É possível pensar em práticas colaborativas numa disciplina obrigatória de Licenciatura em Matemática?
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/213 |
Resumo: | Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática, do Programa de PósGraduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo analisar as práticas colaborativas possíveis na disciplina obrigatória Matemática no Ensino Médio do curso de Licenciatura em Matemática da UFPR. Metodologicamente, insere-se numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Teoricamente, pautar-se-á em teóricos que discutem a formação inicial de profes- sores que ensinam Matemática e as práticas colaborativas. As práticas colaborativas criam ambientes dinâmicos e imprevisíveis que valorizam a (auto)formação. As observações realizadas ajudaram a concluir que os alunos e o professor conseguiram formar um grupo colaborativo, possibilitando que todos os envolvidos participassem, mu- tuamente, da formação dos sujeitos participantes. A participação dos sujeitos e as relações que se estabeleceram, a partir das práticas colaborativas, foram fundamentais para que ocorresse, durante a formação, o desenvolvimento profissional. |
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É possível pensar em práticas colaborativas numa disciplina obrigatória de Licenciatura em Matemática?Práticas colaborativasFormação Inicial de Professores de MatemáticaDesenvolvimento ProfissionalEste trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática, do Programa de PósGraduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo analisar as práticas colaborativas possíveis na disciplina obrigatória Matemática no Ensino Médio do curso de Licenciatura em Matemática da UFPR. Metodologicamente, insere-se numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Teoricamente, pautar-se-á em teóricos que discutem a formação inicial de profes- sores que ensinam Matemática e as práticas colaborativas. As práticas colaborativas criam ambientes dinâmicos e imprevisíveis que valorizam a (auto)formação. As observações realizadas ajudaram a concluir que os alunos e o professor conseguiram formar um grupo colaborativo, possibilitando que todos os envolvidos participassem, mu- tuamente, da formação dos sujeitos participantes. A participação dos sujeitos e as relações que se estabeleceram, a partir das práticas colaborativas, foram fundamentais para que ocorresse, durante a formação, o desenvolvimento profissional.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/21310.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id137REMATEC; v. 13 n. 28 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/213/212Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaier, LuanaVieira Godoy, EleniltonCampos, Elisangela2022-10-15T13:28:10Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/213Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:28:10Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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