FLECHA DO TEMPO: ORIGEM DO PENSAMENTO, CONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE POR INDÍGENAS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4382 |
Resumo: | Este artigo apresenta a análise da experiência de docentes com grupos indígenas a partir do registro da vivência metodológica de construção do conhecimento sobre epistemologia e história da ciência ocidental. Usa diário de campo e a lógica adotada pelo coletivo trabalhado desde o estudo da realidade dos grupos, a organização do conhecimento, o conteúdo sistematizado e os saberes do cotidiano, e a aplicação do conhecimento elaborado nas situações de ensino vivenciadas in loco. Adota a descrição da experiência e a apreciação crítica por meio de diálogo com o referencial teórico, acrescido da reflexão crítica de conceitos como interculturalidade, identidade, ética e organização social. Ratifica que o conhecimento é construção singular, histórico e situado que requer registro para identidade social e produção cultural. |
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