Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação que tem por objetivo investigar perspectivas interdisciplinares, no âmbito das práticas pedagógicas de sala de aula, de quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas do Município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. O recorte aqui apresentado reflete sobre as concepções de interdisciplinaridade das professoras e sobre formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de sala de aula das professoras referidas. No que toca aos procedimentos metodológicos para a realização da investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário por inquérito e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo numa perspectiva analítico-descritiva. Os resultados permitiram concluir que as professoras investigadas concebem e assentam as suas práticas pedagógicas de sala de aula num primeiro nível da integração de disciplinas que é o nível da justaposição e do paralelismo entre várias disciplinas que não se tocam e não interagem (POMBO, 2005). Conclui-se ainda, que as formas de vivência da interdisciplinaridade dessas professoras não proporcionam uma reflexão crítica sobre o conhecimento a ser construído |
id |
UESB-7_2648a6b02c6bd763c501de94417151ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/866 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridadeEnsino fundamentalInterdisciplinaridadePrática pedagógicaEste artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação que tem por objetivo investigar perspectivas interdisciplinares, no âmbito das práticas pedagógicas de sala de aula, de quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas do Município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. O recorte aqui apresentado reflete sobre as concepções de interdisciplinaridade das professoras e sobre formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de sala de aula das professoras referidas. No que toca aos procedimentos metodológicos para a realização da investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário por inquérito e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo numa perspectiva analítico-descritiva. Os resultados permitiram concluir que as professoras investigadas concebem e assentam as suas práticas pedagógicas de sala de aula num primeiro nível da integração de disciplinas que é o nível da justaposição e do paralelismo entre várias disciplinas que não se tocam e não interagem (POMBO, 2005). Conclui-se ainda, que as formas de vivência da interdisciplinaridade dessas professoras não proporcionam uma reflexão crítica sobre o conhecimento a ser construídoEdições UESB2015-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-2062178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866/737de Santana, Iolanda MendonçaGomes da Silva, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/866Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade |
title |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade de Santana, Iolanda Mendonça Ensino fundamental Interdisciplinaridade Prática pedagógica |
title_short |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade |
title_full |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade |
title_sort |
Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade |
author |
de Santana, Iolanda Mendonça |
author_facet |
de Santana, Iolanda Mendonça Gomes da Silva, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Gomes da Silva, Maria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana, Iolanda Mendonça Gomes da Silva, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Interdisciplinaridade Prática pedagógica |
topic |
Ensino fundamental Interdisciplinaridade Prática pedagógica |
description |
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação que tem por objetivo investigar perspectivas interdisciplinares, no âmbito das práticas pedagógicas de sala de aula, de quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas do Município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. O recorte aqui apresentado reflete sobre as concepções de interdisciplinaridade das professoras e sobre formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de sala de aula das professoras referidas. No que toca aos procedimentos metodológicos para a realização da investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário por inquérito e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo numa perspectiva analítico-descritiva. Os resultados permitiram concluir que as professoras investigadas concebem e assentam as suas práticas pedagógicas de sala de aula num primeiro nível da integração de disciplinas que é o nível da justaposição e do paralelismo entre várias disciplinas que não se tocam e não interagem (POMBO, 2005). Conclui-se ainda, que as formas de vivência da interdisciplinaridade dessas professoras não proporcionam uma reflexão crítica sobre o conhecimento a ser construído |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866/737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816420700160 |