FLECHA DO TEMPO: ORIGEM DO PENSAMENTO, CONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE POR INDÍGENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marta Genú
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alencar, Joelma Cristina Parente, da Silva, Messias Furtado, Faro, Carmen Lilia da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4382
Resumo: Este artigo apresenta a análise da experiência de docentes com grupos indígenas a partir do registro da vivência metodológica de construção do conhecimento sobre epistemologia e história da ciência ocidental. Usa diário de campo e a lógica adotada pelo coletivo trabalhado desde o estudo da realidade dos grupos, a organização do conhecimento, o conteúdo sistematizado e os saberes do cotidiano, e a aplicação do conhecimento elaborado nas situações de ensino vivenciadas in loco. Adota a descrição da experiência e a apreciação crítica por meio de diálogo com o referencial teórico, acrescido da reflexão crítica de conceitos como interculturalidade, identidade, ética e organização social. Ratifica que o conhecimento é construção singular, histórico e situado que requer registro para identidade social e produção cultural.
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