O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637 |
Resumo: | A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática. |
id |
UESB-7_9c718daafff053be1e86d12ad71d931a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/637 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticasFormação de professoresObservatório da prática docentePesquisa-açãoPrática docenteImagens na pesquisa qualitativaA formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática.Edições UESB2010-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 125-145Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 125-145Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 125-1452178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637/527do Rosário Santoro Franco, Maria AméliaLemos Gilberto, Irene Jeaneteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:00:34Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/637Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:00:34Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas |
title |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas |
spellingShingle |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia Formação de professores Observatório da prática docente Pesquisa-ação Prática docente Imagens na pesquisa qualitativa |
title_short |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas |
title_full |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas |
title_fullStr |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas |
title_full_unstemmed |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas |
title_sort |
O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas |
author |
do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia |
author_facet |
do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia Lemos Gilberto, Irene Jeanete |
author_role |
author |
author2 |
Lemos Gilberto, Irene Jeanete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia Lemos Gilberto, Irene Jeanete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Observatório da prática docente Pesquisa-ação Prática docente Imagens na pesquisa qualitativa |
topic |
Formação de professores Observatório da prática docente Pesquisa-ação Prática docente Imagens na pesquisa qualitativa |
description |
A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637/527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 125-145 Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 125-145 Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 125-145 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815406727168 |