Interfaces entre as práticas pedagógicas e os estágios curriculares na formação inicial e suas implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Daniel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: dos Santos Graça, Amândio Braga, do Nascimento, Juarez Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/669
Resumo: O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor no sentido de transformar seus conhecimentos relacionados ao conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os estudantes-professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial. Diante disso, este ensaio objetivou analisar como as práticas pedagógicas podem atender às proposições da literatura, se relacionar com os estágios curriculares e contribuir para a construção do CPC dos futuros professores. Mesmo reconhecendo a relevância dos estágios curriculares, a literatura ressalta que a responsabilidade pela construção do CPC necessita ser compartilhada pelas demais estratégias formativas, especialmente as práticas pedagógicas. Quando são chamados a atuar como docentes e a assumir o papel de professores-estudantes, os estudantes-professores têm de se responsabilizar pelo rumo dos acontecimentos, o que lhes oferece ricos elementos de reflexão, seja sobre sua atuação docente, seja sobre sua própria formação acadêmica e profissional. Assim interpretadas, as práticas pedagógicas justificam sua inserção nos programas de formação inicial e fomentam a construção do CPC dos estudantes-professores no contexto escolar e ao longo do curso, e o aprendizado docente por meio da prática docente.
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