Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Camila Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Júlio Ferreira, Rosângela Veiga, Teixeira Tocantins, Andreia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/934
Resumo: Este texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.
id UESB-7_ecf57a7ad0e68cdb18772e3f107e3b06
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/934
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das criançasEspaçoMúltiplas linguagensNarrativas de criançasTempoEste texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.Edições UESB2016-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/93410.22481/praxis.v13i24.934Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 142-160Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 142-160Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 142-1602178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/934/796Pinho, Camila SilvaJúlio Ferreira, Rosângela VeigaTeixeira Tocantins, Andreia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:15Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/934Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:15Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças
title Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças
spellingShingle Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças
Pinho, Camila Silva
Espaço
Múltiplas linguagens
Narrativas de crianças
Tempo
title_short Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças
title_full Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças
title_fullStr Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças
title_full_unstemmed Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças
title_sort Múltiplas linguagens como metodologia para pensar o tempo e o espaço: o ponto de vista das crianças
author Pinho, Camila Silva
author_facet Pinho, Camila Silva
Júlio Ferreira, Rosângela Veiga
Teixeira Tocantins, Andreia Cristina
author_role author
author2 Júlio Ferreira, Rosângela Veiga
Teixeira Tocantins, Andreia Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Camila Silva
Júlio Ferreira, Rosângela Veiga
Teixeira Tocantins, Andreia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço
Múltiplas linguagens
Narrativas de crianças
Tempo
topic Espaço
Múltiplas linguagens
Narrativas de crianças
Tempo
description Este texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/934
10.22481/praxis.v13i24.934
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/934
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i24.934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/934/796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 142-160
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 142-160
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 142-160
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816494100480