O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lemos Gilberto, Irene Jeanete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637
Resumo: A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática.
id UESB-7_9c718daafff053be1e86d12ad71d931a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/637
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticasFormação de professoresObservatório da prática docentePesquisa-açãoPrática docenteImagens na pesquisa qualitativaA formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática.Edições UESB2010-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 125-145Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 125-145Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 125-1452178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637/527do Rosário Santoro Franco, Maria AméliaLemos Gilberto, Irene Jeaneteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:00:34Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/637Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:00:34Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
title O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
spellingShingle O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia
Formação de professores
Observatório da prática docente
Pesquisa-ação
Prática docente
Imagens na pesquisa qualitativa
title_short O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
title_full O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
title_fullStr O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
title_full_unstemmed O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
title_sort O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
author do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia
author_facet do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia
Lemos Gilberto, Irene Jeanete
author_role author
author2 Lemos Gilberto, Irene Jeanete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia
Lemos Gilberto, Irene Jeanete
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Observatório da prática docente
Pesquisa-ação
Prática docente
Imagens na pesquisa qualitativa
topic Formação de professores
Observatório da prática docente
Pesquisa-ação
Prática docente
Imagens na pesquisa qualitativa
description A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637/527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 125-145
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 125-145
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 125-145
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815406727168