As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1409 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos básicos da psicologia histórico-cultural tendo em vista elucidar suas contribuições para a educação do campo. Essa teoria psicológica, cujo estofo filosófico é o materialismo histórico-dialético, ao afirmar a natureza social do psiquismo humano e a apropriação de signos como esteira de seu desenvolvimento lança luz ao papel imprescindível da educação escolar na formação dos indivíduos. Nessa direção, aborda os seguintes temas: histórico e fundamentos filosófico-metodológicos da psicologia histórico cultural; diferenciação entre as propriedades psíquicas legadas pela natureza (funções psíquicas elementares) e aquelas formadas culturalmente (funções psíquicas superiores); expressões ontogenéticas da produção e internalização da cultura; relações de intercondicionabilidade entre práticas sociais e comportamentos complexos culturalmente formados. Á guisa de conclusão aponta as alianças entre a matriz psicológica em destaque e a pedagogia histórico-crítica, uma vez que para ambas as teorias não são quaisquer modelos de educação escolar que corroboram na formação das pessoas, mas sim, aquela que lhes disponibiliza os conteúdos culturais historicamente sistematizados e referendados pela prática social do conjunto dos homens. |
id |
UESB-6_5e47ac006850ea13b4d0d2f0a62c9dee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1409 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campoPsicologia Histórico-CulturalEducação do CampoPedagogia Histórico-CríticaEsse artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos básicos da psicologia histórico-cultural tendo em vista elucidar suas contribuições para a educação do campo. Essa teoria psicológica, cujo estofo filosófico é o materialismo histórico-dialético, ao afirmar a natureza social do psiquismo humano e a apropriação de signos como esteira de seu desenvolvimento lança luz ao papel imprescindível da educação escolar na formação dos indivíduos. Nessa direção, aborda os seguintes temas: histórico e fundamentos filosófico-metodológicos da psicologia histórico cultural; diferenciação entre as propriedades psíquicas legadas pela natureza (funções psíquicas elementares) e aquelas formadas culturalmente (funções psíquicas superiores); expressões ontogenéticas da produção e internalização da cultura; relações de intercondicionabilidade entre práticas sociais e comportamentos complexos culturalmente formados. Á guisa de conclusão aponta as alianças entre a matriz psicológica em destaque e a pedagogia histórico-crítica, uma vez que para ambas as teorias não são quaisquer modelos de educação escolar que corroboram na formação das pessoas, mas sim, aquela que lhes disponibiliza os conteúdos culturais historicamente sistematizados e referendados pela prática social do conjunto dos homens.Edições UESB2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1409Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 3 No. 2 (2014); 86-107Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 3 n. 2 (2014); 86-107Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 3 Núm. 2 (2014); 86-1072316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1409/1217Martins, Lígia Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-22T17:15:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1409Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-22T17:15:32Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo |
title |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo |
spellingShingle |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo Martins, Lígia Márcia Psicologia Histórico-Cultural Educação do Campo Pedagogia Histórico-Crítica |
title_short |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo |
title_full |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo |
title_fullStr |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo |
title_full_unstemmed |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo |
title_sort |
As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo |
author |
Martins, Lígia Márcia |
author_facet |
Martins, Lígia Márcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Lígia Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Histórico-Cultural Educação do Campo Pedagogia Histórico-Crítica |
topic |
Psicologia Histórico-Cultural Educação do Campo Pedagogia Histórico-Crítica |
description |
Esse artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos básicos da psicologia histórico-cultural tendo em vista elucidar suas contribuições para a educação do campo. Essa teoria psicológica, cujo estofo filosófico é o materialismo histórico-dialético, ao afirmar a natureza social do psiquismo humano e a apropriação de signos como esteira de seu desenvolvimento lança luz ao papel imprescindível da educação escolar na formação dos indivíduos. Nessa direção, aborda os seguintes temas: histórico e fundamentos filosófico-metodológicos da psicologia histórico cultural; diferenciação entre as propriedades psíquicas legadas pela natureza (funções psíquicas elementares) e aquelas formadas culturalmente (funções psíquicas superiores); expressões ontogenéticas da produção e internalização da cultura; relações de intercondicionabilidade entre práticas sociais e comportamentos complexos culturalmente formados. Á guisa de conclusão aponta as alianças entre a matriz psicológica em destaque e a pedagogia histórico-crítica, uma vez que para ambas as teorias não são quaisquer modelos de educação escolar que corroboram na formação das pessoas, mas sim, aquela que lhes disponibiliza os conteúdos culturais historicamente sistematizados e referendados pela prática social do conjunto dos homens. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1409 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1409/1217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 3 No. 2 (2014); 86-107 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 3 n. 2 (2014); 86-107 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 3 Núm. 2 (2014); 86-107 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469391228928 |