexão quanto ao contexto escolar, principalmente no que diz respeito a gênero e raça. Toma-se como objetivo, portanto, na atuação como professora, problematizar tais questões em sala, obtendo a transformação educacional na primeira infância, através de discussões que abarquem a existência do preconceito na sociedade. Entende-se que a educação básica em rede pública deve ser contemplada com discussões embasadas e com profissionais qualificados, como doutoras/es, por exemplo, lecionando e resistindo nessas redes de ensino. Busca-se atuar na docência como um sujeito localizado crítico (HARAWAY, 1995), conhecendo a realidade e a problematizando, a fim de criar, diante das intolerâncias, uma sociedade igualitária. Palavras-chave: Experiência. Educação infantil. Resistência. Relações de gênero. |
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Educación de la primera infancia en las escuelas públicas de Salvador y relaciones de género: escribir sobre la resistencia de los docentes y la formación de los niños como asignaturasEducação infantil na rede pública de Salvador e as relações de gênero: escrevivência quanto à resistência docente e à formação da criança como sujeitoElementary school of salvador public education system and the gender relations: “escrevivência” regarding the resistance of teachers and the formation of the child as a subjectExperiência. Educação infantil. ResistênciaExperience. Elementary school. ResistanceEste resumo refere-se à resistência docente na educação na rede pública em Salvador. A partir da escrevivência (EVARISTO, 2017) – escrita a partir das experiências vividas –, constrói-se a narrativa deste trabalho. Os relatos presentes no texto referem-se a uma atuação docente entrelaçada com as vivências, não havendo, portanto, a separação entre o pessoal e a atividade política (DAVIS, 1976). Entende-se que as experiências possibilitam a formação do sujeito, por isso a construção do sujeito é vista como dialética, pois a razão dialética, como afirma Sartre (2002), constrói-se no mundo e através do mundo. O sujeito, sobretudo no que diz respeito aos alunos da educação básica na rede pública, constrói-se a partir das relações com o mundo. E, diante da diferença e da intolerância a essas diferenças, as crianças reivindicam o respeito as suas estéticas, bem como aos seus desejos. Diante dessas diferenças e de um padrão esperado pela sociedade, mas ao qual as crianças não se enquadram, elas veem-se como um ser inadaptado, com confusões mentais (PIRES, 2010). Então, tomando a vivência como sumo da escrita, tais situações são relatadas no artigo a partir de cenas e fatos que possibilitam a reflexão quanto ao contexto escolar, principalmente no que diz respeito a gênero e raça. Toma-se como objetivo, portanto, na atuação como professora, problematizar tais questões em sala, obtendo a transformação educacional na primeira infância, através de discussões que abarquem a existência do preconceito na sociedade. Entende-se que a educação básica em rede pública deve ser contemplada com discussões embasadas e com profissionais qualificados, como doutoras/es, por exemplo, lecionando e resistindo nessas redes de ensino. Busca-se atuar na docência como um sujeito localizado crítico (HARAWAY, 1995), conhecendo a realidade e a problematizando, a fim de criar, diante das intolerâncias, uma sociedade igualitária. Palavras-chave: Experiência. Educação infantil. Resistência. Relações de gênero.This summary refers to teacher resistance in public education in Salvador. From the “escrevivência” (EVARISTO, 2017) – written from the experiences lived –, the narrative of this work has been developed. The reports present in the text refer to a teaching activity intertwined with the experiences, and therefore there is no separation between personnel and political activity (DAVIS, 1976). It is understood that the experiences enable the formation of the subject, so the construction of the subject is seen as dialectical, because dialectical reason, as Sartre (2002) affirms, is built in the world and throughout the world. The subject, especially with respect to the students of basic education in the public school, is built from the relations with the world. And in the face of difference and intolerance to these differences, children claim respect for their aesthetics as well as their desires. Faced with these differences and a pattern expected by society, but to which children do not fit, they see themselves as an unsuitable being with mental confusion (PIRES, 2010). Then, taking the experience as the sum of the writing, such situations are reported in the article from scenes and facts that make possible the reflection on the school context, mainly with respect to gender and race. Therefore, the main goal of this research, regarding the teacher practice, is to problematize such questions in the classroom, looking at educational transformation in early childhood, through discussions that encompass the existence of prejudice in society. It is understood that the basic education in public school should be contemplated with discussions based on qualified professionals, such as doctoral students, for example, teaching and resisting in these educational system. It seeks to act in teaching as a localized critical subject (HARAWAY, 1995), knowing reality and problematizing, in order to create, before intolerances, an egalitarian society. Keywords: Experience. Elementary school. Resistance. Gender relations.Este resumen se refiere a la resistencia de los docentes en la educación pública en Salvador. A partir de la escritura (EVARISTO, 2017), escrita a partir de las experiencias vividas, se construye la narrativa de este trabajo. Los informes presentes en el texto se refieren a un desempeño docente entrelazado con las experiencias, por lo tanto, no hay separación entre el personal y la actividad política (DAVIS, 1976). Se entiende que las experiencias permiten la formación del sujeto, por lo que la construcción del sujeto se considera dialéctica, porque la razón dialéctica, como lo afirma Sartre (2002), se construye en el mundo y en todo el mundo. El tema, especialmente con respecto a los estudiantes de educación básica en las escuelas públicas, se basa en las relaciones con el mundo. Y ante la diferencia y la intolerancia de estas diferencias, los niños reclaman respeto por su estética y sus deseos. Dadas estas diferencias y un patrón esperado por la sociedad, pero al que los niños no se ajustan, se ven a sí mismos como un ser inadecuado, con confusión mental (PIRES, 2010). Entonces, tomando la experiencia como el jugo de la escritura, tales situaciones se informan en el artículo a partir de escenas y hechos que permiten la reflexión sobre el contexto escolar, especialmente con respecto al género y la raza. Por lo tanto, al actuar como maestro, el objetivo es problematizar tales problemas en clase, obteniendo la transformación educativa en la primera infancia, a través de discusiones que abarquen la existencia de prejuicios en la sociedad. Se entiende que la educación básica en las escuelas públicas debe contemplarse con debates fundados y con profesionales calificados, como doctores, por ejemplo, enseñando y resistiendo en estas redes educativas. Busca actuar en la enseñanza como un tema crítico localizado (HARAWAY, 1995), conociendo la realidad y problematizándola, para crear, ante las intolerancias, una sociedad igualitaria. Palabras clave: Experiencia. Educación Infantil. Resistencia Relaciones de genero.Edições UESB2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/510710.22481/odeere.v4i7.5107ODEERE; Vol. 4 Núm. 7 (2019): Visibilidades, (re)existencias y fisuras: las producciones científicas en el campo de las relaciones étnicas, de género y diversidades sexuales; 134-148ODEERE; Vol. 4 No. 7 (2019): Visibilities, (re)existences and fissures: scientific productions in the field of ethnic relations, gender and sexual diversity; 134-148ODEERE; v. 4 n. 7 (2019): Visibilidades, (re)existências e fissuras: as produções científicas no campo das relações étnicas, de gênero e diversidades sexuais; 134-148ODEERE; Vol. 4 No. 7 (2019): Visibilidades, (re)existências e fissuras: as produções científicas no campo das relações étnicas, de gênero e diversidades sexuais; 134-1482525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/5107/4027Copyright (c) 2019 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Amanaiara Conceição de Santana2021-07-24T13:10:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5107Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:04Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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