Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Costa, Ana Sheila
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Akkari, Abdeljalil, Souza Silva, Rossana Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de campo realizada com professores em exercício em escolas públicas e privadas nos estados de Goiás e Minas Gerais. O estudo teve como objetivo analisar a questão da qualidade da educação em duas perspectivas complementares: a análise das políticas para educação básica implementadas nas duas últimas décadas e a visão dos professores em exercício sobre a qualidade da educação básica. A coleta de dados privilegiou a realização de entrevistas com professores distribuídos na diferentes redes e estados. O estudo evidenciou que, para se atingir uma educação básica de qualidade, é preciso contemplar, de forma articulada: uma política de valorização dos trabalhadores da educação; maior investimento em recursos humanos e infra-estrutura para as escolas; elaboração de um projeto político pedagógico apropriado ao trabalho docente e à sala de aula e métodos pedagógicos coerentes com as necessidades dos alunos.
id UESB-7_df9564e3cfe5894ceea8a65ee7caeb4b
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/666
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidadeEste artigo apresenta os resultados da pesquisa de campo realizada com professores em exercício em escolas públicas e privadas nos estados de Goiás e Minas Gerais. O estudo teve como objetivo analisar a questão da qualidade da educação em duas perspectivas complementares: a análise das políticas para educação básica implementadas nas duas últimas décadas e a visão dos professores em exercício sobre a qualidade da educação básica. A coleta de dados privilegiou a realização de entrevistas com professores distribuídos na diferentes redes e estados. O estudo evidenciou que, para se atingir uma educação básica de qualidade, é preciso contemplar, de forma articulada: uma política de valorização dos trabalhadores da educação; maior investimento em recursos humanos e infra-estrutura para as escolas; elaboração de um projeto político pedagógico apropriado ao trabalho docente e à sala de aula e métodos pedagógicos coerentes com as necessidades dos alunos.Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 73-93Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 73-93Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 73-932178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666/553Fernandes Costa, Ana SheilaAkkari, AbdeljalilSouza Silva, Rossana Valériainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/666Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade
title Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade
spellingShingle Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade
Fernandes Costa, Ana Sheila
title_short Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade
title_full Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade
title_fullStr Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade
title_full_unstemmed Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade
title_sort Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade
author Fernandes Costa, Ana Sheila
author_facet Fernandes Costa, Ana Sheila
Akkari, Abdeljalil
Souza Silva, Rossana Valéria
author_role author
author2 Akkari, Abdeljalil
Souza Silva, Rossana Valéria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Costa, Ana Sheila
Akkari, Abdeljalil
Souza Silva, Rossana Valéria
description Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de campo realizada com professores em exercício em escolas públicas e privadas nos estados de Goiás e Minas Gerais. O estudo teve como objetivo analisar a questão da qualidade da educação em duas perspectivas complementares: a análise das políticas para educação básica implementadas nas duas últimas décadas e a visão dos professores em exercício sobre a qualidade da educação básica. A coleta de dados privilegiou a realização de entrevistas com professores distribuídos na diferentes redes e estados. O estudo evidenciou que, para se atingir uma educação básica de qualidade, é preciso contemplar, de forma articulada: uma política de valorização dos trabalhadores da educação; maior investimento em recursos humanos e infra-estrutura para as escolas; elaboração de um projeto político pedagógico apropriado ao trabalho docente e à sala de aula e métodos pedagógicos coerentes com as necessidades dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666/553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 73-93
Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 73-93
Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 73-93
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815454961664