Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cosmerina Souza de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz, Lilian Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9392
Resumo: Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência de uma gestão escolar, que buscou pautar suas práticas nos princípios da pedagogia freiriano e contribuir para formação permanente dos/as docentes e discentes. Para tanto, adotamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados mostram que a gestão incentivou os/as docentes a buscar a autoformação; a transformar o espaço escolar em um ambiente propício para aprendizagem; para isso, reelaboraram o projeto pedagógico da escola com a meta de diminuir o fracasso escolar, realizaram reuniões nos bairros onde os/as alunos/as residiam, realizaram visitas domiciliares; ministraram seminários internos para refletir sobre a prática pedagógica. Os resultados refletiram positivamente nas taxas de aprovação que subiram no 1º, 2º e 5º ano para 100%, do 3º ano para 80% e do 4º ano para 83,6%. A taxa de evasão caiu para 0,3%. O índice de atestados médicos e licenças médicas dos/as professores/as e funcionários/as diminuíram. Houve mudanças profundas no comportamento, assiduidade, pontualidade e rendimentos dos/as alunos/as. Contudo, não houve o apoio efetivo da secretaria municipal de Educação para realizar a reforma da escola e disponibilizar profissionais cuidadores/as. Em síntese, educação de qualidade se faz com o engajamento de todos/as.
id UESB-8_300a8845566c013cb731d4c081072b71
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9392
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school managementContribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolarGestão democráticaFormação de professoresEducação crítico-reflexivaDemocratic management; teacher training; critical-reflective education.Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência de uma gestão escolar, que buscou pautar suas práticas nos princípios da pedagogia freiriano e contribuir para formação permanente dos/as docentes e discentes. Para tanto, adotamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados mostram que a gestão incentivou os/as docentes a buscar a autoformação; a transformar o espaço escolar em um ambiente propício para aprendizagem; para isso, reelaboraram o projeto pedagógico da escola com a meta de diminuir o fracasso escolar, realizaram reuniões nos bairros onde os/as alunos/as residiam, realizaram visitas domiciliares; ministraram seminários internos para refletir sobre a prática pedagógica. Os resultados refletiram positivamente nas taxas de aprovação que subiram no 1º, 2º e 5º ano para 100%, do 3º ano para 80% e do 4º ano para 83,6%. A taxa de evasão caiu para 0,3%. O índice de atestados médicos e licenças médicas dos/as professores/as e funcionários/as diminuíram. Houve mudanças profundas no comportamento, assiduidade, pontualidade e rendimentos dos/as alunos/as. Contudo, não houve o apoio efetivo da secretaria municipal de Educação para realizar a reforma da escola e disponibilizar profissionais cuidadores/as. Em síntese, educação de qualidade se faz com o engajamento de todos/as.This article aims to present an experience report of a school management that sought to guide its practices on the principles of Freire's pedagogy and contribute to the continuing education of teachers and students. For that, we adopted a research with a qualitative approach, of a descriptive and exploratory type. Data show that management encouraged teachers to seek self-training; to transform the school space into an environment conducive to learning; for this, they redesigned the school's pedagogical project with the goal of reducing school failure, held home visit in the neighborhoods where the students lived, carried out home visits; held internal seminars to reflect on pedagogical practice. The results reflected positively in the approval rates that rose in the 1st, 2nd and 5th year to 100%, in the 3rd year to 80% and in the 4th year to 83.6%. The dropout rate dropped to 0.3%. The rate of medical certificates and medical leaves of teachers and staff decreased. There were profound changes in the behavior, attendance, punctuality and performance of students. However, there was no effective support from the municipal education department to carry out the reform of the school and provide professional caregivers. In short, quality education is done with the engagement of everyone.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/939210.22481/riduesb.v6i2.9392Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 380-3962525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9392/6439Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Cosmerina Souza deCruz, Lilian Moreira2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9392Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management
Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar
title Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management
spellingShingle Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management
Carvalho, Cosmerina Souza de
Gestão democrática
Formação de professores
Educação crítico-reflexiva
Democratic management; teacher training; critical-reflective education.
title_short Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management
title_full Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management
title_fullStr Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management
title_full_unstemmed Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management
title_sort Contributions of Freire practices to teacher training: experience of school management
author Carvalho, Cosmerina Souza de
author_facet Carvalho, Cosmerina Souza de
Cruz, Lilian Moreira
author_role author
author2 Cruz, Lilian Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cosmerina Souza de
Cruz, Lilian Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Formação de professores
Educação crítico-reflexiva
Democratic management; teacher training; critical-reflective education.
topic Gestão democrática
Formação de professores
Educação crítico-reflexiva
Democratic management; teacher training; critical-reflective education.
description Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência de uma gestão escolar, que buscou pautar suas práticas nos princípios da pedagogia freiriano e contribuir para formação permanente dos/as docentes e discentes. Para tanto, adotamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados mostram que a gestão incentivou os/as docentes a buscar a autoformação; a transformar o espaço escolar em um ambiente propício para aprendizagem; para isso, reelaboraram o projeto pedagógico da escola com a meta de diminuir o fracasso escolar, realizaram reuniões nos bairros onde os/as alunos/as residiam, realizaram visitas domiciliares; ministraram seminários internos para refletir sobre a prática pedagógica. Os resultados refletiram positivamente nas taxas de aprovação que subiram no 1º, 2º e 5º ano para 100%, do 3º ano para 80% e do 4º ano para 83,6%. A taxa de evasão caiu para 0,3%. O índice de atestados médicos e licenças médicas dos/as professores/as e funcionários/as diminuíram. Houve mudanças profundas no comportamento, assiduidade, pontualidade e rendimentos dos/as alunos/as. Contudo, não houve o apoio efetivo da secretaria municipal de Educação para realizar a reforma da escola e disponibilizar profissionais cuidadores/as. Em síntese, educação de qualidade se faz com o engajamento de todos/as.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9392
10.22481/riduesb.v6i2.9392
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9392
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9392/6439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 380-396
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188072468480