Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820 |
Resumo: | Este estudo centra-se em duas das competências transversais fundamentais na formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem Autônoma (AA) e Trabalho Colaborativo (TC). Os resultados de uma investigação com base em uma experiência de sala de aula onde se implementou uma metodologia que se desenvolve essas competências em um curso de variável complexa para futuros professores de matemática. O estudo evidencia que a introdução de AA e TC, de froma conjunta, permite, em primeira instância, uma aprendizagem individual que, se refornçado através do trabalho colaborativo dos estudantes, permite aos professores realizar atividades para reforçar conceitos e conexões intra-matemáticos, otimiza o tempo de contato entre professor e alunos, resultando em aulas mais ricas, eficientes e rentáveis e, portanto, um aprendizado mais profundo e significativo de conceitos matemáticos é obtida. |
id |
UESB-7_3a99f0d569baa7fc16fb48548f3117e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/820 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemáticaAprendizagem autónomaTrabalho colaborativoFormação inicialEducação matemáticaProfessores de MatemáticaEste estudo centra-se em duas das competências transversais fundamentais na formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem Autônoma (AA) e Trabalho Colaborativo (TC). Os resultados de uma investigação com base em uma experiência de sala de aula onde se implementou uma metodologia que se desenvolve essas competências em um curso de variável complexa para futuros professores de matemática. O estudo evidencia que a introdução de AA e TC, de froma conjunta, permite, em primeira instância, uma aprendizagem individual que, se refornçado através do trabalho colaborativo dos estudantes, permite aos professores realizar atividades para reforçar conceitos e conexões intra-matemáticos, otimiza o tempo de contato entre professor e alunos, resultando em aulas mais ricas, eficientes e rentáveis e, portanto, um aprendizado mais profundo e significativo de conceitos matemáticos é obtida.Edições UESB2015-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-532178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820/694Solórzano, Lorena SalazarLópez, Susana Murilloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/820Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática |
title |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática |
spellingShingle |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática Solórzano, Lorena Salazar Aprendizagem autónoma Trabalho colaborativo Formação inicial Educação matemática Professores de Matemática |
title_short |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática |
title_full |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática |
title_fullStr |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática |
title_full_unstemmed |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática |
title_sort |
Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática |
author |
Solórzano, Lorena Salazar |
author_facet |
Solórzano, Lorena Salazar López, Susana Murillo |
author_role |
author |
author2 |
López, Susana Murillo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Solórzano, Lorena Salazar López, Susana Murillo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem autónoma Trabalho colaborativo Formação inicial Educação matemática Professores de Matemática |
topic |
Aprendizagem autónoma Trabalho colaborativo Formação inicial Educação matemática Professores de Matemática |
description |
Este estudo centra-se em duas das competências transversais fundamentais na formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem Autônoma (AA) e Trabalho Colaborativo (TC). Os resultados de uma investigação com base em uma experiência de sala de aula onde se implementou uma metodologia que se desenvolve essas competências em um curso de variável complexa para futuros professores de matemática. O estudo evidencia que a introdução de AA e TC, de froma conjunta, permite, em primeira instância, uma aprendizagem individual que, se refornçado através do trabalho colaborativo dos estudantes, permite aos professores realizar atividades para reforçar conceitos e conexões intra-matemáticos, otimiza o tempo de contato entre professor e alunos, resultando em aulas mais ricas, eficientes e rentáveis e, portanto, um aprendizado mais profundo e significativo de conceitos matemáticos é obtida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820/694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815975055360 |