Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Marcos Pavani
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pietropaolo, Ruy César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/826
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática que envolveu um grupo de cinco estudantes da Licenciatura em Matemática ingressantes no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, projeto financiado pela Capes. Seu objetivo é discutir as expectativas do grupo a respeito desse programa, por meio dos documentos utilizados no processo seletivo de ingresso. Os resultados indicam que mesmo não conhecendo a finalidade do programa, os estudantes acreditam que a participação nas ações do Pibid é um caminho favorável para a melhoria ou aquisição de conhecimentos para a docência. Nessa análise, percebeu-se que os estudantes bolsistas buscam qualificação para exercer adequadamente a atividade docente, reconhecendo as fragilidades de seu curso de Licenciatura para formar professores de Matemática para a Educação Básica. Pôde-se, também, concluir que as necessidades indicadas pelos estudantes para ser um bom professor de Matemática estão de acordo com o discutido por Ponte em 1998. Além disso, as atividades propostas pelos estudantes durante a seleção, podem ser classificadas segundo a idoneidade interacional, um dos seis critérios de idoneidade didática em um processo de instrução proposto por Godino, Bencomo, Font e Wilhelmi.
id UESB-7_958d35f6cb28408fa1b0ec8f3a5d2034
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/826
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docênciaEnsino de MatemáticaFormação de professoresIniciação à docênciaEste artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática que envolveu um grupo de cinco estudantes da Licenciatura em Matemática ingressantes no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, projeto financiado pela Capes. Seu objetivo é discutir as expectativas do grupo a respeito desse programa, por meio dos documentos utilizados no processo seletivo de ingresso. Os resultados indicam que mesmo não conhecendo a finalidade do programa, os estudantes acreditam que a participação nas ações do Pibid é um caminho favorável para a melhoria ou aquisição de conhecimentos para a docência. Nessa análise, percebeu-se que os estudantes bolsistas buscam qualificação para exercer adequadamente a atividade docente, reconhecendo as fragilidades de seu curso de Licenciatura para formar professores de Matemática para a Educação Básica. Pôde-se, também, concluir que as necessidades indicadas pelos estudantes para ser um bom professor de Matemática estão de acordo com o discutido por Ponte em 1998. Além disso, as atividades propostas pelos estudantes durante a seleção, podem ser classificadas segundo a idoneidade interacional, um dos seis critérios de idoneidade didática em um processo de instrução proposto por Godino, Bencomo, Font e Wilhelmi.Edições UESB2015-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/826Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 171-190Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 171-190Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 171-1902178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/826/700de Carvalho, Marcos PavaniPietropaolo, Ruy Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/826Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
title Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
spellingShingle Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
de Carvalho, Marcos Pavani
Ensino de Matemática
Formação de professores
Iniciação à docência
title_short Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
title_full Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
title_fullStr Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
title_full_unstemmed Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
title_sort Perspectivas de estudantes da licenciatura em matemática sobre o programa de bolsas de iniciação à docência
author de Carvalho, Marcos Pavani
author_facet de Carvalho, Marcos Pavani
Pietropaolo, Ruy César
author_role author
author2 Pietropaolo, Ruy César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Marcos Pavani
Pietropaolo, Ruy César
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Formação de professores
Iniciação à docência
topic Ensino de Matemática
Formação de professores
Iniciação à docência
description Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática que envolveu um grupo de cinco estudantes da Licenciatura em Matemática ingressantes no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, projeto financiado pela Capes. Seu objetivo é discutir as expectativas do grupo a respeito desse programa, por meio dos documentos utilizados no processo seletivo de ingresso. Os resultados indicam que mesmo não conhecendo a finalidade do programa, os estudantes acreditam que a participação nas ações do Pibid é um caminho favorável para a melhoria ou aquisição de conhecimentos para a docência. Nessa análise, percebeu-se que os estudantes bolsistas buscam qualificação para exercer adequadamente a atividade docente, reconhecendo as fragilidades de seu curso de Licenciatura para formar professores de Matemática para a Educação Básica. Pôde-se, também, concluir que as necessidades indicadas pelos estudantes para ser um bom professor de Matemática estão de acordo com o discutido por Ponte em 1998. Além disso, as atividades propostas pelos estudantes durante a seleção, podem ser classificadas segundo a idoneidade interacional, um dos seis critérios de idoneidade didática em um processo de instrução proposto por Godino, Bencomo, Font e Wilhelmi.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/826
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/826/700
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 171-190
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 171-190
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 171-190
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815984492544