SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6479 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo formativo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, que envolvam esta modalidade educacional. A pesquisa procurou identificar os aspectos positivos e/ou negativos apresentados pelos estudantes da EJA, e identificar o perfil destes e destas, em uma instituição de ensino no Estado da Paraíba. A pesquisa, de característica qualitativa, foi realizada com o método de grupo focal e para análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Analisando as falas dos participantes, concomitante aos documentos estudados, com foco no Estado da Paraíba, percebeu-se fatores relevantes a políticas e práticas sociais em aspectos positivos e negativos. Os resultados da pesquisa se evidenciaram importantes no contexto atual, pois mesmo nas falas positivas e conformistas prevaleceram gritos de socorro em prol de uma sociedade mais justa, com condições básicas e acessos à Educação para todos, conforme direito garantido por lei. |
id |
UESB-7_7e68fa02e755556eea50dc27666a77a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6479 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERSPOLÍTICAS Y PRÁCTICAS SOCIALES EN EL ESTADO DE PARAÍBA EN EL PROCESO DE FORMACIÓN DE TRABAJADORES DE EJAPOLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO ESTADO DA PARAÍBA NO PROCESSO FORMATIVO DO TRABALHADOR DA EJAEducación de jóvenes y adultosTrabajador de EJAPolíticas educativas de EJAYouth and Adult EducationEJA worker EJA Educational PoliciesEducação de Jovens e Adultos Trabalhador da EJA Políticas Educacionais da EJAEsta pesquisa tem como objetivo analisar o processo formativo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, que envolvam esta modalidade educacional. A pesquisa procurou identificar os aspectos positivos e/ou negativos apresentados pelos estudantes da EJA, e identificar o perfil destes e destas, em uma instituição de ensino no Estado da Paraíba. A pesquisa, de característica qualitativa, foi realizada com o método de grupo focal e para análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Analisando as falas dos participantes, concomitante aos documentos estudados, com foco no Estado da Paraíba, percebeu-se fatores relevantes a políticas e práticas sociais em aspectos positivos e negativos. Os resultados da pesquisa se evidenciaram importantes no contexto atual, pois mesmo nas falas positivas e conformistas prevaleceram gritos de socorro em prol de uma sociedade mais justa, com condições básicas e acessos à Educação para todos, conforme direito garantido por lei.The aim of the present research is to analyze the training process of young and adult education workers (EJA), with emphasis on social policies and practices that concern this educational modality in the state of Paraíba. The research sought to identify the positive and / or negative aspects presented by EJA students, as well as the profile of students, in an educational institution in the state of Paraíba. The research followed the qualitative approach and was carried out based on the focus group method; and the Collective Subject Discourse-DSC technique was used for result analysis. By analyzing participants’ speeches and the assessed documents, with emphasis on the state of Paraíba, it was possible perceiving the factors relevant for the positive and negative aspects of social policies and practices. Results in the current research have shown important information for the current context, because despite the positive and conformist speeches, calls for help and for a more just society prevailed, which should provide basic conditions and access to Education for all, according to the right guaranteed by law.Esta investigación tiene como objetivo analizar el proceso de capacitación de los trabajadores de educación de jóvenes y adultos (EJA), el cual incluye las políticas y prácticas sociales en el estado de Paraíba. La investigación buscó identificar los aspectos positivos y / o negativos presentados por los estudiantes de EJA, e identificar el perfil de estos, en una institución educativa en el estado de Paraíba. La investigación, con características cualitativas, se llevó a cabo con el método del grupo focal y para el análisis de los resultados, se utilizó la técnica de Discurso colectivo del sujeto-DSC. Analizando los discursos de los participantes concomitantes y los documentos estudiados, con un enfoque en el estado de Paraíba, se percibieron factores relevantes para las políticas y prácticas sociales en aspectos positivos y negativos. Los resultados de la investigación mostraron ser importantes en el contexto actual porque, incluso, en los discursos positivos y conformistas, prevalecen los pedidos de ayuda a favor de una sociedad más justa, con condiciones básicas y acceso a la educación para todos, de acuerdo con el derecho garantizado por la ley.Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/647910.22481/praxisedu.v16i41.6479Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 681-707Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 681-707Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 681-7072178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6479/5114Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Teles Silva Grisi, EloídeGonçalves Vieira Guerra, Maria das Graças dos Reis Miranda, Joseval 2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6479Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS POLÍTICAS Y PRÁCTICAS SOCIALES EN EL ESTADO DE PARAÍBA EN EL PROCESO DE FORMACIÓN DE TRABAJADORES DE EJA POLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO ESTADO DA PARAÍBA NO PROCESSO FORMATIVO DO TRABALHADOR DA EJA |
title |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS |
spellingShingle |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS Teles Silva Grisi, Eloíde Educación de jóvenes y adultos Trabajador de EJA Políticas educativas de EJA Youth and Adult Education EJA worker EJA Educational Policies Educação de Jovens e Adultos Trabalhador da EJA Políticas Educacionais da EJA |
title_short |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS |
title_full |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS |
title_fullStr |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS |
title_full_unstemmed |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS |
title_sort |
SOCIAL POLICIES AND PRACTICES IN THE STATE OF PARAÍBA APPLIED TO THE FORMATION PROCESS OF EJA WORKERS |
author |
Teles Silva Grisi, Eloíde |
author_facet |
Teles Silva Grisi, Eloíde Gonçalves Vieira Guerra, Maria das Graças dos Reis Miranda, Joseval |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves Vieira Guerra, Maria das Graças dos Reis Miranda, Joseval |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles Silva Grisi, Eloíde Gonçalves Vieira Guerra, Maria das Graças dos Reis Miranda, Joseval |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación de jóvenes y adultos Trabajador de EJA Políticas educativas de EJA Youth and Adult Education EJA worker EJA Educational Policies Educação de Jovens e Adultos Trabalhador da EJA Políticas Educacionais da EJA |
topic |
Educación de jóvenes y adultos Trabajador de EJA Políticas educativas de EJA Youth and Adult Education EJA worker EJA Educational Policies Educação de Jovens e Adultos Trabalhador da EJA Políticas Educacionais da EJA |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo formativo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, que envolvam esta modalidade educacional. A pesquisa procurou identificar os aspectos positivos e/ou negativos apresentados pelos estudantes da EJA, e identificar o perfil destes e destas, em uma instituição de ensino no Estado da Paraíba. A pesquisa, de característica qualitativa, foi realizada com o método de grupo focal e para análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Analisando as falas dos participantes, concomitante aos documentos estudados, com foco no Estado da Paraíba, percebeu-se fatores relevantes a políticas e práticas sociais em aspectos positivos e negativos. Os resultados da pesquisa se evidenciaram importantes no contexto atual, pois mesmo nas falas positivas e conformistas prevaleceram gritos de socorro em prol de uma sociedade mais justa, com condições básicas e acessos à Educação para todos, conforme direito garantido por lei. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6479 10.22481/praxisedu.v16i41.6479 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6479 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i41.6479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6479/5114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 681-707 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 681-707 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 681-707 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818960351232 |